PL PROJETO DE LEI 4379/2010

PROJETO DE LEI Nº 4.379/2010

Dá a denominação de Escola Estadual Zilda Arns Neumann à Escola Estadual de Ensino Médio do Bairro Belmont, localizada no Município de Belo Horizonte.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1º - A Escola Estadual de Ensino Médio do Bairro Belmont, situada no Município de Belo Horizonte, passa a denominar- se Escola Estadual Zilda Arns Neumann.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 17 de março de 2010.

Mauri Torres

Justificação: A proposta para que seja denominado Escola Estadual Zilda Arns Neumann o estabelecimento de ensino situado na Rua Lauro Rodrigues da Cunha, no Bairro Belmont, no Município de Belo Horizonte, foi aprovada por seu Colegiado em reunião realizada em 1º/3/2010.

Foi sugerido o nome da pediatra Zilda Arns Neumann, nascida no dia 25/8/34, em Forquilhinha, no interior de Santa Catarina. Zilda aprofundou-se em saúde pública, pediatria e sanitarismo, visando a salvar as crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário.

Foi pediatra do Hospital do Câncer César Pernetta, em Curitiba; Diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná; coordenou, em 1980, a campanha de vacinação Sabin; criou a Pastoral da Criança, juntamente com o Presidente da CNBB; fundou e coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa.

Para multiplicar o saber e a solidariedade, foram criados três instrumentos: visita domiciliar às famílias, Dias do Peso (Dia da Celebração da Vida) e Reunião Mensal para Avaliação e Reflexão.

Dona Zilda desenvolveu uma metodologia própria de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre bíblico de multiplicação dos pães.

Recebeu prêmios nacionais e internacionais, tendo sido indicada, em 2006, junto com outras 999 mulheres de todo o mundo, selecionadas pelo Projeto 1.000 Mulheres, da Associação Suíça, para o Prêmio Nobel da Paz.

No dia 12 de janeiro de 2010 faleceu em Porto Príncipe, em missão humanitária. Após proferir uma palestra para 150 pessoas, houve um grande tremor, o teto desabou e ela foi atingida diretamente na cabeça.

À vista do exposto, contamos com o apoio dos nobres pares para aprovação deste projeto de lei.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Educação, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.