MSG MENSAGEM 410/2009
"MENSAGEM Nº 410/2009*
Belo Horizonte, 29 de setembro de 2009.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa,
Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência, para apreciação dessa egrégia Assembleia Legislativa, projeto de lei da Proposta Orçamentária para o exercício de 2010, que contém o Orçamento Fiscal e o Orçamento de Investimento das Empresas Controladas pelo Estado.
O projeto de lei em apenso foi elaborado observando-se os dispositivos constitucionais, além do previsto na Lei nº 18.313, de 6 de agosto de 2009, bem como as disposições constantes da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000.
Os principais valores decorrentes da estimativa da receita e da fixação da despesa, contidos na Proposta Orçamentária, estão detalhados na Exposição de Motivos da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, que acompanha o projeto de lei.
Aécio Neves, Governador do Estado.
Belo Horizonte, 29 de setembro de 2009.
Excelentíssimo Senhor Governador,
Tendo em vista o disposto no arts. 153 e 157 da Constituição do Estado, submeto à apreciação de Vossa Excelência a Proposta Orçamentária para o exercício de 2010, que compreende o Orçamento Fiscal e o Orçamento de Investimento das Empresas Controladas pelo Estado.
O presente projeto de lei foi elaborado em observância aos dispositivos constitucionais e às diretrizes orçamentárias para o próximo exercício, aprovados na forma da Lei nº 18.313, de 6 de agosto de 2009, bem como às disposições da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, que fixa normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
A proposta foi elaborada em consonância com a Revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG 2008-2011 – e com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI –, de forma a assegurar o alinhamento estratégico do Governo do Estado, especialmente em relação às diretrizes de qualidade fiscal, com destaque para a redução da participação da despesa em relação ao PIB, economia com atividades-meio; economia com custos unitários de serviços estratégicos; e acréscimo da participação dos estruturadores no total do orçamento em 2010 que chegou a 12,92%.
Apesar da crise, os parâmetros econômicos utilizados para a estimativa de receita e despesa para 2010 foram os mesmos utilizados pelo Governo Federal, que consideraram crescimento do país em 4,32% e inflação (IPCA) de 4,5%. Confrontando o ano de 2009 e 2010, o baixo crescimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS –, principal fonte de arrecadação do Estado, inviabilizaram a expansão dos investimentos nos mesmos níveis observados em anos anteriores, se mantendo, entretanto 8,9% maior que 2008.
A seguir, apresento de forma breve os valores agregados para a receita e despesa estadual, encaminhados nesta Proposta:
Orçamento Fiscal
O Orçamento Fiscal do Estado proposto para 2010 estima a receita e fixa despesa em R$ 41.113.937.207,00 (quarenta e um bilhões, cento e treze milhões, novecentos e trinta e sete mil, duzentos e sete reais).
Receita
Receita por Categoria Econômica - 2010 |
|||
R$1,00 |
|||
RECEITA ORÇAMENTÁRIA |
ORDINÁRIO |
VINCULADO |
TOTAL |
RECEITAS CORRENTES |
20.463.912.911 |
22.553.105.215 |
43.017.018.126 |
RECEITA TRIBUTÁRIA |
17.062.816.342 |
12.160.558.768 |
29.223.375.110 |
RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES |
1.774.101.863 |
1.774.101.863 |
|
TRANSFERÊNCIA DA UNIÃO |
2.443.754.754 |
2.523.799.736 |
4.967.554.490 |
TRANSFERÊNCIAS MULTIGOVERNAMENTAIS |
4.218.523.885 |
4.218.523.885 |
|
OUTRAS TRANSFERÊNCIAS |
21.731.591 |
21.731.591 |
|
TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS |
172.354.373 |
172.354.373 |
|
OUTRAS RECEITAS CORRENTES |
957.341.815 |
1.682.034.999 |
2.639.376.814 |
RECEITAS DE CAPITAL |
1.590.000 |
2.579.855.062 |
2.581.445.062 |
OPERAÇÕES DE CRÉDITO |
1.827.949.211 |
1.827.949.211 |
|
ALIENAÇÃO DE BENS |
25.638.473 |
25.638.473 |
|
AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS |
1.590.000 |
506.216.234 |
507.806.234 |
TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS |
190.800.913 |
190.800.913 |
|
OUTRAS TRANSFERÊNCIAS |
16.305.731 |
16.305.731 |
|
OUTRAS RECEITAS |
12.944.500 |
12.944.500 |
|
DEDUÇÕES DA RECEITA CORRENTE |
-4.484.525.981 |
-4.484.525.981 |
|
TOTAL DA RECEITA FISCAL |
20.465.502.911 |
20.648.434.296 |
41.113.937.207 |
TOTAL DA RECEITA INTRA-ORÇAMENTÁRIA |
1.637.716.594 |
1.637.716.594 |
Do total da receita fiscal prevista para o exercício de 2010, 94% corresponde às receitas correntes e 6% às receitas de capital. Entre as receitas correntes, cabe o destaque à receita tributária que participa com 66%¹ da sua estimativa e entre as receitas de capital a maior participação refere-se às receitas de operação de crédito com 71%.
Como principal receita estadual, permanece o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS –, que tem receita estimada em R$ 24.008,41 milhões de reais, representando 82% da receita tributária.
As Receitas de Capital somam R$ 2.581.44 milhões, sendo que as receitas provenientes de operações de crédito, transferências de capital e amortizações de empréstimos são os principais componentes deste item, respondendo por 99% do total de recursos. As receitas de operações de crédito, comparadas à receita orçada em 2004, cresceram 837%, que, de um lado, viabilizam os principais investimentos do governo e, de outro, demonstram a solidez da gestão fiscal que adotamos dado o aval necessário à sua contratação.
¹ Foram descontadas as deduções para formação do FUNDEB para as receitas correntes e tributárias.
Despesa
Despesa por Categoria Econômica e Grupo de Despesa - 2010 |
|||
R$1,00 |
|||
DESPESA ORÇAMENTÁRIA |
ORDINÁRIA |
VINCULADA |
TOTAL |
DESPESAS CORRENTES |
16.339.686.257 |
18.501.486.975 |
34.841.173.232 |
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS |
10.994.826.125 |
5.669.776.734 |
16.664.602.859 |
JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA |
1.876.907.926 |
2.730.000 |
1.879.637.926 |
OUTRAS DESPESAS CORRENTES |
3.467.952.206 |
5.423.059.324 |
8.891.011.530 |
REC. CONSTITUCIONAL VINC. MUNICÍPIOS |
7.405.920.917 |
7.405.920.917 |
|
DESPESA DE CAPITAL |
2.475.291.256 |
3.376.914.636 |
5.852.205.892 |
INVESTIMENTO |
1.623.985.755 |
1.772.998.175 |
3.396.983.930 |
INVERSÕES FINANCEIRAS |
90.967.000 |
1.103.916.461 |
1.194.883.461 |
AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA |
760.338.501 |
500.000.000 |
1.260.338.501 |
RESERVA DE CONTIGÊNCIA |
420.558.083 |
420.558.083 |
|
TOTAL DA DESPESA FISCAL |
19.235.535.596 |
21.878.401.611 |
41.113.937.207 |
TOTAL DA DESPESA - MODALIDADE 91 |
1.229.967.315 |
407.749.279 |
1.637.716.594 |
A despesa total constante da proposta orçamentária para o exercício de 2010 foi fixada em R$41.113,93 milhões, sendo 85% despesas correntes, 14% despesas de capital e 1% destinado à Reserva de Contingência.
Com maior representatividade no orçamento, encontram-se as despesas de pessoal e encargos sociais correspondendo a 41% do total da despesa fiscal e 48% das despesas correntes. No que se refere ao gasto com pessoal, o Poder Executivo encontra-se dentro do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, representando 46,54% da receita corrente líquida. Em seguida, encontram-se as outras despesas correntes e as transferências constitucionais aos Municípios com participação de 26% e 21% da despesa corrente, respectivamente. As transferências a Municípios, estimada em R$7.405,92 milhões, são decorrentes de determinação constitucional, e são constituídas de parcelas do ICMS, do IPVA, do IPI, da CIDE e da Dívida Ativa e Multas e Juros de Mora do ICMS e IPVA.
