PL PROJETO DE LEI 4657/2010

PROJETO DE LEI N° 4.657/2010

Dá nome à rodovia que menciona.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1° - Fica denominada Antônio Chaves do Carmo a rodovia compreendida entre o entroncamento da MGC-120 com a BR-259 e o Município de Coroaci.

Art. 2° - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 9 de junho de 2010.

Sávio Souza Cruz

Justificação: A história de vida de Antônio Chaves do Carmo, relatada a seguir, guarda estreita relação com a abertura das estradas que servem o Município de Coroaci, como também evidencia a participação efetiva do homenageado na prestação de serviços de transporte à população da região.

Antônio Chaves do Carmo, mais conhecido como Tonim Chaves, cidadão coroaciense que criou a primeira linha de ônibus do Município de Coroaci, nasceu na pequena cidade de Virginópolis, no dia 22/6/22, filho de um lavrador, Antônio Ferreira do Carmo, e de Maria de Oliveira Chaves, doméstica.

Desde muito cedo começou a trabalhar, tão logo foi aberta a estrada que liga Governador Valadares a Virgolândia. Ainda jovem, Antônio Chaves foi contratado para dirigir um dos jipes que faziam parte do comboio que servia a região. Nessa mesma época, sofreu um sério acidente que o impossibilitou de exercer a profissão por uns dois anos. Sofreu grave fratura na perna, que lhe deixou marcas, e passou a mancar da perna direita, o que, contudo, não o impediu de continuar motorista. Em 8/3/49, casou-se com Helena da Costa Coelho, com quem teve oito filhos, sete ainda vivos. Por um bom tempo trabalhou como autônomo, fazendo transporte de passageiros e mercadorias de Governador Valadares a Coroaci. Nessa época, o jipe era o meio de transporte mais eficaz.

Bons anos da vida de Antônio foram dedicados à profissão de motorista. Seu sonho se realizaria com a aquisição de uma jardineira, ônibus da Viação Nossa Senhora do Amparo, o primeiro a fazer o trajeto de Coroaci a Valadares. A linha passou a chamar-se Viação Suassuí, a pedido de Antônio Chaves. O nome homenageava o rio cujo curso vai de Coroaci a Valadares.

Antônio dedicou-se ao trabalho com a jardineira por alguns anos. Chegou à aposentadoria na mesma profissão, com a mesma integridade, como motorista da Prefeitura Municipal de Coroaci. Morreu em sua residência, a 12/8/92. Homem honesto e humilde, até hoje é conhecido como o saudoso Tio Tonim.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.