ALMG terá ação para coleta de medicamentos vencidos e em desuso
Posto funcionará nesta quinta-feira (22); farmacêuticos estarão no local para recolher medicamentos e orientar sobre os riscos da automedicação.
20/06/2023 - 13:48Um posto para recolhimento de medicamentos vencidos e em desuso funcionará nesta quinta-feira (22/6/23), das 8h30 às 13 horas, na entrada principal do Palácio da Inconfidência.
No local, uma equipe de farmacêuticos do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MG) irá recolher os medicamentos trazidos pela população e prestar informações sobre o descarte seguro e os riscos da automedicação.
Por que não descartar no lixo comum?
De acordo com o CRF-MG, o descarte de medicamentos no lixo comum ou no esgoto traz uma série de riscos para o meio ambiente e para a população. Apenas embalagens e frascos vazios podem ser jogados no lixo.
Os riscos do descarte inadequado são:
- Substâncias químicas podem contaminar o solo e a água, afetando plantas animais e os seres humanos.
- Antibióticos jogados nos rios e lagoas contaminam os peixes que, se consumidos, causam resistência microbiana aos seres humanos.
- Uso indevido de medicamentos jogados no lixo pode acarretar em intoxicações graves, com risco de morte.
Iniciativa integra o programa Assembleia Sustentável
A ação é resultado de uma parceria da Assembleia com o CRF-MG e integra a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação, instituída pela Lei 21.782, de 2015. A adesão da ALMG à semana atende a uma solicitação da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), a pedido do CRF/MG.
A coleta de medicamentos também está inserida no Programa Assembleia Sustentável, que faz parte do biênio 2023-2025 do Direcionamento Estratégico da ALMG. Nos próximos dois anos, haverá ampliação das ações de sustentabilidade na Casa em três frentes: ambiental, social e governança.
A coleta de medicamentos também integra o programa “Traga de Volta”, coordenado pelo CRF/MG. Ele tem o objetivo de conscientizar a população, reduzir os danos ambientais gerados pelos compostos químicos e proteger a população.