PL PROJETO DE LEI 3628/2009

PROJETO DE LEI Nº 3.628/2009

Dá a denominação de Guadalupe Antônio Cardozo à Rodovia MG- 275, no trecho que liga o Município de Rio Espera ao entroncamento do Município de Lamim.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1º - Fica denominada Guadalupe Antônio Cardozo a Rodovia MG-275, no trecho que liga o Município de Rio Espera ao entroncamento do Município de Lamim.

Art. 2° - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 18 de agosto de 2009.

Fábio Avelar

Justificação: Guadalupe Antônio Cardozo, filho de Francisco Bernardo Cardozo e de Maria Luíza Cardozo Neto, nasceu em 18/10/59, na cidade de Alto Rio Doce, onde iniciou seus estudos. Após concluir o ensino básico, transferiu-se para a cidade de Barbacena, onde ingressou na faculdade de Medicina, formando-se Clínico Geral em dezembro de 1987.

Trabalhou inicialmente na cidade de Lamim, e posteriormente desenvolveu suas atividades como médico na cidade de Rio Espera, onde atuou por 17 anos. Trabalhou também nas cidades de Jeceaba, Capela Nova, Cipotânea, Alto Rio Doce, Entre Rios de Minas e Conselheiro Lafaiete.

Médico carismático e extremamente popular, Dr. Antônio, como era chamado, logo conquistou a simpatia e a admiração da população de Rio Espera, cidade onde passou a residir. Casou-se com Alessandra Moreira Silveira, com quem teve dois filhos: Antônio Augusto Silveira Cardozo e Taynara Silveira Cardozo. Em função de sua personalidade carismática e generosa, humanista e solidária, lideranças políticas de Rio Espera o estimularam a candidatar-se a Prefeito Municipal. Foi eleito em 1996, assumindo o cargo em 1997, e reeleito em 2000 com expressiva votação, reassumindo a Prefeitura em 2001, com mandato até 2004.

Nos seus oito anos de mandato, Dr. Antônio desenvolveu trabalhos que deixaram marcas positivas no Município de Rio Espera, nas áreas de saúde, educação, lazer, turismo, obras, entre outras.

Dr. Antônio dedicou-se profunda e integralmente à administração e à medicina na cidade de Rio Espera, trabalhando com as portas de seu gabinete e de sua casa sempre abertas, procurando atender a todos aqueles que o procuravam como prefeito ou como médico.

Com o seu falecimento em 9/8/2009, a comunidade local solicita ao Parlamento mineiro que seja prestada esta justa homenagem ao Sr. Guadalupe Antônio Cardozo, pessoa íntegra, honesta, trabalhadora e que muito contribuiu para o progresso e engrandecimento de Rio Espera.

Para tanto, contamos com o apoio dos nobres pares à aprovação deste projeto de lei.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.