Os Investimentos e as Inversões Financeiras, no montante de R$ 4.591,86 milhões, representam 78% das Despesas de Capital, e destinam-se, basicamente, aos setores de transporte, saúde, segurança pública, educação e fundos de desenvolvimento.
A Amortização da Dívida está orçada em R$1.260,33 milhões e representa 21,53% das Despesas de Capital.
Os investimentos realizados por meio do Orçamento Fiscal estão previstos em R$3.396,98 milhões, dos quais, 66%, ou seja, R$ 2.231,63 milhões destinam-se aos projetos estruturadores.
No âmbito dos Projetos Estruturadores estão garantidos recursos para a expansão no fornecimento de diversos bens e serviços, mantendo como característica da carteira de projetos, a alavacagem do desenvolvimento econômico e social do Estado nas suas diversas regiões. O total de recursos previstos para os estruturadores é de R$5.311,1 milhões, representando aumento de R$306 milhões em relação a 2009. Para 2010, cabe destaque para as seguintes áreas de resultado e ações:
Educação de Qualidade
Manutenção das 1.800 escolas do ensino integral, atendendo a mais de 100.000 alunos da rede estadual.
3.920 (100%) escolas estaduais adequadas aos padrões de infraestrutura, conectividade, mobiliário e equipamentos escolares.
462 (100%) dos prédios rurais das escolas estaduais de Minas Gerais atendidos com construção, reforma ou ampliação.
Protagonismo Juvenil
Ampliação do número de alunos atendidos pelo ensino profissional dentro da rede estadual de 102.594 previstos para 2009 para 115.000 em 2010.
Desenvolvimento do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri
Construção de 100 reservatórios (pequenos barramentos e bacias de captação).
Logística de Integração e Desenvolvimento
Recuperação de 3.620 km de rodovias, totalizando mais de 7.970 km de rodovias recuperadas pelo programa ProMG Pleno.
Rede de Cidades e Serviços
Conclusão de mais 77 acessos pavimentados a municípios, concluindo todos os 219 acessos sob responsabilidade do Governo de Minas.
Vida Saudável
Concessão de incentivo mensal do Projeto Saúde em Casa a 3.862 equipes do Programa Saúde da Família.
Implantação do Sistema Estadual de Transporte em Saúde em 5 microrregiões.
Defesa Social
Realização da 3ª Fase do Cinturão de Segurança Pública da PCMG.
Implantação do programa Olho Vivo em 10 municípios.
Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva
14.250 famílias beneficiadas com mudas e fertilizantes para a implantação de pomares, no âmbito do Programa Minas sem Fome.
Atendimento de 70 municípios pelo Projeto Travessia, com a atuação nas áreas de saneamento, saúde, educação, assistência social e renda.
Entrega de 3.000 unidades habitacionais pelo Programa Lares Habitação Popular.
Qualidade e Inovação na Gestão Pública
Conclusão das obras da Cidade Administrativa, reunindo 43 órgãos e entidades da Administração do Estado, gerando mais eficiência e economia para o Estado e conforto para os servidores e cidadãos.
Qualidade Fiscal
Consolidação e extensão do projeto de Gestão Estratégica de Suprimentos (GES), que, a partir de um diagnóstico das compras do Estado, prioriza e desenvolve as famílias de compras, gerando redução, com qualidade, dos gastos e contratações do Governo estadual, além do incentivo às políticas de compras públicas sustentáveis.
Investimento e Valor Agregado da Produção
Reestruturação de 6 unidades UAIs - Unidade de Atendimento Integrado.
Implantação de infra-estrutura rodoviária (18km) para o contorno norte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e o início de 2 voos semanais internacionais de carga e de passageiros.
Inovação, Tecnologia e Qualidade
Conclusão das obras e início das atividades dos Parques Tecnológicos de Belo Horizonte (BHTEC) e Itajubá (PARCTEC).
Qualidade Ambiental
Recuperação de 14.170 hectares por meio de ações de regeneração, enriquecimento, plantio e proteção.
