MSG MENSAGEM 284/2008
"MENSAGEM nº 284/2008*
Belo Horizonte, 29 de setembro de 2008.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembléia Legislativa,
Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência, para apreciação dessa egrégia Assembléia Legislativa, o projeto de lei da Proposta Orçamentária para o exercício de 2009, que contém o Orçamento Fiscal e o Orçamento de Investimento das Empresas Controladas pelo Estado.
O projeto de lei que ora apresento foi elaborado a partir do planejamento realizado pelos órgãos e entidades do governo do Estado no processo de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental 2008-2011, onde foram reprogramadas metas físicas de financeiras para o mesmo horizonte de quatro anos do plano original, agora 2009-2012, com o intuito de que o governo não perca a visão de médio prazo de suas políticas e, consequentemente, a desconexão com seu plano de longo prazo, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado. Dessa forma, a alocação de recursos no orçamento observou plenamente as estratégias contidas no planejamento de médio (PPAG) e longo prazo (PMDI), primando pela aderência de todos os instrumentos de planejamento dispostos pela Constituição do Estado de Minas Gerais.
Além da observância aos planos estaduais, a Proposta Orçamentária 2009 foi elaborada em obediência aos dispositivos constitucionais, ao previsto na Lei nº 17.710, de 8 de agosto 2008, às disposições constantes da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e à Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000.
Entre os valores apresentados na presente proposta, cabe destaque aos investimentos orçados para 2009, que privilegiaram os setores de saúde, educação, segurança pública e transporte, bem como os projetos estruturadores das demais áreas de resultado do Estado. O montante de investimentos e inversões propostos no Orçamento Fiscal superaram 5 bilhões de reais, valor superior em 139% à Lei Orçamentária de 2004. Se somados aos investimentos a serem realizados pelas empresas controladas pelo Estado, este valor chega a quase 11 bilhões de reais, 107% superior ao valor apresentado em 2004.
Os principais valores constantes desta Proposta estão detalhados na Exposição de Motivos da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, que acompanha o presente projeto de lei.
Aécio Neves, Governador do Estado.
Belo Horizonte, 30 de setembro de 2008.
Excelentíssimo Senhor Governador,
Tendo em vista o disposto no arts. 153 e 157 da Constituição do Estado, submeto à apreciação de Vossa Excelência a Proposta Orçamentária para o exercício de 2009, que compreende o Orçamento Fiscal e o Orçamento de Investimento das Empresas Controladas pelo Estado.
O presente projeto de lei foi elaborado em observância aos dispositivos constitucionais e às diretrizes orçamentárias para o próximo exercício, aprovados na forma da Lei nº 17.710, de 8 de agosto de 2008, bem como às disposições da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964 e da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, que fixa normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
A proposta foi elaborada em consonância com a Revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG - 2009-2011 e com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI -, de forma a assegurar o alinhamento estratégico do Governo do Estado, especialmente em relação às diretrizes de qualidade fiscal, com destaque para a redução da participação da despesa em relação ao PIB, economia com atividades-meio; economia com custos unitários de serviços estratégicos; incremento da arrecadação de ICMS necessária ao cumprimento do equilíbrio fiscal; e acréscimo da participação dos estruturadores no total do orçamento em 2009 que chegou a 13%, superando a meta fixada para 2011 (12%).
A seguir, apresento de forma breve os valores agregados para a receita e despesa estadual, encaminhados nesta Proposta:
Orçamento Fiscal
O Orçamento Fiscal do Estado proposto para 2009 estima a receita e fixa despesa em R$38.978.230.513,00 (trinta e oito bilhões, novecentos e setenta e oito milhões, duzentos e trinta mil, quinhentos e treze reais).
Receita
Do total da receita fiscal prevista para o exercício de 2009, 94% corresponde às receitas correntes e 6% às receitas de capital. Entre as receitas correntes, cabe o destaque à receita tributária que participa com 67%¹ da sua estimativa e entre as receitas de capital a maior participação refere-se às receitas de operação de crédito com 61%.
Como principal receita estadual, permanece o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS - que tem receita estimada em R$23.641,8 milhões de reais, representando 84% da receita tributária.
Um quadro resumido da estimativa da receita para 2009 pode ser observado abaixo:
Receita por Categoria Econômica - 2009
As Receitas de Capital somam R$2.413,9 milhões, sendo que as receitas provenientes de operações de crédito, transferências de convênios e amortizações de empréstimos são os principais componentes deste item, respondendo por 98% do total de recursos. As receitas de operações de crédito, comparadas a 2004, cresceram 570%, que, de um lado, viabilizam os principais investimentos do governo e, de outro, demonstram a solidez da gestão fiscal que adotamos.
Despesa
A despesa total constante da proposta orçamentária para o exercício de 2009 foi fixada em R$38.9878,2 milhões, sendo 84% despesas correntes, 15% despesas de capital e 1,0% destinado à Reserva de Contingência.
Com maior representatividade no orçamento, encontram-se as despesas de pessoal e encargos sociais correspondendo a 40% do total da despesa fiscal e 48% das despesas correntes. A previsão da despesa de pessoal do poder executivo no valor de R$12.366,3 milhões observa o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, representando 46,03% da receita corrente líquida. Em seguida, encontram-se as outras despesas correntes e as transferências constitucionais aos municípios com participação de 23% e 22% da despesa corrente, respectivamente. Como as Transferências a Municípios são decorrentes de determinação constitucional e são constituídas de parcelas do ICMS, do IPVA, do IPI, da CIDE e da Dívida Ativa e Multas e Juros de Mora do ICMS e IPVA, o repasse variará de acordo com as estimativas para estes tributos. Para 2009, serão transferidos para os municípios a título de transferências obrigatórias R$7.200,6 milhões.
Despesa por Categoria Econômica e Grupo de Despesa – 2009
Os Investimentos e as Inversões Financeiras, no montante de R$5.151,7 milhões, representam 88% das Despesas de Capital, e destinam-se, basicamente, aos setores de transporte, saúde, segurança pública e educação. Somados aos investimentos das empresas controladas pelo Estado, chega-se ao valor de R$10.974,9 milhões em investimentos previstos para 2009.
Os investimentos realizados por meio do Orçamento Fiscal estão previstos em R$3.880,6 milhões, dos quais, 66% destinam-se aos projetos estruturadores, crescimento de 40% em relação a 2007 e 157% (R$2.371,4 milhões) quando comparado a 2004.
Sobre a despesa para 2009, vale ressaltar que os gastos com serviços e ações de saúde foram orçados de forma a contemplar, antecipadamente, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29/2000, em tramitação no Congresso Nacional. Neste sentido, os recursos alocados no sistema estadual de saúde, especialmente no Fundo Estadual de Saúde, cresceram quase R$600 milhões (39%) em relação ao orçamento inicial de 2008.
No âmbito dos Projetos Estruturadores estão garantidos recursos para a expansão no fornecimento de diversos bens e serviços, mantendo como característica da carteira de projetos, a alavacagem do desenvolvimento econômico e social do Estado nas suas diversas regiões. O total de recursos previstos para os estruturadores é de R$4.969,2 milhões, representando aumento de R$824,2 milhões em relação a 2008. Para 2009, cabe destaque para as seguintes áreas de resultado e ações:
Educação de Qualidade
Ampliação do fornecimento de merenda escolar aos alunos do ensino integral, passando de 89.000 alunos em 2006 para 130.000 alunos em 2009.
Construção e reforma de 462 escolas rurais.
Melhoria na infra-estrutura de 2060 escolas do ensino fundamental e 1860 do ensino médio.
Protagonismo Juvenil
Ampliação do número de formandos no ensino profissional dentro da rede estadual de 43.143 previstos para 2008 para 57.058 em 2009.
Merenda para 250.000 alunos do ensino médio noturno, ressaltando que até 2006 nenhum aluno recebia este benefício.
Atendimento de mais 8.971 alunos no Programa Poupança Jovem, atingindo o total de 21.971 mil alunos no Programa.
Inauguração do Centro da Juventude com a implantação de 3 módulos de atividades de formação para jovens.
Desenvolvimento do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri
Integração de mais 180.000 alunos à série adequada à sua idade dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, totalizando 250.000, desde o início deste programa em 2008.
Logística de Integração e Desenvolvimento
Recuperação de mais 2.693km de rodovias, totalizando mais de 5.000km de rodovias recuperadas pelo programa ProMG Pleno, o equivalente a aproximadamente 31% da malha rodoviária estadual.
Rede de Cidades e Serviços
Conclusão de mais 31 acessos pavimentados a municípios, atingindo 98% dos municípios mineiros por meio do Pró-Acesso.
Vida Saudável
Concessão de incentivo mensal do Projeto Saúde em Casa a 3.700 equipes do Programa Saúde da Família.
Defesa Social
Inauguração das Unidades Prisionais de Itajubá, Pouso Alegre, Oliveira e anexos das unidades de Patrocínio, Uberaba e Penitenciária Industrial Estevão Pinto - PIEP -, em Belo Horizonte, disponibilizando um total de 1.552 novas vagas.
Monitoramento de 800 presos através de tornozeleiras eletrônicas.
Implantação 4 núcleos novos do programa FICA VIVO - Controle de homicídios na faixa etária de 12 a 24 anos.
Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva
Expansão de 5 para 33 novos municípios atendidos pelo Projeto Travessia, com a atuação nas áreas de saneamento, saúde, educação, assistência social e renda.
Qualificação de 9.165 trabalhadores no programa usina do trabalho.
Implantação de 65 novos centros de referência em assistência social – CRAS.
Qualidade e Inovação na Gestão Pública
Conclusão da trincheira de acesso ao Centro Administrativo.
Investimento e Valor Agregado da Produção
Funcionamento pleno do Aeroporto Industrial em Confins (Aeroporto Internacional Tancredo Neves) com construção do espaço destinado a instalações de empresas, colocando em prática o conceito de plataforma logística.
Implantação de infra-estrutura rodoviária (18km) para o contorno norte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e o início de 2 vôos semanais internacionais de carga e de passageiros.
Inovação, Tecnologia e Qualidade
Implantação de 2 parques tecnológicos com instalação de 10 empreendimentos e 15 laboratórios mineiros de calibração, metrologia e normalização de produtos.
Os valores destinados aos programas estruturadores para 2009 podem ser observados na tabela que se segue:
Reserva de Contingência
Para o atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, conforme o disposto no inciso III do art. 5º da Lei Complementar nº 101, de 2000, estão orçados na Reserva de Contingência recursos da ordem de R$365,2 milhões a serem utilizados como fonte de recursos para a abertura de créditos adicionais.
Orçamento de Investimento das Empresas Controladas pelo Estado
O Governo do Estado de Minas Gerais realizará por meio de suas empresas controladas investimentos de R$5.823,1 milhões a serem financiados basicamente com recursos de arrecadação própria (69%) e com recursos de operações de crédito (29%).
Investimento por Empresa – 2009
Os maiores investimentos a serem realizados pelas empresas controladas pelo governo estadual serão realizados pela CEMIG Geração e Transmissão S.A., Companhia Energética de Minas Gerais, pela CEMIG Distribuição S.A., pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e Companhia de Gás de Minas Gerais, que juntas respondem por 99% do Orçamento de Investimento das Empresas Controladas pelo Estado.
São estas as considerações sobre a Proposta Orçamentária para o exercício de 2009 que submeto a Vossa apreciação. Para análise e apreciação da estrutura geral da receita e da despesa do Orçamento Fiscal do Estado, encaminho juntamente a esta exposição de motivos o quadro consolidado da receita e da despesa fiscal para 2009.
Essas, as razões que me levam a submeter à elevada apreciação de Vossa Excelência, o presente projeto de lei.
Respeitosamente,
Renata Vilhena, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão.
¹ Foram descontadas as deduções para formação do FUNDEB para as receitas correntes e tributárias.
DEMONSTRATIVO CONSOLIDADO - ORÇAMENTO FISCAL |
|||||||||||||
EXERCÍCIO: 2009 |
Em R$1,00 |
||||||||||||
RECEITA ORCAMENTÁRIA |
ORDINÁRIA |
% PART |
VINCULADA |
% PART |
TOTAL |
% PART |
DESPESA ORCAMENTÁRIA |
ORDINÁRIA |
% PART |
VINCULADA |
% PART |
TOTAL |
% PART |
RECEITAS CORRENTES |
19.696.509.386 |
99,98 |
21.232.295.669 |
110,14 |
40.928.805.055 |
105,00 |
DESPESAS CORRENTES |
15.888.881.763 |
85,77 |
16.877.615.344 |
82,52 |
32.766.497.107 |
84,06 |
RECEITA TRIBUTÁRIA |
16.484.702.383 |
83,68 |
11.693.231.335 |
60,66 |
28.177.933.718 |
72,29 |
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS |
10.341.649.967 |
55,83 |
5.307.025.453 |
25,95 |
15.648.675.420 |
40,15 |
IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE |
1.333.665.044 |
6,77 |
0,00 |
1.333.665.044 |
3,42 |
EXECUTIVO |
7.494.526.129 |
40,46 |
4.871.784.650 |
23,82 |
12.366.310.779 |
31,73 |
|
IPVA |
790.761.870 |
4,01 |
1.186.142.806 |
6,15 |
1.976.904.676 |
5,07 |
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
4.550.818.919 |
24,57 |
3.431.957.674 |
16,78 |
7.982.776.593 |
20,48 |
ITCD |
99.353.626 |
0,50 |
24.838.407 |
0,13 |
124.192.033 |
0,32 |
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA |
2.943.707.210 |
15,89 |
1.439.826.976 |
7,04 |
4.383.534.186 |
11,25 |
ICMS |
14.185.128.240 |
72,01 |
9.456.752.160 |
49,05 |
23.641.880.400 |
60,65 |
AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES |
754.764.737 |
4,07 |
273.898.818 |
1,34 |
1.028.663.555 |
2,64 |
TAXAS |
75.793.603 |
0,38 |
1.025.497.962 |
5,32 |
1.101.291.565 |
2,83 |
EMPRESAS ESTATAIS DEPENDENTES |
161.146.586 |
0,87 |
30.729.765 |
0,15 |
191.876.351 |
0,49 |
RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES |
0,00 |
1.425.750.877 |
7,40 |
1.425.750.877 |
3,66 |
FUNDOS |
2.027.795.887 |
10,95 |
1.135.198.393 |
5,55 |
3.162.994.280 |
8,11 |
|
CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS |
0,00 |
1.425.750.877 |
7,40 |
1.425.750.877 |
3,66 |
OUTROS PODERES |
2.847.123.838 |
15,37 |
435.240.803 |
2,13 |
3.282.364.641 |
8,42 |
|
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
2.847.123.838 |
15,37 |
434.526.453 |
2,12 |
3.281.650.291 |
8,42 |
|||||||
TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO |
2.237.653.578 |
11,36 |
2.332.854.067 |
12,10 |
4.570.507.645 |
11,73 |
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA |
0,00 |
714.350 |
0,00 |
714.350 |
0,00 |
|
FPE |
1.668.619.708 |
8,47 |
417.154.927 |
2,16 |
2.085.774.635 |
5,35 |
AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES |
0,00 |
714.350 |
0,00 |
714.350 |
0,00 |
|
FUNDO EXPORTAÇÃO |
294.533.480 |
1,50 |
196.355.653 |
1,02 |
490.889.133 |
1,26 |
JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA |
2.341.258.904 |
12,64 |
3.146.000 |
0,02 |
2.344.404.904 |
6,01 |
QESE - SALÁRIO EDUCAÇÃO |
0,00 |
338.831.537 |
1,76 |
338.831.537 |
0,87 |
EXECUTIVO |
2.341.258.904 |
12,64 |
3.146.000 |
0,02 |
2.344.404.904 |
6,01 |
|
LEI COMPLEMENTAR Nº 87/96 |
150.978.438 |
0,77 |
37.744.610 |
0,20 |
188.723.048 |
0,48 |
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
2.341.258.904 |
12,64 |
3.146.000 |
0,02 |
2.344.404.904 |
6,01 |
TRANSFERÊNCIAS SUS |
0,00 |
826.107.516 |
4,29 |
826.107.516 |
2,12 |
OUTRAS DESPESAS CORRENTES |
3.205.972.892 |
17,31 |
4.366.819.678 |
21,35 |
7.572.792.570 |
19,43 |
|
COTA-PARTE DA CIDE |
0,00 |
146.830.235 |
0,76 |
146.830.235 |
0,38 |
EXECUTIVO |
2.884.878.468 |
15,57 |
4.096.993.504 |
20,03 |
6.981.871.972 |
17,91 |
|
COTA -PARTE DA COMP. FINANCEIRA - RECURSOS HÍDRICOS |
0,00 |
151.109.429 |
0,78 |
151.109.429 |
0,39 |
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
1.386.389.845 |
7,48 |
1.213.256.425 |
5,93 |
2.599.646.270 |
6,67 |
|
COTA -PARTE DA COMP. FINANCEIRA - RECURSOS MINERAIS |
0,00 |
85.333.771 |
0,44 |
85.333.771 |
0,22 |
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA |
1.498.488.623 |
8,09 |
2.883.737.079 |
14,10 |
4.382.225.702 |
11,24 |
|
COTA -PARTE ROYALTIES - COMP. FINANC. - PROD. DE PETRÓLEO |
0,00 |
6.538.061 |
0,03 |
6.538.061 |
0,02 |
AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES |
223.265.014 |
1,21 |
1.787.450.669 |
8,74 |
2.010.715.683 |
5,16 |
|
OURAS TRANSFERÊNCIAS DA UNIÀO |
123.521.952 |
0,63 |
126.848.328 |
0,66 |
250.370.280 |
0,64 |
EMPRESAS ESTATAIS DEPENDENTES |
7.380.000 |
0,04 |
43.424.120 |
0,21 |
50.804.120 |
0,13 |
TRANSFERÊNCIAS MULTIGOVERNAMENTAIS |
0,00 |
4.118.055.891 |
21,36 |
4.118.055.891 |
10,57 |
FUNDOS |
1.267.843.609 |
6,84 |
1.052.862.290 |
5,15 |
2.320.705.899 |
5,95 |
|
OUTRAS TRANSFERÊNCIAS |
0,00 |
19.228.567 |
0,10 |
19.228.567 |
0,05 |
OUTROS PODERES |
321.094.424 |
1,73 |
269.826.174 |
1,32 |
590.920.598 |
1,52 |
|
TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS |
0,00 |
206.443.902 |
1,07 |
206.443.902 |
0,53 |
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
321.094.424 |
1,73 |
206.382.871 |
1,01 |
527.477.295 |
1,35 |
|
OUTRAS RECEITAS CORRENTES |
974.153.425 |
4,94 |
1.436.731.030 |
7,45 |
1.488.722.366 |
3,82 |
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA |
0,00 |
63.443.303 |
0,31 |
63.443.303 |
0,16 |
|
RECEITA PATRIMONIAL |
609.659.991 |
3,09 |
299.730.359 |
1,55 |
909.390.350 |
2,33 |
AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES |
0,00 |
39.822.303 |
0,19 |
39.822.303 |
0,10 |
|
RECEITA AGROPECUÁRIA |
0,00 |
5.181.193 |
0,03 |
5.181.193 |
0,01 |
FUNDOS |
0,00 |
23.621.000 |
0,12 |
23.621.000 |
0,06 |
||
RECEITA INDUSTRIAL |
0,00 |
128.279.241 |
0,67 |
128.279.241 |
0,33 |
