PL PROJETO DE LEI 4380/2010

PROJETO DE LEI Nº 4.380/2010

Dá a denominação de Escola Estadual Professor Neidson Rodrigues à Escola Estadual de Ensino Médio Paulo VI, localizada no Município de Belo Horizonte.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1º - A Escola Estadual de Ensino Médio Paulo VI, localizada no Município de Belo Horizonte, passa a denominar-se Escola Estadual Professor Neidson Rodrigues.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 17 de março de 2010.

Mauri Torres

Justificação: A proposta para que seja denominado Escola Estadual Professor Neidson Rodrigues o estabelecimento de ensino situado na Rua Laranja da Terra, no Bairro Conjunto Paulo VI, no Município de Belo Horizonte, foi aprovada por seu Colegiado em reunião realizada em 25/2/2010.

Professor e doutor em educação, Neidson Rodrigues, mineiro de Ituiutaba, nascido em 1942 e falecido em 2003, muito contribuiu para a educação em Minas Gerais. Teve formação protestante e desde cedo foi incentivado a ser um leitor. Aos 16 anos, foi para Uberaba, na expectativa de fazer o curso Científico e seguir Medicina, mas não foi possível. Cinco anos mais tarde ingressou no curso de Filosofia na Universidade de São Paulo. Em 1968 lecionou na Universidade Metodista de Piracicaba. Em 1978 foi convidado e ingressou na UFMG, onde construiu uma sólida carreira, chegando a ocupar o cargo de Diretor da FAE de 1994 a 1998. Também chefiou o Departamento de Administração Escolar (1991/1992), coordenou a pós- graduação em Educação (1993/1994) e presidiu a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (1994/1996). Na década de 80, Neidson foi chamado para ajudar a compor o plano de governo para redemocratização. Era doutor em Educação pela PUC-SP e pós- doutor pela Universidade de Londres. Foi Superintendente da SEE-MG e coordenou o I Congresso Mineiro de Educação em 1983. Criou a “Revista Brasileira de Educação” e a “Presença Pedagógica”.

Além disso, Neidson foi um escritor talentoso, autor de vários artigos e livros. Foi um grande pensador, pesquisador e profissional comprometido com o enfrentamento dos problemas educacionais. Acima de tudo, teve um papel fundamental na redemocratização da escola após o período militar, atuando efetivamente para a abertura democrática em nosso país.

À vista do exposto, contamos com o apoio dos nobres pares para aprovação deste projeto de lei.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Educação, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.