ALMG celebra os 45 anos da União dos Paraplégicos de BH
Ações de inclusão social e capacitação desenvolvidas pela Unipabe serão destacadas em Reunião Especial de Plenário nesta sexta (27).
26/09/2024 - 10:06Nesta sexta-feira (27/9/24), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai homenagear a União dos Paraplégicos de Belo Horizonte (Unipabe) por seus 45 anos de atuação na defesa do direito à igualdade e na promoção da inclusão social da pessoa com deficiência. A celebração será realizada a partir das 10 horas, em Reunião Especial do Plenário, a pedido do deputado João Vítor Xavier (Cidadania).
A União dos Paraplégicos nasceu por iniciativa do carioca Walter Tosta, que aos 15 anos ficou paraplégico e aos 22 anos escolheu a capital mineira para a missão mais importante da sua vida, segundo frisa João Vítor Xavier no requerimento da homenagem.
Ex-deputado e ex-vereador de Belo Horizonte, falecido em janeiro de 2023, Walter Tosta fundou a Unibape em 1978, como entidade de natureza associativa, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, com o propósito de acolher e assistir a pessoa com deficiência, buscando assegurar o pleno exercício dos direitos e liberdades fundamentais.
“Ao longo dos seus 45 anos de existência, a Unipabe realizou milhares de atendimentos, logrando êxito em pautas de relevância para a pessoa com deficiência nas esferas pública e privada. Hoje, recepciona não só pessoas com deficiência, mas também jovens, adultos, idosos e qualquer pessoa que precise de orientação e informação sobre seus direitos, tornando-se ponto de apoio da sociedade”, ressalta ainda o requerimento do deputado.
Inclusão em várias frentes
Na opinião do deputado João Vítor Xavier, Walter Tosta deixou como legado uma das maiores entidades não governamentais de apoio à pessoa com deficiência no Estado. A associação se mantém em plena atividade, atuando para o reconhecimento e a inclusão social de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência por meio de atividades esportivas, recreativas, sociais e culturais.
Com sede no bairro Jardim América, em Belo Horizonte, a Unipabe recebe em média 300 pessoas por dia. Oferece atendimentos em diversas áreas, como assistência social, psicologia, fisioterapia e odontologia.
Presta ainda serviços de orientação previdenciária; encaminhamento para o mercado de trabalho, com cursos de qualificação profissional e programas de alfabetização para jovens e adultos (EJA); promoção do esporte, com modalidades de natação, tênis, atletismo e basquete em cadeira de rodas; e empréstimos de órteses e próteses.