REC. CONSTITUCIONAIS VINC. MUNICÍPIOS |
0,00 |
7.200.624.213 |
35,20 |
7.200.624.213 |
18,47 |
||
RECEITA DE SERVIÇOS |
0,00 |
445.871.582 |
2,31 |
445.871.582 |
1,14 |
||||||||
MULTAS E JUROS DE MORA |
223.495.879 |
1,13 |
334.060.985 |
1,73 |
557.556.864 |
1,43 |
DESPESAS DE CAPITAL |
2.270.305.207 |
12,26 |
3.576.201.146 |
17,48 |
5.846.506.353 |
15,00 |
INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES |
13.681.139 |
0,07 |
26.340.863 |
0,14 |
40.022.002 |
0,10 |
INVESTIMENTOS |
1.639.455.907 |
8,85 |
2.241.146.424 |
10,96 |
3.880.602.331 |
9,96 |
DÍVIDA ATIVA |
120.315.589 |
0,61 |
114.465.127 |
0,59 |
234.780.716 |
0,60 |
EXECUTIVO |
1.610.798.907 |
8,70 |
2.119.004.312 |
10,36 |
3.729.803.219 |
9,57 |
RECEITAS DIVERSAS |
7.000.827 |
0,04 |
82.801.680 |
0,43 |
89.802.507 |
0,23 |
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
423.166.434 |
2,28 |
938.111.654 |
4,59 |
1.361.278.088 |
3,49 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA |
1.187.632.473 |
6,41 |
1.180.892.658 |
5,77 |
2.368.525.131 |
6,08 |
||||
RECEITAS DE CAPITAL |
3.657.681 |
0,02 |
2.410.310.800 |
12,50 |
2.413.968.481 |
6,19 |
AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES |
684.032.473 |
3,69 |
1.021.281.316 |
4,99 |
1.705.313.789 |
4,38 |
EMPRESAS ESTATAIS DEPENDENTES |
3.544.000 |
0,02 |
6.758.115 |
0,03 |
10.302.115 |
0,03 |
|||||||
OPERAÇÕES DE CRÉDITO |
0,00 |
1.464.068.117 |
7,59 |
1.464.068.117 |
3,76 |
FUNDOS |
500.056.000 |
2,70 |
152.853.227 |
0,75 |
652.909.227 |
1,68 |
|
INTERNA |
0,00 |
86.092.902 |
0,45 |
86.092.902 |
0,22 |
OUTROS PODERES |
28.657.000 |
0,15 |
122.142.112 |
0,60 |
150.799.112 |
0,39 |
|
EXTERNA |
0,00 |
1.377.975.215 |
7,15 |
1.377.975.215 |
3,54 |
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
28.657.000 |
0,15 |
109.255.112 |
0,53 |
137.912.112 |
0,35 |
|
ALIENAÇÃO DE BENS |
0,00 |
14.157.843 |
0,07 |
14.157.843 |
0,04 |
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA |
0,00 |
12.887.000 |
0,06 |
12.887.000 |
0,03 |
||
AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS |
3.657.681 |
0,02 |
449.139.852 |
2,33 |
452.797.533 |
1,16 |
AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES |
0,00 |
10.000.000 |
0,05 |
10.000.000 |
0,03 |
|
TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS |
0,00 |
447.446.408 |
2,32 |
447.446.408 |
1,15 |
FUNDOS |
0,00 |
2.887.000 |
0,01 |
2.887.000 |
0,01 |
||
OUTRAS TRANSFERÊNCIAS |
0,00 |
16.080.322 |
0,08 |
16.080.322 |
0,04 |
INVERSÕES FINANCEIRAS |
138.087.000 |
0,75 |
1.133.054.722 |
5,54 |
1.271.141.722 |
3,26 |
|
OUTRAS RECEITAS |
0,00 |
19.418.258 |
0,10 |
19.418.258 |
0,05 |
EXECUTIVO |
128.134.000 |
0,69 |
1.115.609.724 |
5,45 |
1.243.743.724 |
3,19 |
|
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
