PL PROJETO DE LEI 2820/2021
Projeto de Lei nº 2.820/2021
Institui o Dia Estadual do Jogo de Xadrez.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica instituído o Dia Estadual do Jogo de Xadrez, a ser comemorado, anualmente, no dia 6 de novembro.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 15 de junho de 2021.
Deputado João Leite (PSDB)
Justificação: A Federação Mineira de Xadrez foi fundada em 06 de novembro de 1937.
Neste ano completa 84 anos, sempre trabalhando em prol do esporte da mente; Durante estes longos anos, Minas Gerais foi celeiro de excelentes jogadores, com destaque para o Grande Mestre Evandro Barbosa, o Mestre Internacional Roberto Molina, além de Mestres Fide e vários Mestres Nacionais, como Júlio Lapertosa e Gérson Peres, todos reconhecidos internacionalmente.
A Federação Mineira de Xadrez desenvolve o xadrez em três vertentes distintas:
O Xadrez de alto rendimento, com a formação da Equipe Mineira de treinamento, com o objetivo de disputar torneios de grande expressão no Brasil e no mundo;
O xadrez como forma de divertimento, com torneios e disputadas sadias em várias cidades de Minas Gerais, fomentadas pela Federação Mineira de Xadrez. Ainda neste aspecto, antes da pandemia, no ano de 2019, a Federação Mineira de Xadrez iniciou a realização dos campeonatos municipais, exatamente no final de semana próximo ao aniversário da entidade. Em 2019 foram 50 cidades mineiras participando, movimentando cerca de 2.000 atletas.
No ano seguinte, devido à pandemia as disputas foram na forma online, mas, ainda assim, um bom número de atletas prestigiou a competição.
A terceira vertente desenvolvida pela Federação Mineira de Xadrez está nas categorias de base, denominada “xadrez escolar”. Neste sentido, a Federação Mineira de Xadrez realiza festivais infantis e juvenis e projetos de iniciação enxadrísticas.
Por ser um esporte que movimenta milhares de pessoas, a Federação Mineira de Xadrez pleiteia que no dia seu aniversário seja declarado o Dia Estadual do Jogo de Xadrez, mostrando que Minas Gerais está conectada com os movimentos sociais e esportivos em seu vasto território.
Em vista de todo o exposto, conto com o apoio dos nobres pares para a aprovação deste projeto de lei.
– Publicado, vai o projeto à Comissão de Justiça e de Esporte para parecer, nos termos do art. 190, c/c o art. 102, do Regimento Interno.