Notícias

Acir Antão é homenageado por mais de 50 anos de atuação

Com cinco décadas de serviços prestados a Rádio Itatiaia, ao jornalismo e à cultura mineiros, comunicador recebe voto de congratulações da ALMG.

25/10/2023 - 19:30
Imagem

A história de 53 anos de Acir Antão na Rádio Itatiaia se confunde com a história da própria emissora e do jornalismo mineiro. Essa síntese, foi apresentada pela diretora de Rede da Itatiaia, Úrsula dos Santos, que leu texto do presidente da emissora, Diogo Gonçalves, na reunião em homenagem ao comunicador. “Ele é um grande defensor da cultura, do jornalismo e da prestação de serviços. Seu legado será sempre lembrado”, afirmou. 

Com uma audiência de convidados da Comissão de Cultura, nesta quarta-feira (25/10/23), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou Acir Antão, pelo programa que recebe seu nome na Itatiaia, há mais de cinco décadas. A iniciativa partiu do deputado Mauro Tramonte (Republicanos), que entregou ao final do evento uma placa alusiva à homenagem. 

Botão

O parlamentar considerou uma honra receber o apresentador na Casa e “mais que justa” a homenagem. E citou nomes de destaque na política e na imprensa mineiras presentes à reunião, como demonstração do respeito e da admiração de todos. O deputado lembrou de podcast que fez com o radialista recentemente e completou que “Acir tem mais histórias pra contar que o Indiana Jones”. 

Inventário da cultura

A deputada Macaé Evaristo (PT) disse que “falar de Acir Antão é fazer um inventário da cultura de Belo Horizonte e de Minas Gerais”. Ela completou que o programa dele une gerações e os mais novos têm oportunidade de conhecer a música brasileira. 

O deputado Antonio Carlos Arantes (PL) declarou ao locutor: “Toda homenagem que receber será pouca, porque você é muito nobre”. O parlamentar chamou na plateia Dona Irene, moradora da região da Baleia, para dar um abraço em Acir Antão. “Este tipo de homenagem tem um simbolismo muito grande, porque essas pessoas te ouvem e você as faz feliz. Obrigado por esta longevidade na rádio”, elogiou.

Em complemento, o presidente da comissão, deputado Professor Cleiton (PV), avaliou que Dona Irene representava na reunião o sentimento de belorizontinos e mineiros ouvintes de Acir Antão. “Quando começou a internet, disseram que o rádio acabaria. E ele não só sobreviveu, mas hoje é uma potência. E Acir é um dos responsáveis por manter forte o rádio, o samba e o choro”, afirmou.

Vídeo

“Acir tem um coração maior que ele”

A ex-deputada Maria Elvira de Sales parabenizou Mauro Tramonte pela iniciativa da homenagem. “É a coisa mais justa homenagear o Acir, que tem um coração maior que ele, cheio de vontade de ajudar os outros e amor pelos amigos, pela família”, congratulou-se. 

Citação

Maria Júlia, neta de Acir Antão, disse que o avô era “um homem simples, de hábitos comuns e coração gigante”. “Zé Benedito Antão, seu pai, dizia que rádio era coisa de malandro. Para não contrariá-lo, Acir trabalhava de dia na venda e a noite na rádio”, registrou. “Meu amigo, meu segundo pai, companheiro de viagem e aventuras, ético e íntegro. Te amo muito, vovô”, disse a neta. 

Igor Arci, subsecretário de Estado de Cultura, valorizou a difusão cultural promovida por Acir Antão em todo o Estado. E lembrou de projeto da Unimed-BH que promoveu junto com o apresentador na realização de bailes de carnaval com idosos.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Vanderlei de Paiva também valorizou a importância da homenagem a Acir Antão em vida. E lembrou da atuação do repórter no Mercado Central e no Clube do Choro.

Comunicador foi repórter na Assembleia

Agradecendo a todos pela homenagem, especialmente a Mauro Tramonte, Acir Antão relembrou sua atuação na Assembleia de Minas desde quando ainda funcionava na Rua Tamóios, Centro de Belo Horizonte. O novo prédio só foi construído em 1971.

Testemunha da política mineira desde os anos 1960, o repórter citou todos os governadores do Estado por quais passou enquanto militava na imprensa: desde Israel Pinheiro, passando por Tancredo Neves e Eduardo Azeredo (presente à reunião), e chegando a Alberto Pinto Coelho, que também presidiu a ALMG.

“Comecei em 1965, quando fui trabalhar como aprendiz no departamento de esportes da Itatiaia, com Emanuel Carneiro, Dirceu Pereira, Ulisses Nascimento, Osvaldo Faria e outros”, rememorou. Acir Antão fez questão de enaltecer a figura de Emanuel Carneiro, também presente à reunião: “Ele começou como operador na Itatiaia e passou por vários cargos até se tornar presidente da rádio, dirigindo-a por mais de 50 anos”. E concluiu agradecendo aos presentes pelo carinho e pela amizade. 

Trajetória 

Acir Antão, radialista, locutor e cantor, nasceu em Belo Horizonte e começou a trabalhar na Itatiaia redigindo e apresentando o Boletim de Notícias, de hora em hora. Foi repórter, redator, diretor de jornalismo e consagrou-se como um dos principais locutores da emissora.

Entre coberturas que realizou, destacam-se as visitas do Papa ao Brasil, o desabamento do pavilhão de exposições na Gameleira, a campanha pelas Diretas Já, além de inúmeros carnavais.

Foi ainda repórter político durante 35 anos e assessor de comunicação de diversos órgãos públicos e da ALMG, com atuação também no ramo musical e em emissoras de TV.

Comissão de Cultura - debate sobre o programa Acir Antão
“Que encantamento é esse? Uma bela voz, que traduz sentimentos para os que o ouvem. É bem informado e bom ouvinte, conseguindo trazer todos os dias conversas e histórias que cativam os ouvintes."
Maria Elvira Sales
Ex-deputada
A Comissão de Cultura reconheceu os serviços prestados por Acir Antão à comunicação de Minas TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine