ALMG realiza ato em defesa da vida de mulheres
Parlamento instala banco vermelho com reflexão sobre a violência contra o público e contato para denúncias.
08/10/2024 - 12:19Um gesto simples, mas carregado de significado. Assim as deputadas Ione Pinheiro (União) e Beatriz Cerqueira (PT) caracterizaram ato em defesa da vida de mulheres realizado nesta terça-feira (8/10/24) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Com o objetivo de reforçar o combate à violência contra a mulher, a ação consistiu na instalação de um banco vermelho na entrada da sede do Parlamento mineiro (Rua Rodrigues Caldas, 30). A iniciativa é uma resposta à Lei Federal 14.942, de 2024, que prevê a instalação desses equipamentos em espaços públicos.
No banco, estão impressos uma reflexão sobre esse tipo de violência e o contato para denúncia e suporte a vítimas, como o número de telefone da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180.
A nova lei ainda prevê a inclusão do Projeto Banco Vermelho no âmbito da campanha Agosto Lilás, mês voltado para a divulgação de medidas de proteção à mulher e campanhas de combate à violência de gênero.
ALMG se soma à luta
Para a deputada Ione Pinheiro (União), procuradora-geral da Mulher da ALMG, cada um deve exercer seu papel na luta contra esse tipo de violência, e a iniciativa é mais uma demonstração de que a Assembleia tem cumprido a tarefa.
Segundo a deputada Beatriz Cerqueira, a iniciativa é fundamental e é necessário colocar esse sinal de alerta em cada canto da cidade.
“Violência contra a mulher não é um problema do casal. É um problema da sociedade e nós precisamos tornar nossas cidades lugares seguros para as mulheres”, afirmou a parlamentar.
O banco permanecerá no local por duas semanas.