Notícias

ALMG adere à mobilização para conscientizar sobre dermatite atópica

Nesta segunda-feira (23), o Palácio da Inconfidência será iluminado com a cor lilás, para sensibilizar a população sobre a doença.

23/09/2024 - 08:28
Imagem

O Dia Nacional da Conscientização sobre a Dermatite Atópica será lembrado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nesta segunda-feira (23/9/24), o Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo Mineiro, será iluminado com a cor lilás, a pedido do deputado Antonio Carlos Arantes (PL). 

A data foi criada pela Lei Federal 14.916, de 2024, para promover atividades de conscientização sobre a prevenção, o tratamento e o combate da dermatite atópica. Essa doença crônica consiste em um processo inflamatório da pele caracterizado por lesões avermelhadas que coçam e podem descamar.

Embora não se conheçam as causas da dermatite, há evidências de que ela pode ter origem genética. Mas também há fatores que funcionam como gatilho das crises, como substâncias irritantes (poeira e materiais de limpeza), frio e calor intensos, ambientes secos e estresse emocional. 

A dermatite pode acometer pessoas de todas as idades. Em bebês e crianças, as lesões se concentram no rosto, no cotovelo e nos joelhos. Em adultos, elas aparecem com mais frequência em áreas como pescoço, cotovelo, atrás do joelho, mãos e tornozelos. Nos casos mais graves, a coceira causa tanto desconforto, que as pessoas ficam com dificuldades para dormir e para fazer atividades rotineiras.

O tratamento é feito com pomadas e cremes, que devem ser prescritos por um médico, para evitar efeitos colaterais a longo prazo. Quando ocorre contaminação dos ferimentos por bactérias ou vírus, os pacientes podem precisar de antibióticos. Alguns casos muito graves requerem internação hospitalar. 

Laços da Consciência

Por meio do programa Laços da Consciência, a ALMG realiza ações de sensibilização sobre temas afetos ao bem-estar social dos mineiros, em especial causas relacionadas à saúde. A ideia é associar causas importantes a meses do ano e a iluminação do Palácio da Inconfidência, além de outras ações em parceria com os gabinetes parlamentares, entidades da sociedade civil e poder público. 

Tópicos: Saúde Pública
Agosto Lilás 2024

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine