37ª edição do Troféu Tancredo Neves homenageia presidente da Assembleia
Reconhecimento foi entregue a um total de 34 personalidades que têm ações positivas para o progresso de Minas Gerais em diversas áreas.
24/06/2024 - 22:11O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), foi homenageado com o Troféu Tancredo Neves 2024. A premiação foi formalizada nesta segunda-feira (24/6/24), em solenidade realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), que contou com o chefe do Parlamento estadual na mesa de honra.
Esta foi a 37ª edição do troféu e marcou, ainda, o 42º aniversário do Jornal Edição do Brasil, periódico idealizador desse prêmio. No total, foram agraciadas 34 personalidades que, de acordo com o jornal, dedicam-se a tornar Minas Gerais “um Estado melhor para todos”.
Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia abordou a importância do trabalho feito pelo Jornal Edição do Brasil nestas mais de quatro décadas “escrevendo a história de Minas Gerais”. Para Tadeu Martins Leite, receber a homenagem é uma honra não à pessoa dele, mas ao Parlamento como um todo. Ele avalia que tal reconhecimento amplia a responsabilidade da Assembleia Legislativa em sua missão de ajudar o Estado.
Saudando os colegas deputados presentes à solenidade, o chefe do Legislativo enfatizou que “quem está na vida pública tem várias missões, mas a mais importante é ajudar a população, é fazer do Estado e do País cada vez melhores”, como aspirava Tancredo Neves, registrou.
Além do presidente, a Assembleia foi representada pelos deputados Antonio Carlos Arantes (PL) – 1º Secretário da Casa, Arlen Santiago (Avante) e Mauro Tramonte (Republicanos). Os três participaram da entrega de troféus a alguns dos agraciados.
Oradora oficial do evento, a deputada federal mineira Ana Paula Leão (Progressistas) também elogiou o empenho do periódico nesses 42 anos de trabalho, "mantendo vivo o sonho iniciado em 1982". Destacando a importância da imprensa livre, e da informação boa e verdadeira, a parlamentar ponderou que ser agraciado com o Troféu Tancredo Neves é um estímulo ao trabalho, "um reforço para manter a dedicação ao povo mineiro”.
Troféu é entregue anualmente desde 1988
Concedido pelo jornal Edição do Brasil, o primeiro Troféu Tancredo Neves foi entregue em 1988. Seu nome é uma homenagem ao ex-governador mineiro e ex-presidente (eleito e não empossado devido a problemas de saúde), que foi figura central na redemocratização do País, solidificada naquele mesmo ano de lançamento do informativo, com a promulgação da chamada Constituição Cidadã.
De acordo com os idealizadores do troféu, entregue anualmente, a homenagem visa “premiar autoridades e representantes de destaque de diversos setores da sociedade que se dedicam para que Minas Gerais seja um Estado melhor para todos”.
Este dia 24 de junho é também data de fundação do Edição do Brasil, que completa 42 anos. Com distribuição gratuita, o periódico, dirigido e editado por Eujácio Antônio Silva, circula em cerca de 30 municípios mineiros, com evidência no Triângulo Mineiro, Norte de Minas, Zona da Mata e Vale do Aço.