Pronunciamentos

DEPUTADO ARLEN SANTIAGO (AVANTE)

Questão de Ordem

Pesar pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Jorge Noman Filho.
Reunião 16ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/03/2025
Página 24, Coluna 1
Indexação

16ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 26/3/2025

Palavras do deputado Arlen Santiago

O deputado Arlen Santiago – Também preciso me solidarizar com a perda desse grande homem público. O Fuad Noman tem uma história muito importante em todo o País. Foi presidente da Brasilprev; funcionário do Banco Central e do governo Fernando Henrique Cardoso. Foi uma das pessoas que, com certeza, ajudou a verificar o Plano Real, que acabou com a inflação no País. Mais adiante, ele veio para Minas Gerais, a convite do governador Aécio Neves. As finanças, aqui, estavam arrasadas. Ele foi secretário de Fazenda e, com isso, conseguiu colocar as finanças de Minas Gerais em dia e conseguiu fazer com que o caixa do Estado pudesse honrar os seus compromissos. Mais adiante, com o caixa cheio, precisava-se de alguém que conseguisse tocar a Secretaria de Obras e fazer as obras de que Minas Gerais precisava. Nesse tempo, o Fuad foi para a Secretaria de Obras. Lá continuou e desenvolveu um projeto extremamente importante para Minas Gerais: o programa Proacesso, que levou o asfalto a mais de 224 cidades que não tinham esse benefício. Além disso, houve vários outros programas. O Fuad Noman, depois, foi vice-prefeito de Belo Horizonte e conseguiu ajudar muito as finanças da prefeitura da cidade. Mais adiante, virou prefeito e foi candidato à reeleição. Nessa reeleição, ele se saiu muito bem; enfrentou várias forças. Infelizmente, menos de três meses depois da posse do Fuad, nós perdemos, em Belo Horizonte, em Minas Gerais, esse homem público. Um abraço à nossa amiga Mônica e aos seus parentes.

Terminando a minha fala, quero pedir à presidência que proceda à questão prevista no art. 233, I, que estabelece que, em face de uma moção de pesar, a reunião pode ser suspensa.

A presidenta – Vou colocar em votação simbólica o requerimento de V. Exa., na perspectiva de que ele possa ser acatado e de que nós cumpramos o Regimento Interno, considerando este momento de luto.