PL PROJETO DE LEI 2099/2024
Projeto de Lei nº 2.099/2024
Dá denominação de Antônio Ernesto Werna de Salvo a trecho de rodovia localizado entre o Município de Curvelo e o Município de Cordisburgo com 44,2 km de extensão, conhecida popularmente como estrada da mandioca.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica denominado Antônio Ernesto Werna de Salvo, o trecho da Rodovia LMG 754 que vai do km 0 ao km 44 localizado entre o Município de Curvelo e o Município de Cordisburgo.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 6 de março de 2024.
Antonio Carlos Arantes, 1º-secretário (PL).
Justificação: Antônio Ernesto Werna de Salvo, engenheiro agrônomo, nascido em 6/7/1933, formado pela Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural do Brasil, em 1955, no Rio de Janeiro. Fazendeiro em Curvelo, Minas Gerais, cidade onde nasceu, administrou a Fazenda Canoas, onde foi criador reconhecido pela excelência do rebanho da raça Guzerá.
Seu conhecimento a respeito do assunto tornou membro do Colégio Brasileiro de Juízes e do Conselho Técnico do Serviço de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ –, com sede em Uberaba – MG. Foi vice-presidente e presidente da Associação Dos Criadores de Guzerá do Brasil e era membro da diretoria do Conselho Deliberativo da ABCZ. Em 1987, recebeu o Mérito Pecuário, oferecido pela entidade.
Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – por cinco mandatos, foi reeleito em outubro de 2005 para mais um triênio à frente da entidade que representa os produtores rurais brasileiros. Presidiu também o Conselho Superior de Agricultura e Pecuária do Brasil – Rural Brasil, que reúne nove entidades do setor primário.
Em novembro de 1997, foi eleito presidente da Confederación Interamericana de Ganaderos y Agricultores – Ciaga –, que reúne as entidades representativas de produtores rurais das três Américas.
Começou a atuar na área de representação sindical como presidente e fundador do Sindicato Rural de Curvo. Também foi presidente e fundador da Associação Mineira de Criadores de Zebu, em sua cidade natal. Posteriormente, assumiu por dois mandatos a vice-presidência da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais – Faemg –, na qual atuou, ainda, como membro e presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Corte. Em 1984, foi eleito presidente da Faemg.
Além de presidente da CNA, também presidiu o Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.
Paralelamente, atuou como membro titular do Conselho Político Empresarial; do Conselho Nacional do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE; do Conselho do Agronegócio – Consagro – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Conselho Nacional de Política Agrícola – CNPA – e do Conselho Assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.
Elaborou vários trabalhos técnicos na área de zootecnia, publicados pela escola veterinária da Universidade de Minas Gerais entre eles, o livro Guzera 50 anos – Fazenda Canoas – Curvelo – MG e artigos, entrevistas e reflexos sobre os temas do setor agropecuário podem ser encontrados nos livros Semando Ideias I e ll.
Diante da grandiosidade deste ilustre mineiro, levando em consideração todos os serviços em favor da agropecuária do estado de Minas Gerais, com relevantes serviços prestados a toda a nação brasileira, Antônio Ernesto Werna de Salvor merece esta homenagem.
Diante do exposto, conto com o apoio dos pares para aprovação deste projeto.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.