Notícias

Apoio ao cooperativismo no Estado pauta debate na ALMG nesta quinta (28)

Comissão de Desenvolvimento Econômico promove audiência pública para comemorar mês do cooperativismo, propor novas ações de apoio a iniciativas do gênero e revitalizar frente parlamentar.

27/09/2023 - 11:02
Imagem

Debater o cooperativismo no Estado e seu papel no apoio ao desenvolvimento das cooperativas e de seus cooperados, e, ainda, a necessidade reinstalação da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Econômico realiza nesta quinta-feira (28/9/23), a partir das 14 horas, no Auditório do andar SE, atendendo a requerimento do 1º-secretário da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL).

Botão

Antonio Carlos Arantes, no requerimento que possibilitou o debate, lembrou que a audiência vai marcar oficialmente a passagem do 101º mês do cooperativismo, comemorado em julho último, bem como servirá para que sejam debatidas novas estratégias para que a ALMG possa impulsionar ainda mais o cooperativismo no Estado.

“O cooperativismo é, para Minas Gerais, símbolo de desenvolvimento econômico sustentável. E, mais do que só representar uma parte importante da nossa economia, o cooperativismo é verdadeiro motivo de orgulho”, apontou o parlamentar.

Citação

O autor do requerimento destaca ainda a importância de revitalizar a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), instalada na ALMG em 1997, segundo ele “um verdadeiro marco de tradição na construção de diversas propostas para a melhoria da realidade das cooperativas mineiras”.

Para a reunião foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e de várias entidades cooperativistas:

  • Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop);
  • Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sistema Ocemg);
  • Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed);
  • Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob);
  • Central Nacional das Cooperativas Odontológicas (Uniodonto);
  • Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR);
  • Confederação Nacional das Cooperativas Centrais (Unicred);
  • Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (Fecoagro);
  • Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel);
  • Cooperativa Central dos Suinocultores de Minas Gerais (Coopercentral);
  • Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom);
  • Federação das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetranscoop/MG);
  • Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).
Comissão de Desenvolvimento Econômico - debate sobre os desafios do setor de vinhos
“O cooperativismo nos permite olhar para o passado e enxergar nele pessoas empenhadas em fazer muito mais juntas, olhar para o presente e ver o quanto mudou e muda a nossa realidade, e, ainda, olhar para o futuro e ver nele um motivo de esperança que nos leva, no aqui e no agora, a arregaçar as mangas e trabalhar por essa causa”.
Antonio Carlos Arantes, no requerimento da audiência
Dep. Antonio Carlos Arantes, no requerimento da audiência

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine