DEPUTADO BETINHO PINTO COELHO (PV), presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/04/2025
Página 11, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 9982 de 2025
5ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 31/3/2025
Palavras do presidente (deputado Betinho Pinto Coelho)
Boa noite a todos. Quero começar cumprimentando a Sra. Sara Felix, diretora-presidente da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais – Affemg –, e estendo o cumprimento a todos os presentes, à ex-presidente Papá e à deputada estadual, presente conosco, deputada Andréia de Jesus. Sara, temos nesta legislatura a maior Bancada Feminina da história da Assembleia de Minas Gerais, com 15 deputadas, o que demonstra também a força e a participação da mulher. E a sua presidência e a da ex-presidente Papá à frente dessa associação também demonstram a força e a participação da mulher. Então, queria cumprimentá-las e destacar isso. Quero cumprimentar também, de uma forma muito especial, o autor do requerimento, meu colega deputado Professor Wendel Mesquita.
Com ele, tive o privilégio de entrar neste Parlamento em 2019 e de ser seu colega não só de Parlamento, mas também de partido. Estamos aqui, reeleitos. Agora mudei de partido, mas continuo admirando o seu trabalho no Parlamento mineiro e tendo o privilégio de ser seu colega. Quero cumprimentar o desembargador Júlio César Lorens, vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, presente nesta Mesa; o Exmo. Sr. Osvaldo Lage, subsecretário da Receita Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda. De forma muito especial, cumprimento meu amigo Pedro Meneguetti, secretário Municipal de Fazenda da Prefeitura de Belo Horizonte, amigo do meu saudoso pai e ex-governador, Alberto Pinto Coelho. Cumprimento, também, o Wagner Ferreira, vereador de Belo Horizonte, e o Rodrigo Spada, presidente da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais – Febrafite, que só nos engrandece com sua presença. Parabéns pelas suas palavras.
Homenageamos, nesta noite, a Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais – Affemg – por ocasião do seu 75º aniversário. Ao longo dessas sete décadas e meia, a Affemg tem se destacado por conjugar, de forma harmoniosa, o pioneirismo e o espírito de grupo, a busca pelo novo e o respeito à tradição. Essa rara combinação se expressa de modo eloquente e repleto de simbologia no costume que a entidade tem de reler, no dia do seu aniversário, a ata de sua reunião de fundação. Incansável na defesa dos interesses dos associados e de suas famílias, a Affemg é também um espaço privilegiado de promoção do lazer, da cultura e da integração social.
Tudo isso bastaria para fazer da associação uma autêntica merecedora deste tributo que lhe rendemos hoje, em nome de todo o Parlamento mineiro. Mas é preciso lembrar, além disso, a importante função social desempenhada pela categoria que ela representa, a dos auditores fiscais da Receita Estadual. Estes valorosos servidores e servidoras têm cumprido, ao longo de gerações, uma missão especialmente nobre. Afinal, seu papel é assegurar que o estado exerça corretamente a sua arrecadação, o que se traduz em maior efetividade das políticas públicas e, consequentemente, em mais qualidade de vida para o cidadão mineiro.
Por todos esses motivos, saudamos calorosamente a diretoria da Affemg, os seus associados e familiares, parabenizando todas e todos por essa trajetória de conquistas coletivas tão admiráveis. Desejamos a cada uma das senhoras e a cada um dos senhores o mais pleno sucesso no prosseguimento desta bela jornada, que é um exemplo para todos nós. Muito obrigado.