Artesanato de Diamantina reabre exposições na Galeria de Arte da Assembleia
Peças da Associação Casa Real retratam patrimônio histórico e arquitetônico da cidade; exposição pode ser visitada ao longo da próxima semana.
01/08/2024 - 08:50Após a pausa durante o recesso parlamentar, a Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) retoma as atividades do semestre nesta segunda-feira (5/8/24). No espaço, o projeto Mineiranças recebe a mostra de artesanato da Associação Casa Real, de Diamantina (Central). A exposição pode ser visitada até sexta-feira (9), das 8 às 18 horas.
O público terá à disposição para apreciar e comprar diversas peças pintadas à mão, como bules e canecas, cabides, oratórios, porta-chaves, estandartes e outros artigos utilitários e de decoração.
Com foco na preservação do meio ambiente, com a reciclagem e reutilização de matérias-primas, a Casa Real produz peças em cerâmica, madeira reciclada e esmaltados que retratam o patrimônio histórico e arquitetônico da cultura popular deste município.
A mostra Mineiranças traz trabalhos dos seguintes artistas:
- Rodrigo Maciel - artista plástico formado na Escola Guignard (Uemg). Há mais de 20 anos trabalha sua arte na madeira e cabaças
- Mara Tameirão - artesã autodidata, imprime suas pinturas artísticas em esmaltados, porcelana e tela. Foi premiada na Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc
- Arthur Emílio - artista autodidata, confecciona oratórios e peças sacras. O artesão foi selecionado no Catálogo do Sebrae-MG de 2006.
- Lucrécia Pimentel Goulart - artesã há pouco mais de uma década, imprime nos estandartes e outras peças a religiosidade e a fé do povo do interior de Diamantina.
Fomento a artesãos
A Associação Casa Real foi criada em 2008, motivada pela vontade de fortalecer o artesanato de alta qualidade de Diamantina, por meio da união de alguns dos mais representativos artesãos locais. Desde então, a instituição começou a participar de feiras, premiações e eventos culturais em geral.
Os projetos da Casa Real já beneficiaram mais de 100 artesãos e atualmente fomentam 38 expositores semanalmente no Arte Mercado, feira tradicional da cidade histórica.