MSG MENSAGEM 544/2010
"MENSAGEM Nº 544/2010*
Belo Horizonte, 30 de setembro de 2010.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa,
É uma honra encaminhar a Vossa Excelência, para apreciação dessa egrégia Assembleia Legislativa, projeto de lei de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG 2008-2011, para o exercício 2011, conforme determina o art. 4º da Lei nº 17.347, de 16 de janeiro de 2008.
Com a revisão anual do PPAG estamos aprimorando cada vez mais o processo de transformação do plano em um instrumento efetivo de orientação da gestão estratégica do governo. O PPAG revisto, ora apresentado, coincide plenamente com o orçamento anual.
A apensa Exposição de Motivos da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão sintetiza os principais avanços desta revisão do PPAG 2008-2011.
Reitero a Vossa Excelência, na oportunidade, protestos de elevada estima e distinta consideração.
Antonio Augusto Junho Anastasia, Governador do Estado.
Belo Horizonte, 30 de setembro de 2010.
Excelentíssimo Senhor Governador,
Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência a revisão anual do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2008-2011), para o exercício de 2011.
Essa iniciativa busca os melhores resultados da gestão pública. Corporificam esse processo o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e a Lei Orçamentária, os quais, plenamente integrados, consolidam-se como instrumento gerencial efetivo da ação governamental, refletindo cada vez mais positivamente na alocação dos recursos nos orçamentos anuais.
O exercício 2011 é o ano de encerramento de mais um Plano Plurianual, o PPAG 2008-2011. Neste período, um total de 57 projetos estruturadores foram colocados em prática alcançando resultados que melhoraram a vida dos mineiros e colocaram Minas em ascensão no cenário nacional. Assim como um ciclo que se cumpre, vários projetos estruturadores, incumbidos da alavancagem do desenvolvimento econômico e social do Estado nas suas diversas regiões, desempenharam suas funções ao longo desses três anos do plano, possibilitando a conclusão de um importante período de desenvolvimento. Nesse contexto, para o exercício de 2011 importantes alterações foram realizadas na composição do PPAG 2008-2011, em especial no âmbito do conjunto de projetos estruturadores, que tiveram um total de recursos alocados de R$4,8 bilhões. Nesse escopo, a carteira de projetos estruturadores foi reduzida com a exclusão do Projeto Estruturador Choques Setoriais de Gestão, que exerceu seu papel de estruturar a política de Acordo de Resultados no Governo de Minas Gerais, tornando a ferramenta um processo consolidado à realidade do gestor público.
Paralelamente a esse processo, a Secretaria de Estado de Saúde optou pela revisão da estrutura dos projetos estruturadores dessa pasta, que provocaram a transformação do Projeto Viva Vida em uma ação do Projeto Estruturador Regionalização - Redes de Atenção à Saúde, e agregou todas as 4 redes temáticas priorizadas (Viva Vida, Hiperdia, Mais Vida e Urgência e Emergência), visando permitir maior compreensão da estratégia adotada pela Secretaria, sem perder a transparência, já que os produtos acompanhados no programa até então existentes continuarão sendo acompanhados na estrutura de ações do novo programa.
Foi criado também o Projeto Estruturador Saúde Integrada - Logística e Apoio às Redes de Atenção, com o objetivo de organizar as ações já existentes de modo a possibilitar que todos os sistemas logísticos e de apoio às redes sejam colocados em um único programa, possibilitando maior transparência e visibilidade da saúde no Estado de Minas Gerais.
No mesmo sentido, o Sistema de Defesa Social realocou parte dos recursos antes consignados em projetos estruturadores para projetos associados, tais como as ações de Atendimento às Condições Operacionais dos Centros Socioeducativos e a Manutenção de Unidades Prediais Integradas, uma vez que essas se transformaram em despesas contínuas dos órgãos.
Por fim, cabe destacar o aumento dos recursos alocados no Projeto Copa do Mundo 2014 para o exercício de 2011. Neste ano, terão início, efetivamente, os aportes necessários para a adequação de Belo Horizonte e Região Metropolitana às exigências da Copa nas áreas de saúde, segurança pública, qualificação profissional, turismo, sustentabilidade ambiental e mobilidade urbana.
