Pronunciamentos

DEPUTADO TADEU LEITE (MDB), presidente

Discurso

Entrega do Título de Cidadã Honorária do Estado de Minas Gerais à deputada Lohanna Souza França Moreira de Oliveira.
Reunião 6ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/04/2025
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 5509 de 2024
RQN 10310 de 2025

Normas citadas RAL nº 5622, de 2024

6ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/4/2025

Palavras do presidente (deputado Tadeu Leite)

O meu boa-noite a todas e todos. Quero iniciar pedindo desculpas a vocês, pois algumas pessoas estão em pé aqui, dentro do Plenário, visto que não houve cadeiras suficientes para todos nós. Nós temos as galerias, é bem verdade, mas, levando em conta a importância desta noite e o fato de todos desejarem ficar próximos da nossa homenageada, e com justiça, obviamente não couberam todos no nosso Plenário. Mas o importante é nós estarmos aqui hoje confraternizando e, mais do que isso, concedendo esse título à nossa querida amiga Lohanna. Todos que a conhecem – aqui vocês a conhecem tão bem ou até mais do que eu – sabem que por onde ela passa encanta a todos e deixa o seu trabalho para todos nós.

Então, inicio minhas palavras cumprimentando a nossa homenageada, deputada e querida amiga Lohanna França, e, em nome dela, cumprimento todos os seus amigos e familiares que se fazem presentes nesta noite festiva e a minha amiga deputada Beatriz Cerqueira, uma das deputadas mais preparadas que nós temos nesta Casa e que obviamente traz hoje esta homenagem à nossa deputada Lohanna. Eu falava agora com a deputada Beatriz: “Bia, você obteve votos em praticamente todos os municípios do Estado de Minas Gerais. Então, com legitimidade, você concede, em nome de todo o povo mineiro, esse título de Cidadania Honorária à Lohanna”. Esta homenagem é capitaneada pela deputada Beatriz, mas, claro, ela está representando os 77 parlamentares, todos os deputados e deputadas desta Casa.

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os colegas que se fazem presentes: o deputado Ulysses Gomes, que esteve aqui; a deputada Bella Gonçalves; o deputado Betinho Pinto Coelho; e o deputado Doutor Jean. É muito bom tê-los aqui, nesta noite festiva. Cumprimento o querido amigo Dr. Hugo Barros, procurador-geral de justiça adjunto institucional, representando o amigo Paulo de Tarso, procurador-geral de justiça – leve a ele o meu abraço; o nosso querido desembargador Ronaldo Claret de Moraes, representando o amigo Luiz Carlos, presidente do Tribunal de Justiça; o desembargador Carlos Henrique, eleito corregedor do TRE, representando aquele tribunal. Parabéns! Leve o meu abraço a todos do nosso tribunal. Cumprimento ainda a nossa secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, servidora desta Casa, que hoje está tendo a oportunidade de fazer seu trabalho à frente de uma secretaria tão importante do Estado – ela está representando o governo do Estado neste ato. Quero mandar um abraço a todos os amigos e a todas as amigas, através do ex-procurador-geral de justiça Jarbas Soares, que se faz presente, um querido amigo e conterrâneo. É bom revê-lo e tê-lo mais uma vez neste Parlamento.

Minhas senhoras, meus senhores, bombeiros, policiais militares, policiais civis, enfim, todos os presentes, entre as várias atividades humanas, uma das mais exigentes e repletas de desafios é o exercício da vida pública. Sem dúvida, essa é também uma função gratificante por nos permitir servir à sociedade e por nos dar a oportunidade de mudar para melhor a vida de tantas pessoas. Professora, nascida em uma família de outros professores, fotógrafos e advogados, Lohanna não pensava que, ao se dedicar ao voluntariado ou integrar os movimentos estudantis e cristãos, estaria trilhando os primeiros passos da sua participação cidadã que a conduziriam até aqui.

Movida pelo espírito de educadora e pela personalidade aguerrida, não demorou muito para que sua jornada cotidiana fizesse seu coração entender que cada escolha política que fazemos é uma decisão pelo tipo de sociedade que queremos. E daí nasceu o desejo de contribuir, de maneira mais efetiva, nesse projeto. Eleita a vereadora mais jovem de Divinópolis, conquistou ainda a marca de votação histórica e assumiu a luta por uma maior representatividade da sua região nos espaços de poder. E, sim, podemos dizer “sua região” não só pelo vínculo afetivo, familiar e profissional, mas especialmente por terem sido Itaúna e Divinópolis sua casa e sua razão de ser desde os primeiros anos de sua vida, razão pela qual o título que hoje esta Casa lhe concede, a pedido da nossa querida amiga deputada Beatriz Cerqueira, vem para atestar o seu pertencimento a Minas e aos Gerais e coroar a sua identificação com os mineiros e mineiras.

Deputada Lohanna, você é uma daquelas raras pessoas em quem a maturidade e a sabedoria são mais fortes do que o tempo e já se manifestam plenas. Além de ser uma das mais jovens parlamentares desta Casa, tem uma notável capacidade para agir e uma incansável disposição para dialogar, como a querida deputada Beatriz disse mais cedo. Graças a essas virtudes, é representante autêntica de uma valorosa tradição muito presente em Minas: a tradição das mulheres que possuem “a estranha mania de ter fé na vida”, segundo nos ensina a canção imortal de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Sua trajetória na vida pública, tanto na Câmara Municipal de Divinópolis, como aqui, nesta Casa, já é coroada de vitórias e evidencia um imenso potencial para uma carreira política cada vez mais brilhante. Além disso, sua dedicação às causas que lhe são mais caras e que afetam diretamente a vida de nossa gente é mais uma prova incontestável de sua genuína mineiridade.

Como líder da Bancada Feminina desta Casa, que reúne o maior número de parlamentares mulheres de toda a história da Assembleia, tem manifestado uma habilidade admirável para construir consensos e fazer avançar o debate em áreas fundamentais, como a educação, a cultura e o meio ambiente. Com isso, tem contribuído imensamente com a efetivação dos direitos das mulheres, dos jovens, dos trabalhadores, entre outros segmentos de toda a nossa sociedade.

Senhoras, senhores, amigos e amigas, ao conferirmos à deputada Lohanna o título de Cidadã Honorária de Minas Gerais, estamos simplesmente formalizando, de pleno direito, uma situação que já se verifica de fato. Usando suas próprias palavras, pertencer ao povo mineiro não é sobre se encaixar, é sobre abrir caminho. Abrir caminho para os desejos do seu coração e para a realização do seu projeto maior, que é o exercício da política em sua definição mais aristotélica, que não se define como a arte de dominar, mas, sim, como a arte de fazer justiça.

Reiteramos, nesta ocasião festiva, os nossos votos de pleno sucesso a você e a todos aqueles e aquelas que lhe são queridos – familiares, amigos, colegas e colaboradores. Receba, querida amiga, os meus cumprimentos e de todos os parlamentares desta Casa, e saiba que tenho orgulho de poder chamá-la não só de colega e amiga deputada, mas, especialmente, e talvez este seja o mais importante, de querida amiga. Somos honrados em contar com a sua companhia nesta caminhada, com os olhos postos no futuro, para melhor servir o nosso querido povo mineiro.

Parabéns, minha amiga. Viva a nossa mais nova cidadã mineira, deputada Lohanna França. Parabéns a todos. Um grande abraço.