ALMG se ilumina de laranja para apoiar campanha de combate à violência contra a mulher
A iniciativa se incorpora aos 21 Dias de Ativismo, ação coordenada nacionalmente pela causa.
29/11/2024 - 16:50A fachada do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), se ilumina de laranja, desta sexta-feira (29/11/24), a partir das 18 horas, até segunda-feira (2/12). A iniciativa é para apoiar a campanha nacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, iniciada no Dia da Consciência Negra, no último dia 20.
A ação foi solicitada pela presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que também coordenou uma audiência pública sobre o assunto, na segunda-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A cor laranja foi escolhida porque, mundialmente, é usada nesse dia para lembrar a causa.
Desde 1991, é realizada a campanha mundial "Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", a partir de 25 de novembro. No Brasil, a mobilização estendeu por mais cinco dias, para reforçar que as mulheres negras são as principais vítimas das agressões.
A iluminação do prédio se insere no programa “Laços da Consciência” do Parlamento Mineiro, como sensibilização de temas relacionadas ao bem-estar social dos mineiros. São escolhidas cores em meses dedicados a causas para conscientização.