PL PROJETO DE LEI 4066/2022
Projeto de Lei nº 4.066/2022
Dá denominação ao viaduto construído na confluência do anel viário de Uberlândia com a AMG-455.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Passa a denominar-se José Aparecido Martins o viaduto construído na confluência do anel viário de Uberlândia com a AMG-455.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.
Sala das Reuniões, 17 de novembro de 2022.
Leonídio Bouças (PSDB)
Justificação: José Aparecido Martins, figura de destaque na sociedade uberlandense, tem origem em uma família simples. Contudo, a vida lhe foi generosa, não só por ter sido agraciado com um espírito evoluído, mas também pelas oportunidades que lhe foram concedidas, que, com maestria, soube aproveitar.
Nascido em 26 de dezembro de 1945 e tendo iniciado sua formação no Colégio Cristo Rei, tradicional escola de Uberlândia, o humilde filho de carroceiro tem uma história de sucesso. Aos dezenove anos, formou-se em Contabilidade no Colégio Liceu, de Uberlândia. Em seguida, forma-se em Economia, pela Universidade de Ciências Econômicas de Uberlândia; e, finalmente, em Direito, pela Universidade Federal de Uberlândia.
Por cerca de quinze anos, José Aparecido se dedicou à contabilidade, mantendo funcionando um conceituado escritório na cidade, que prestava um qualificado serviço a empresas locais. No direito, destacou-se como criminalista, não só pela sua expertise, mas também pela dedicação às causas que patrocinava, independentemente da condição sócioeconômica de seus clientes.
Além da vida profissional, José Aparecido se dedicou a importantes causas sociais. Integrou a diretoria do Lions Clube 7 de setembro, de Uberlândia, participou e colaborou com a Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, por mais de 20 anos, além de servir à Câmara Municipal de Uberlândia, como vereador, na gestão 1976-1982, tendo, inclusive, ocupado o cargo de vice-presidente da Mesa Diretora.
Por fim, José Aparecido, que era um amante do esporte, veio a ser diretor do Esporte Clube Floresta, tradicional time de futebol da cidade de Uberlândia.
José Aparecido, em 1980, foi consagrado publicamente, em pesquisa de simpatia pública, com o 1º lugar, na cidade, nesse quesito. Também recebeu outras homenagens em vida, como o título de “Personalidade do Ano”, conferido pela Associação de Imprensa do Triângulo Mineiro, em 1982. Em 1995, foi agraciado com a Ordem do Mérito Municipal Comenda Augusto César.
Assim, considerando importante para as gerações futuras manter viva a memória de pessoas da extirpe de José Aparecido Martins, cuja trajetória em vida é marcada pela simplicidade, resiliência, humildade e sucesso pessoal, pensamos que nada é mais justo do que o Estado reconhecer o seu valor consignando no próprio público essa importante homenagem.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.