Os valores destinados aos programas estruturadores para 2011 podem ser observados na tabela que se segue:
RECURSOS DESTINADOS AOS PROJETOS ESTRUTURADORES - 2011 |
||||||
R$1,00 |
||||||
Área de Resultado |
Projeto Estruturador |
2011 |
||||
DEFESA SOCIAL |
4 |
ATENDIMENTO ÀS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS |
32.560.362 |
|||
5 |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE DEFESA SOCIAL |
12.623.611 |
||||
20 |
EXPANSÃO, MODERNIZAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL |
97.649.131 |
||||
21 |
GESTÃO INTEGRADA DE AÇÕES E INFORMAÇÕES DE DEFESA SOCIAL |
117.053.602 |
||||
34 |
PREVENÇÃO SOCIAL DA CRIMINALIDADE |
32.547.381 |
||||
55 |
ESCOLA VIVA E COMUNIDADE ATIVA |
3.637.460 |
||||
SUBTOTAL |
296.071.547 |
|||||
DESENVOLVIMENTO DO NORTE DE MINAS, JEQUITINHONHA, MUCURI E RIO DOCE |
1 |
ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REGIÃO DO NORTE DE MINAS, JEQUITINHONHA, MUCURI E RIO DOCE |
2.000.000 |
|||
39 |
PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS E INSERÇÃO REGIONAL (INCLUSIVE AGRONEGÓCIO) |
50.000 |
||||
59 |
CONVIVÊNCIA COM A SECA E INCLUSÃO PRODUTIVA |
22.600.000 |
||||
SUBTOTAL |
24.650.000 |
|||||
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
14 |
DESEMPENHO E QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES |
8.023.560 |
|||
19 |
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL |
29.200.000 |
||||
30 |
NOVOS PADRÕES DE GESTÃO E ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
160.000.000 |
||||
51 |
SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO E DAS ESCOLAS |
12.000.000 |
||||
SUBTOTAL |
209.223.560 |
|||||
INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E QUALIDADE |
3 |
ARRANJOS PRODUTIVOS, POLOS DE EXCELÊNCIA E POLOS DE INOVAÇÃO |
35.970.784 |
|||
42 |
REDE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ORIENTADA PELO MERCADO |
16.600.000 |
||||
43 |
REDE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA |
31.191.900 |
||||
50 |
CERTIFICA MINAS |
14.220.638 |
||||
SUBTOTAL |
97.983.322 |
|||||
INVESTIMENTO E VALOR AGREGADO DA PRODUÇÃO |
13 |
DESCOMPLICAR - MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS |
83.613.319 |
|||
24 |
INSERÇÃO COMPETITIVA DAS EMPRESAS MINEIRAS NO MERCADO INTERNACIONAL |
16.194.000 |
||||
32 |
PARCERIAS PARA PROVISÃO DE SERVIÇOS DE INTERESSE PÚBLICO |
6.143.000 |
||||
40 |
PROMOÇÃO E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS E DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DAS EMPRESAS-ÂNCORAS |
630.332.772 |
||||
SUBTOTAL |
736.283.091 |
|||||
LOGÍSTICA DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO |
38 |
PROMG PLENO - PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO RODOVIÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS |
201.889.385 |
|||
56 |
POTENCIALIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DA FRONTEIRA AGROINDUSTRIAL |
51.990.000 |
||||
57 |
PROGRAMA DE AUMENTO DA CAPACIDADE E SEGURANÇA DOS CORREDORES DE TRANSPORTE |
57.846.942 |
||||
SUBTOTAL |
311.726.327 |
|||||
PROTAGONISMO JUVENIL |
18 |
ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE |
150.239.000 |
|||
27 |
MINAS OLÍMPICA |
