PL PROJETO DE LEI 2205/2002

PROJETO DE LEI Nº 2.205/2002

Dá nova denominação à Escola Estadual de Heliodora, localizada no Município de Heliodora.

A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1º - Passa a denominar-se Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela a Escola Estadual de Heliodora, localizada no Município de Heliodora.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário, especialmente a Lei nº 3.613, de 30 de novembro de 1965.

Sala das Reuniões, de junho de 2002.

Dalmo Ribeiro Silva

Justificação: A proposta de se alterar a denominação da Escola Estadual de Heliodora para Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela atende aos anseios não só do corpo docente e do discente, como também da comunidade. A razão dessa vontade se torna clara ao se tomar conhecimento da história de tão ilustre figura que se pretende homenagear.

Celso Vieira Vilela nasceu em 7/10/13, iniciou ainda cedo suas atividades políticas, inauguradas na luta pela emancipação de Heliodora. Nesse primeiro embate, logrou êxito, e, por meio da Lei Estadual nº 843, de 1948, Heliodora se tornou município. Celso, então, foi eleito o primeiro Prefeito de sua querida terra e teve de enfrentar novo desafio, qual seja o de devolver ao município o nome de Heliodora, que havia sido mudado. Também nessa empreitada foi vitorioso.

Como Chefe do Executivo Municipal, esmerou-se por dotar o município de uma infra-estrutura mínima. Seu trabalho arrojado e destemido o credenciou a exercer o cargo por três mandatos. Todo esse tempo, o Prefeito Celso nunca se descurou dos elementos essenciais para a formação de uma sociedade justa, quais sejam saúde e educação. Na verdade, ele via no ensino o futuro do município. Foi com esse espírito que criou o Grupo Escolar, fundou e construiu, em parceria com a CNEC, o Ginásio. Com o mesmo empenho, construiu o Hospital, expandiu a distribuição de água e instalou o sistema de esgoto. Também fruto do seu idealismo, Heliodora teve instalado um pioneiro sistema de telefonia.

Homem incansável, foi industrial, comerciante, produtor rural e pecuarista. Verdadeiro humanista, fez da solidariedade sua característica marcante. Com muito amor e dedicação, criou todos os filhos, não descuidando da boa formação de todos eles. Esse exemplo de coragem e determinação ausentou-se de nós em 17/3/92, legando ao povo de Heliodora a marca da dignidade e da honradez.

Sem dúvida, a apresentação e a aprovação desta proposta acatam a vontade da população de Heliodora, que, por esse ato, entende formular justa homenagem a Celso Vieira Vilela. Por essas razões, espero contar com o apoio dos nobres pares à aprovação desta proposta.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Educação, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.