Os valores destinados aos programas estruturadores para 2010 podem ser observados na tabela que se segue:
RECURSOS DESTINADOS AOS PROJETOS ESTRUTURADORES - 2010 |
||
R$1,00 |
||
Área Resultado |
Projeto Estruturador |
2010 |
DEFESA SOCIAL |
4 ATENDIMENTO ÀS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS |
77.160.007 |
5 AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE DEFESA SOCIAL |
25.027.000 |
|
20 EXPANSÃO, MODERNIZAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO SISTEMA PROFISSIONAL |
157.162.220 |
|
21 GESTÃO INTEGRADA DE AÇÕES E INFORMAÇÕES DE DEFESA SOCIAL |
155.197.000 |
|
34 PREVENÇÃO SOCIAL DA CRIMINALIDADE |
29.234.000 |
|
55 ESCOLA VIVA E COMUNIDADE ATIVA |
3.937.460 |
|
SUBTOTAL |
447.717.687 |
|
DESENVOLVIMENTO DO NORTE DE MINAS, JEQUITINHONHA, MUCURI E RIO DOCE |
1 ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REGIÃO DO NORTE DE MINAS, JEQUITINHONHA, MUCURI E RIO DOCE |
2.000.000 |
39 PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS E INSERÇÃO REGIONAL (INCLUSIVE AGRONEGÓCIO) |
181.350.000 |
|
59 CONVIVÊNCIA COM A SECA E INCLUSÃO PRODUTIVA |
22.802.000 |
|
SUBTOTAL |
206.152.000 |
|
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
14 DESEMPENHO E QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES |
8.223.560 |
19 ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL |
29.700.000 |
|
30 NOVOS PADRÕES DE GESTÃO E ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
227.170.743 |
|
51 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO E DAS ESCOLAS |
11.503.596 |
|
SUBTOTAL |
276.597.899 |
|
INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E QUALIDADE |
3 ARRANJOS PRODUTIVOS EM BIOTECNOLOGIA, BIOCOMBUSTÍVEIS, ELETROELETRÔNICOS E SOFTWARES |
35.970.784 |
42 REDE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ORIENTADA PELO MERCADO |
17.980.000 |
|
43 REDE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA |
22.599.216 |
|
50 CERTIFICA MINAS |
16.581.794 |
|
SUBTOTAL |
93.131.794 |
|
INVESTIMENTO E VALOR AGREGADO DA PRODUÇÃO |
13 DESCOMPLICAR - MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS |
63.710.380 |
24 INSERÇÃO COMPETITIVA DAS EMPRESAS MINEIRAS NO MERCADO INTERNACIONAL |
7.080.093 |
|
32 PARCERIAS PARA PROVISÃO DE SERVIÇOS DE INTERESSE PÚBLICO |
6.240.000 |
|
40 PROMOÇÃO E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS E DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DAS EMPRESAS-ÂNCORAS |
374.156.000 |
|
SUBTOTAL |
451.186.473 |
|
LOGÍSTICA DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO |
38 PROMG PLENO - PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO RODOVIÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS |
271.990.000 |
56 POTENCIALIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DA FRONTEIRA AGROINDUSTRIAL |
32.452.039 |
|
57 PROGRAMA DE AUMENTO DA CAPACIDADE E SEGURANÇA DOS CORREDORES DE TRANSPORTE |
36.850.000 |
|
SUBTOTAL |
341.292.039 |
|
PROTAGONISMO JUVENIL |
18 ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE |
126.238.000 |
27 MINAS OLÍMPICA |
66.436.075 |
|
33 POUPANÇA JOVEM |
75.000.000 |
|
37 PROMÉDIO - MELHORIA DA QUALIDADE E EFICIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO |
2.830.000 |
|
58 CENTRO DA JUVENTUDE DE MINAS GERAIS - PLUG MINAS |
17.700.000 |
|
SUBTOTAL |
288.204.075 |
|
QUALIDADE AMBIENTAL |
10 CONSERVAÇÃO DO CERRADO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA |
39.322.961 |
11 CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS |
12.827.130 |
|
45 RESÍDUOS SÓLIDOS |
8.254.648 |
|
46 REVITALIZAÇÃO DO RIO DAS VELHAS - META 2010 |
18.775.000 |
|
SUBTOTAL |
79.179.739 |
|
QUALIDADE E INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA |
6 CENTRO ADMINISTRATIVO |
238.878.450 |
8 CHOQUES SETORIAIS DE GESTÃO |
206.330.169 |
|
22 GOVERNO ELETRÔNICO |
12.800.000 |
|
SUBTOTAL |
458.008.619 |
|
QUALIDADE FISCAL |
17 EFICIÊNCIA TRIBUTÁRIA E SIMPLIFICAÇÃO |
37.878.678 |
29 FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL PARA MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO FISCAL |
32.000.000 |
|
41 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO GASTO SETORIAL |
4.111.000 |
|
SUBTOTAL |
73.989.678 |
|
REDE DE CIDADES E SERVIÇOS |
7 COPA DO MUNDO 2014 |
22.000.000 |
9 CIRCUITOS CULTURAIS DE MINAS GERAIS |
10.936.000 |
|
16 DESTINOS TURÍSTICOS ESTRATÉGICOS |
8.881.000 |
|
26 MINAS AVANÇA |
30.780.000 |
|
35 PROACESSO |
483.385.000 |
|
47 RMBH |
146.311.841 |
|
SUBTOTAL |
702.293.841 |
|
REDUÇÃO DA POBREZA E INCLUSÃO PRODUTIVA |
23 IMPLANTAÇÃO DO SUAS |
42.120.048 |
25 LARES GERAES |
108.177.258 |
|
28 MINAS SEM FOME |
8.760.000 |
|
36 PROJETO TRAVESSIA: ATUAÇÃO INTEGRADA EM ESPAÇOS DEFINIDOS DE CONCENTRAÇÃO DE POBREZA |
40.865.700 |
|
52 UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPO |
75.000.000 |
|
SUBTOTAL |
274.923.006 |
|
VIDA SAUDÁVEL |
44 REGIONALIZAÇÃO - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA |
1.237.034.613 |
48 SANEAMENTO BÁSICO: MAIS SAÚDE PARA TODOS |
17.080.501 |
|
49 SAÚDE EM CASA |
219.200.000 |
|
53 VIDA NO VALE - COPANOR |
80.121.413 |
|
54 VIVA VIDA |
65.000.000 |
|
SUBTOTAL |
1.618.436.527 |
|
TOTAL GERAL |
5.311.113.377 |
|
Fonte: Proposta Orçamentária 2010 |
Reserva de Contingência
Para o atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, conforme o disposto no inciso III do art. 5º da Lei Complementar nº 101, de 2000, estão orçados na Reserva de Contingência recursos da ordem de R$ 420,5 milhões a serem utilizados como fonte de recursos para a abertura de créditos adicionais.
Orçamento de Investimento das Empresas Controladas pelo Estado
O Estado realizará, através das suas empresas controladas, investimentos da ordem de R$5.245,1 milhões oriundos de recursos decorrentes de suas atividades e de operações de crédito contratadas diretamente pelas mesmas.
Os investimentos da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG –, da Cemig Distribuição S.A., da Cemig Geração e Transmissão S.A. e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA – representam 93,5% do total do orçamento de investimento, aplicando estes recursos em projetos de infraestrutura básica como geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, abastecimento d'água, sistema de esgoto e saneamento ambiental. As demais empresas respondem por 6,5% do Orçamento de Investimento de 2010.
Investimento por Empresa - 2010 |
|
R$1,00 |
|
EMPRESA |
VALOR |
CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. |
994.947.641 |
COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS |
1.352.070.684 |
CEMIG DISTRIBUIÇÃO S.A. |
1.494.031.516 |
COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS |
1.063.003.000 |
COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS |
170.442.055 |
COMPANHIA DE GÁS DE MINAS GERAIS |
108.496.728 |
DEMAIS EMPRESAS |
62.040.000 |
TOTAL |
5.245.031.624 |
São estas as considerações sobre a Proposta Orçamentária para o exercício de 2010 que submeto a vossa apreciação. Para análise e apreciação da estrutura geral da receita e da despesa do Orçamento Fiscal do Estado, encaminho juntamente a esta exposição de motivos o quadro consolidado da receita e da despesa fiscal para 2010.
Essas, as razões que me levam a submeter à elevada apreciação de Vossa Excelência, o presente projeto de lei.
Respeitosamente,
Renata Vilhena, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão.
Aqui entra demonstrativo consolidado