23.438.800 |
||||
33 |
POUPANÇA JOVEM |
75.000.000 |
||||
37 |
PROMÉDIO - MELHORIA DA QUALIDADE E EFICIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO |
2.830.000 |
||||
58 |
CENTRO DA JUVENTUDE DE MINAS GERAIS - PLUG MINAS |
8.560.000 |
||||
SUBTOTAL |
260.067.800 |
|||||
QUALIDADE AMBIENTAL |
10 |
CONSERVAÇÃO DO CERRADO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA |
30.450.842 |
|||
11 |
CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS |
30.332.326 |
||||
45 |
RESÍDUOS SÓLIDOS |
8.324.722 |
||||
46 |
REVITALIZAÇÃO DO RIO DAS VELHAS - META 2014 |
7.950.000 |
||||
SUBTOTAL |
77.057.890 |
|||||
QUALIDADE E INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA |
6 |
CIDADE ADMINISTRATIVA |
104.000.000 |
|||
22 |
GOVERNO ELETRÔNICO |
8.522.000 |
||||
SUBTOTAL |
112.522.000 |
|||||
QUALIDADE FISCAL |
17 |
EFICIÊNCIA TRIBUTÁRIA E SIMPLIFICAÇÃO |
23.670.058 |
|||
29 |
FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL PARA MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO FISCAL |
43.306.081 |
||||
41 |
QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO GASTO SETORIAL |
1.000.000 |
||||
SUBTOTAL |
67.976.139 |
|||||
REDE DE CIDADES E SERVIÇOS |
7 |
COPA DO MUNDO 2014 |
78.329.331 |
|||
9 |
CIRCUITOS CULTURAIS DE MINAS GERAIS |
9.736.000 |
||||
16 |
TURISMO COMPETITIVO EM MINAS GERAIS |
22.961.000 |
||||
26 |
MINAS AVANÇA |
55.229.553 |
||||
35 |
PRO-ACESSO |
251.400.001 |
||||
47 |
RMBH |
94.071.901 |
||||
SUBTOTAL |
511.727.786 |
|||||
REDUÇÃO DA POBREZA E INCLUSÃO PRODUTIVA |
23 |
IMPLANTAÇÃO DO SUAS |
43.257.271 |
|||
25 |
LARES GERAES |
46.534.000 |
||||
28 |
MINAS SEM FOME |
8.400.000 |
||||
36 |
PROJETO TRAVESSIA: ATUAÇÃO INTEGRADA EM ESPAÇOS DEFINIDOS DE CONCENTRAÇÃO DE POBREZA |
58.765.700 |
||||
52 |
UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPO |
100.010.000 |
||||
SUBTOTAL |
256.966.971 |
|||||
VIDA SAUDÁVEL |
2 |
SAÚDE INTEGRADA - LOGÍSTICA E APOIO ÀS REDES DE ATENÇÃO |
1.037.250.028 |
|||
44 |
REGIONALIZAÇÃO - REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE |
585.164.000 |
||||
48 |
SANEAMENTO BÁSICO: MAIS SAÚDE PARA TODOS |
19.311.174 |
||||
49 |
SAÚDE EM CASA |
178.354.520 |
||||
53 |
VIDA NO VALE - COPANOR |
80.121.413 |
||||
SUBTOTAL |
1.900.201.135 |
|||||
TOTAL GERAL |
4.862.457.568 |
Para tanto, os volumes I e II do PPAG 2008-2011 foram atualizados e contêm as alterações qualitativas ou quantitativas efetuadas em programas, indicadores, ações e demais atributos, com perspectiva de quatro anos, especialmente no que se refere aos valores físico-financeiros das ações a serem incorporadas na Lei nº 17.347, de 16 de janeiro de 2008, que estabelece o Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG – para o período 2008-2011.
Juntamente com o Volume II, onde os programas e ações estão agrupados por setor de governo, apresenta-se um anexo com demonstrativo de programas e ações incluídas e excluídas, e as justificativas que motivaram essa alteração.
Na oportunidade, renovo a Vossa Excelência os votos de profundo respeito e admiração.
Atenciosamente,
Renata Maria Paes Vilhena, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão.