Notícias

ALMG foca crise climática e endividamento do Estado no 1º semestre de 2024

Poder Legislativo mantém abertura ao diálogo com todos os setores da sociedade mineira.

22/07/2024 - 12:25
Imagem

No 1º semestre de 2024, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu continuidade ao seu trabalho de legislar, fiscalizar e representar os interesses da população mineira, com permanente abertura ao diálogo com todos os setores da sociedade. 

Foram aprovadas em Plenário proposições relevantes para solucionar diversos problemas e para melhorar a vida de todos os cidadãos mineiros. Projetos de autoria do Poder Executivo foram amplamente debatidos e aprimorados graças à atuação decisiva dos deputados.

No âmbito das comissões, foram realizadas visitas e audiências públicas sobre assuntos como combate à dengue, reajuste salarial para servidores estaduais e financiamento da assistência social. Também tiveram destaque, no âmbito dos eventos institucionais, temas como igualdade racial e representação das mulheres na política.

O enfrentamento das mudanças climáticas e a estruturação de ações de resposta a desastres naturais são prioridades para a ALMG em 2024. Para discutir as políticas públicas necessárias para conviver com os fenômenos climáticos extremos, teve início o Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais – Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema

Em outra frente de trabalho, os deputados debateram o endividamento do Estado. Ao longo do semestre, foram feitas negociações na busca de uma solução definitiva para esse problema. A construção de uma proposta que possibilite a renegociação da dívida de Minas Gerais com a União permanece em pauta na ALMG ao longo de todo o ano.

Crise climática é pauta prioritária

Imagem

As secas severas e as chuvas torrenciais vêm se tornando cada vez mais frequentes e intensas, não apenas em Minas Gerais, mas em todo o mundo. No início do ano, a ALMG assumiu o compromisso de discutir tecnicamente a pauta da crise climática no Estado, bem como fomentar projetos de inovação tecnológica e propor uma agenda de trabalho legislativo sobre o tema. 

O Seminário Técnico Crise Climática foi lançado em março, com um debate com a participação de autoridades e especialistas. Pesquisadores alertaram que, em 70 anos, a temperatura pode aumentar até seis graus em Minas Gerais, o que traria prejuízos significativos para a agricultura. 

Também em março, tiveram início as discussões dos grupos de trabalho, que se reuniram ao longo do semestre para analisar planos e políticas públicas já existentes e apresentar sugestões para aprimorá-los. 

Para ampliar a discussão sobre a crise climática, foram realizados sete encontros regionais no interior do Estado. O objetivo foi identificar os impactos das mudanças climáticas nas diferentes regiões mineiras, de modo a construir um painel sobre os problemas locais e coletar sugestões para solucioná-los.

Em agosto, será realizada a etapa estadual do seminário. O evento vai marcar a entrega oficial do resultado do trabalho dos grupos temáticos, com avaliações e diretrizes que vão subsidiar uma agenda de atuação da ALMG, centrada em medidas estruturantes que auxiliem na convivência com a seca e a chuva extremas.

Além disso, a ALMG firmou uma parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) para prestação de serviços especializados em gestão da inovação. A finalidade dessa iniciativa é contribuir com a construção de soluções tecnológicas e de impacto social para o enfrentamento da crise climática no Estado. 

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), destacou que o objetivo do seminário é viabilizar políticas públicas que promovam ações contínuas, de caráter estruturante de médio e longo prazos. “A crise climática é o principal problema do Brasil e do mundo. Estamos sob alerta, por isso a urgência deste evento”, afirmou, durante o encontro regional realizado em Juiz de Fora (Zona da Mata). 

Em busca de uma solução para a dívida do Estado

Ao longo do 1º semestre de 2024, a ALMG buscou uma solução definitiva para a dívida do Estado com a União, que já ultrapassa a casa dos R$ 160 bilhões. Para tanto, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, recebeu em seu gabinete o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em junho.

Como resultado das negociações entre os governos estadual e federal, com a participação do Poder Legislativo, foi apresentado o Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), que propõe a redução dos juros pagos pelos entes subnacionais mediante a cessão de ativos como empresas estatais e imóveis à União. O Projeto de Lei Complementar Federal 121/24, que institui o Propag, deve iniciar sua tramitação no Senado em agosto.

Enquanto não se tem um posicionamento definitivo quanto ao Propag, o Projeto de Lei (PL) 1.202/19, que autoriza a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), proposto pelo governador Romeu Zema, seguiu com sua tramitação na ALMG. A proposição foi aprovada em 1º turno em julho, mas teve sua tramitação suspensa até 1º de agosto, quando vence o novo prazo dado pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para a retomada do pagamento da dívida de Minas com a União.

Lista
Citação
Linha do Tempo
Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições
Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na convivência com a seca e a chuva extrema
“Claro que o Estado precisa renegociar sua dívida. Nós estamos tentando construir um novo caminho que não seja o RRF. Vamos lutar até o último instante para que o Propag consiga se viabilizar e, quem sabe, o Estado aderir a esse programa, que é muito mais benéfico para todos.”
Tadeu Martins Leite, em entrevista ao programa Mundo Político, da TV Assembleia
Dep. Tadeu Martins Leite, em entrevista ao programa Mundo Político, da TV Assembleia
Presidente da ALMG
Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial de Minas Gerais - Encontro Regional Coronel Fabriciano
Comissão de Cultura - visita ao Centro Cultural Itamar Franco - Sala Minas Gerais
Manifestação de servidores da Uemg
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - debate sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária - análise de proposições (reunião das 10:30)

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine