PL PROJETO DE LEI 3195/2021
Projeto de Lei nº 3.195/2021
Reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o Coral das Lavadeiras de Almenara.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica reconhecido como de relevante interesse cultural do Estado o Coral das Lavadeiras de Almenara.
Art. 2º – O coral de que trata esta lei poderá, a critério dos órgãos responsáveis pela política de patrimônio cultural do Estado, ser objeto de proteção específica, por meio de registro ou de outros procedimentos administrativos pertinentes, conforme a legislação aplicável.
Art. 3º – Está lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 1º de outubro de 2021.
Doutor Jean Freire, 2º-vice-presidente (PT).
Justificação: As Lavadeiras de Almenara formam um dos mais importantes grupos de cultura popular do Brasil. Fundado em setembro de 1990, o Coral surgiu na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, a partir da construção de uma lavanderia comunitária e do incentivo do cantor e pesquisador cultural Carlos Farias. Com repertório de sambas, batuques, modinhas, cantigas de roda e toadas de influência africana, indígena e portuguesa, percorreram o Brasil e se apresentaram em Portugal (2002) e na Espanha (Expo Zaragoza 2008). Entre os trabalhos lançados estão os CD-livros “Batukim brasileiro – O canto das lavadeiras” (2002), “Aqua – A música das lavadeiras do Jequitinhonha” (2005), “Devoção” (2014 – indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2015), a coletânea “Palma do Rio” (2017) e o novíssimo “Riozinho” (2019).
Por onde passam, as lavadeiras realizam, além de espetáculos musicais, a oficina “conversa de lavadeiras” – quando o grupo compartilha com o público as suas experiências de vida – e a cerimônia de “bênção das águas” – sempre depois da oficina. Nesta cerimônia, todos saem em cortejo pelas ruas da cidade, cantando e tocando instrumentos até chegar a um espelho d'água – lago, rio, chafariz – onde as lavadeiras jogam flores. Trata-se de um amoroso ato público pela preservação da biodiversidade.
A vida das lavadeiras e as canções gravadas viraram objeto de estudo nas escolas, geraram monografias, dissertações, coreografias e continuam influenciando artistas e pesquisadores em todo o Brasil. Várias reportagens foram divulgadas nos principais veículos de comunicação do país, com destaque para os programas Jornal Hoje (14/6/2001) Mais Você (2/2/2005), Fantástico (5/2/2006), Viola, minha viola (2006), Balaio Brasil (2008), Jornal da Record (9/2/2009), SescTV (14/5/2009), TV Brasil (10/4/2010), TV Horizonte (8/5/2010), Programa Terra de Minas (Globo – 29/1/2011), dentre outros.
As lavadeiras-cantoras são: Ana Isabel da Conceição, Emília Maria de Jesus, Mariana Gonçalves, Mayra de Oliveira, Mirian Fernandes Pessoa, Santa de Lourdes Pereira, Simone Veríssimo, Teresa Fernandes de Sousa Novais e Valdenice Ferreira Santos. O cantor e compositor Carlos Farias é o maestro e coordenador das atividades do grupo. Elas já receberam prêmios e honrarias como a “Medalha da Ordem do Mérito Cultural, Prêmio Culturas Populares – Edição 100 Anos de Mazzaropi” e “Prêmio Grão de Música 2016”.
Portanto, é evidente a importância deste Coral para a cultura mineira e é por este motivo que conto com o apoio dos meus nobres colegas para aprovação dessa proposição.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.