Minas é assim: em cada canto, um café especial
O café produzido em Minas Gerais é hoje referência não só de quantidade, mas também de qualidade no mundo. Ele é um patrimônio cultural do Estado, que lidera a produção nacional, e faz parte da nossa identidade.
Além de ser uma bebida apreciada por todos, ele movimenta a economia de Minas, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento local, sendo uma fonte de renda para muitas famílias. É também um símbolo da nossa tradição gastronômica, usado como ingrediente em diversas receitas, conferindo um sabor único a pratos típicos e sobremesas.
Principais regiões produtoras de cafés especiais
Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa)
Queijo artesanal: uma especialidade tão nossa
que já se tornou sinônimo de Minas
A Assembleia trabalha para valorizar o queijo mineiro. Há quase duas décadas, o Legislativo tem ouvido e debatido com produtores, autoridades e especialistas para produzir e aprimorar leis que garantam a valorização do legítimo queijo artesanal, produzido com leite cru, ícone cultural do Estado.
São muitos os avanços e um exemplo deles é a Lei 23.157, de 2018, conhecida como a “Lei do Queijo Mineiro”. Essa norma reconhece que o que está em jogo não é só mais um produto, mas uma série de processos de produção, com resultados, saberes e tradições diferenciadas.
Principais regiões produtoras de queijos artesanais
Fontes: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Emater