21.972.000 |
0,12 |
1.501.000 |
0,01 |
23.473.000 |
0,06 |
|||||||
DEDUÇÕES DA RECEITA CORRENTE |
0,00 |
-4.364.543.023 |
-22,64 |
-4.364.543.023 |
-11,20 |
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA |
106.162.000 |
0,57 |
1.114.108.724 |
5,45 |
1.220.270.724 |
3,13 |
|
ICMS |
0,00 |
-3.546.282.060 |
-18,40 |
-3.546.282.060 |
-9,10 |
AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES |
0,00 |
8.899.456 |
0,04 |
8.899.456 |
0,02 |
||
FPE |
0,00 |
-417.154.927 |
-2,16 |
-417.154.927 |
-1,07 |
EMPRESAS CONTROLADAS |
10.000 |
0,00 |
32.692.000 |
0,16 |
32.702.000 |
0,08 |
|
IPI |
0,00 |
-73.633.370 |
-0,38 |
-73.633.370 |
-0,19 |
FUNDOS |
106.152.000 |
0,57 |
1.072.517.268 |
5,24 |
1.178.669.268 |
3,02 |
|
ICMS - DESONERAÇÃO - LEI COMPLEMENTAR 87/96 |
0,00 |
-37.744.610 |
-0,20 |
-37.744.610 |
-0,10 |
OUTROS PODERES |
9.953.000 |
0,05 |
17.444.998 |
0,09 |
27.397.998 |
0,07 |
|
MULTAS DO ICMS |
0,00 |
-28.988.182 |
-0,15 |
-28.988.182 |
-0,07 |
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
9.953.000 |
0,05 |
0,00 |
9.953.000 |
0,03 |
||
DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA ICMS |
0,00 |
-26.853.805 |
-0,14 |
-26.853.805 |
-0,07 |
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA |
0,00 |
17.444.998 |
0,09 |
17.444.998 |
0,04 |
||
IPVA |
0,00 |
-197.690.468 |
-1,03 |
-197.690.468 |
-0,51 |
AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES |
0,00 |
13.444.998 |
0,07 |
13.444.998 |
0,03 |
||
ITCD |
0,00 |
-24.838.407 |
-0,13 |
-24.838.407 |
-0,06 |
FUNDOS |
0,00 |
4.000.000 |
0,02 |
4.000.000 |
0,01 |
||
MULTAS DO ITCD |
0,00 |
-1.433.164 |
-0,01 |
-1.433.164 |
0,00 |
AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA |
492.762.300 |
2,66 |
202.000.000 |
0,99 |
694.762.300 |
1,78 |
|
MULTAS DO IPVA |
0,00 |
-9.767.824 |
-0,05 |
-9.767.824 |
-0,03 |
EXECUTIVO |
492.762.300 |
2,66 |
202.000.000 |
0,99 |
694.762.300 |
1,78 |
|
DÍVIDA ATIVA DO IPVA |
0,00 |
-72.567 |
0,00 |
-72.567 |
0,00 |
ADMINISTRAÇÃO DIRETA |
492.762.300 |
2,66 |
202.000.000 |
0,99 |
694.762.300 |
1,78 |
|
DÍVIDA ATIVA DO ITCD |
0,00 |
-83.639 |
0,00 |
-83.639 |
0,00 |
RESERVA DE CONTINGÊNCIA |
365.227.053 |
1,97 |
0,00 |
365.227.053 |
0,94 |
||
TOTAL DA RECEITA FISCAL |
19.700.167.067 |
100,00 |
19.278.063.446 |
100,00 |
38.978.230.513 |
100,00 |
TOTAL DA DESPESA FISCAL |
18.524.414.023 |
100,00 |
20.453.816.490 |
100,00 |
38.978.230.513 |
100,00 |
TOTAL DA RECEITA INTRA-ORÇAMENTÁRIA |
1.881.214.144 |
1.881.214.144 |
TOTAL DA DESPESA - MODALIDADE 91 |
1.175.753.044 |
705.461.100 |
1.881.214.144 |
|||||||
Obs.: O desequilíbrio entre a Receita e a Despesa Fiscal dos recursos ordinários e vinculados deve-se à aplicação das portarias interministeriais STN/SOF nºs 688/2005 e 338/2006. |