DEPUTADO PROFESSOR WENDEL MESQUITA (SOLIDARIEDADE), autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/04/2025
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 9982 de 2025
5ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 31/3/2025
Palavras do deputado Professor Wendel Mesquita
Boa noite a todos e a todas. É uma alegria estar aqui, nesta noite, homenageando a Affemg por seus 75 anos. São muitos anos de caminhada e de histórias, como a gente acabou de constatar nesse vídeo, no pouquinho dos relatos trazidos por diversas pessoas que fazem parte dessa história. Tenho certeza de que todos os presentes teriam também histórias realmente impactantes desses 75 anos construídos junto com a Affemg.
Quero cumprimentar, com muito carinho, o meu amigo deputado Albertinho, o Betinho Pinto Coelho, que é filho do nosso ex-governador Alberto Pinto Coelho e que está na vice-presidência desta Casa. Muito obrigado, Betinho. Nosso presidente estaria conosco, mas, devido a um evento que teve com o Caiado no Triângulo Mineiro, não conseguiu chegar a tempo. Ele está muito bem representado por você, Betinho. Muito obrigado pela sua presença. Você nos abrilhanta nesta noite com a sua história e com toda a sua construção política.
Quero cumprimentar, de maneira muito especial, a Sara, diretora-presidente da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais – Affemg –, que está no seu segundo mandato e se tornou uma grande amiga na nossa caminhada. Sara, só tenho a parabenizá-la por tudo o que você vem construindo ao lado da sua diretoria. Não vou citar os nomes, pois há vários diretores e diretoras presentes, mas realmente vocês fazem valer a confiança que lhes foi depositada. Vocês são incansáveis e realmente exemplificam toda a história dos 75 anos, que é de muita luta e de muitas conquistas. Toda a sua habilidade e o seu talento orgulham muito cada um de nós. Uma salva de palmas para a nossa diretora-presidente.
Quero cumprimentar, de maneira muito especial, o desembargador Júlio César, vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE de Minas. Na pessoa do desembargador, cumprimento também todas as autoridades presentes. Parabéns pelo trabalho. Leve um abraço para o presidente do TRE, um grande amigo, que gosta muito das artes e de cantar. Leve um abraço a ele, nosso desembargador.
Cumprimento, de maneira especial, o Exmo. Sr. Osvaldo Lage Scavazza, subsecretário da Receita Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda. Muito obrigado pela presença. Parabéns pelo trabalho que você vem fazendo.
Cumprimento também Pedro Meneguetti, o nosso secretário municipal de Fazenda. Eu conversava com ele, antes de compor a Mesa, sobre o tanto que vem trabalhando. Trabalhou incansavelmente ao lado do nosso ex-prefeito Fuad, uma perda realmente lastimável que tivemos recentemente. Mas eu tenho certeza, secretário Pedro, de que você vai continuar mostrando que Belo Horizonte é vanguardista e que está realmente no eixo, financeiramente falando. Parabéns pelo trabalho.
Cumprimento o nosso vereador de Belo Horizonte Wagner Ferreira, também sindicalista, sempre um grande parceiro e uma voz na Câmara Municipal. Leve um abraço ao nosso Diego Sanches, meu ex-chefe de gabinete, que foi eleito agora para o seu primeiro mandato. Tenho certeza de que ele vai seguir muito a sua linha, de atuação forte em defesa dos servidores municipais. Muito obrigado pela presença, Wagner.
Cumprimento também o Rodrigo Spada, presidente da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais – Febrafite. Muito Obrigado, Rodrigo. Leve o nosso abraço. Eu falava com a Sara que ele preside a Affemg de São Paulo (– Ri.). Além de estar na associação nacional, está em São Paulo como presidente.
Quero agradecer também a presença da nossa ex-presidente Papá, que se tornou também uma grande amiga e que foi sucedida pela Sara. Papá tem um legado muito importante. Seu trabalho ainda é reconhecido, e, mesmo não estando na presidência, ela continua atuante e brilhante. Parabéns! Uma salva de palmas para a Papá. Na sua pessoa, cumprimento todas as mulheres presentes.
Quero registrar a presença do Sindifisco, que tem realmente uma luta ao lado da Affemg. Estão aqui o Matias, o Marco, o Edinho, tantos ex-presidentes que continuam atuando. Um abraço a todos vocês, que também se tornaram amigos, como o Marco, um grande amigo que a vida me concedeu. Parabéns pelo trabalho de vocês no sindicato.
Cumprimento também todos os ex-presidentes da Affemg presentes, todos os diretores atuais, os ex-diretores que fazem parte deste momento. Parabéns. Esses 75 anos são como um quebra-cabeça: cada um teve papel fundamental para que hoje a Affemg complete essa idade, com brilhantismo e realmente com uma história construída com tantas conquistas. Tenho certeza de que, caso seja feito um livro em que constem as muitas conquistas e os muitos avanços, será um livro muito grande, com diversas páginas. Serão centenas de páginas e de histórias.
Vou ser muito breve, porque hoje o dia é de vocês. O dia é da Affemg; é um dia de comemoração. Sara me dizia que esta é a primeira vez, na história da Assembleia – não é, Papá? –, em que está sendo feita uma homenagem a vocês em uma reunião especial. Tenho orgulho de fazer parte desses 75 anos, podendo representar esta Casa, que sempre esteve ao lado de vocês, lutando pelos direitos. Fizemos isso nesses 75 anos, e, nesta nova legislatura – não é, Betinho? –, isso não será diferente. A gente continua entendendo que o servidor é aquele que contribui para o avanço do Estado, principalmente os servidores fiscais. O que seria do Estado se não fossem vocês, que diariamente constroem o que é necessário, constroem a riqueza e a economia que o Estado tem, para, lá na ponta, ajudar os seus cidadãos? A Receita Estadual de Minas Gerais sempre foi um destaque nacional e continua a sê-lo. Uma salva de palmas a todos os servidores fiscais de Minas Gerais.
É uma alegria estar aqui, nesta noite, homenageando essa importante associação. Já comecei cumprimentando esta seleta Mesa, em especial a presidente da Affemg, minha amiga Sara Costa Felix, que representa, com dinamismo – como já disse – e dedicação, os auditores fiscais e todos os servidores do Estado de Minas Gerais, por meio da Fazenda Estadual. Quero cumprimentar, também, aqueles que ainda estão na ativa e aqueles que já se aposentaram. Não é porque se aposentaram que não podemos e não devemos destacar o que vocês fizeram pelo Estado de Minas Gerais. Àqueles que já se aposentaram e que, com dignidade e galhardia, construíram essa história, uma salva de palmas. Cumprimento todos vocês, convidados de hoje, que se unem a nós nesta significativa celebração. Muito obrigado, presidente, por ajudar a construir esses 75 anos de história. Parabéns a toda a diretoria pelo vigor e pelo comprometimento. Parabéns a vocês, que conduzem essa instituição fundamental, que, há mais de sete décadas, representa e defende, em Minas Gerais, os interesses dos servidores fiscais da Receita Estadual, dos auditores e de tantos outros.
Serei breve, pois, como disse, esta noite é de celebração. A Affemg é referência nacional na luta por direitos, na promoção da justiça social e, é claro, no fortalecimento do serviço público aqui em Minas Gerais. Desde a sua fundação, a associação cresceu, diversificou suas atividades, ampliou os serviços oferecidos aos associados e consolidou seu papel essencial. Hoje, com mais de quatro mil membros, a Affemg não apenas representa e defende sua classe, mas também lhe oferece assistência social e jurídica. Sei do plano de saúde que vocês têm, a Fundaffemg, que é de gestão própria e, há 34 anos, leva bem-estar e saúde a cada associado. Além disso, há outros benefícios, como seguros de vida e contratos de seguro feitos pela Fisco Corretora.
O reconhecimento da Affemg vai além de seus associados. Seu patrimônio material a coloca entre as maiores instituições de Minas Gerais, na categoria de entidades de classe, conforme destacado em uma das reportagens da revista MercadoComum. No entanto, seu maior bem não é esse que acabei de dizer – o bem tangível. Seu maior bem é o imaterial, que está na força, na história e, é claro, na união de seus associados, que, ao longo dos anos, construíram uma entidade independente, forte, com muita galhardia, de forma pujante. Quem poderia imaginar, nos idos de 1950, que essa associação, Sara, nascida do idealismo e da consciência classista de servidores, conquistaria tanto em mais de sete décadas? Hoje, 75 anos depois, a Affemg é exemplo, acima de tudo, de resistência – não é fácil uma associação chegar a tanto tempo, 75 anos. Também tem como característica o compromisso com a defesa do servidor público e, é claro, como abordada nos depoimentos e testemunhos, a inovação. A Affemg nunca deixou de inovar na construção da sua história.
Parabéns a cada um de vocês. Parabéns à Sara, à diretoria e a cada associado. Parabéns por essa trajetória exemplar para tantas associações que surgirão em defesa dos servidores mineiros. Parabéns! Reforço, mais uma vez, Betinho, o compromisso desta Casa de defender o nosso estado. E, defendendo o nosso estado, não podemos deixar de lutar por vocês, servidores públicos de Minas Gerais. Muitas conquistas foram realizadas. O progresso é notório na Affemg, mas a história não vai parar por aí. Além dos 75 anos, vamos comemorar, em breve, o centenário da Affemg, e muitos de nós estarão aqui, se Deus quiser, com força e saúde para testemunhar que, quando se une uma classe em prol do bem comum e de uma sociedade como o Estado de Minas Gerais, todos ganham – o cidadão e a população mineira. Um abraço. Viva os 75 anos da Affemg!