PL PROJETO DE LEI 1796/2023
Projeto de Lei nº 1.796/2023
Concede ao Distrito de Monte Verde, no Município de Camanducaia, o título de Capital Mineira da Cultura Bauernmalerei.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica concedido ao distrito de Monte Verde, município de Camanducaia-MG, o título de Capital Mineira da Cultura Bauernmalerei.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 29 de novembro de 2023.
Doutor Paulo (Patriota) – Duarte Bechir (PSD).
Justificação: Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia-MG, sua história tem início em 1.936, quando os Grinberg, uma família da Letônia decide conhecer um lugar que haviam ouvido falar, chamado Campos do Jaguary. Depois de dois dias de uma viagem difícil, pois o local era uma mata fechada, Verner Grinberg e seu pai adquiriram terras pois o clima e a paisagem do local lembravam-lhes sua terra natal.
Posteriormente, vários imigrantes oriundos de países europeus e também muitos brasileiros encantados com o lugar estabeleceram sua moradia, seu negócio e moldaram os costumes e cultura.
Foi em 1.980, com a chegada da artista Maria Carmem Osterne, especializada na pintura Bauernmalerei, que o distrito ganhou o toque artístico e difundiu esta técnica foi por todo a região, torando-se atualmente uma referência neste tipo de arte em todo o Estado de Minas Gerais.
Assim, Monte Verde foi o local que difundiu a pintura e a cultura Bauenrmalerei por toda região, merecendo este reconhecimento como forma de fomentar o turismo e a cultura em Minas.
Pela importância da matéria aludida acreditamos na aprovação deste projeto de lei por nossos ilustres pares.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.