A ALMG mobilizou esforços prioritários para buscar uma solução definitiva para a dívida histórica de Minas Gerais com a União, que chegou a R$ 173,36 bilhões, segundo o Relatório de Gestão Fiscal de agosto de 2024.
Em parceria com o Senado Federal, a ALMG apresentou à sociedade o Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), proposta alternativa ao RRF e que viabiliza o pagamento da dívida de Minas sem a precarização dos serviços públicos, fundamentais para a implementação das políticas públicas necessárias ao Estado, nos próximos dez anos. O Propag foi sancionado pelo presidente Lula em janeiro de 2025.
Acompanhe informações atualizadas sobre as iniciativas tomadas na ALMG sobre o assunto.
Presidente do Senado destaca papel da ALMG
Após a aprovação do Propag, o senador mineiro Rodrigo Pacheco (vídeo acima) destacou o papel do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, nas negociações da dívida e aprovação do Propag, que beneficiará outros estados brasileiros. Ele agradeceu a todos os deputados mineiros pelo empenho para chegar a este resultado em 2024.
Entenda o Propag, solução para a dívida de Minas
Conheça a origem da dívida
Saída para a dívida mobilizou agenda da ALMG
- A Assembleia realizou, em 26 e 27 de outubro de 2023, o Ciclo de Debates Endividamento de Minas Gerais, no qual deputados, gestores e especialistas analisaram o perfil da dívida do Estado e sua evolução.
- Em novembro de 2023, o presidente da ALMG, acompanhado de outros deputados, se reuniu em Brasília com o senador Rodrigo Pacheco, levando a preocupação com a situação fiscal do Estado.
- Em dezembro de 2023, também em Brasília, a ALMG mobilizou autoridades federais para negociar uma solução definitiva para a dívida.
- Em fevereiro de 2024, durante evento em Belo Horizonte com o presidente Lula, o presidente do Senado ressaltou a importância de a ALMG ter reportado as dificuldades de Minas relativas ao RRF, pontuando que a sustentablidade fiscal almejada pela Assembleia seria o maior legado a ser deixado para o Estado.
- Em março de 2024, nova reunião sobre o assunto é realizada em Brasília, mais uma vez com a participação do deputado Tadeu Leite, do presidente Lula e do presidente do Senado, além do governador Romeu Zema.
- Em junho de 2024, o presidente do Senado foi recebido na ALMG, onde abordou avanços obtidos em negociações travadas desde então com as várias esferas em torno do Propag.