Pronunciamentos

DEPUTADO RICARDO CAMPOS (PT)

Discurso

Comenta o Requerimento nº 9.738/2024, da Comissão de Segurança Pública, que requer seja encaminhado ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais pedido de informações sobre as providências concretas que foram tomadas pela instituição para garantir a segurança dos voos operados pela corporação após os acidentes de helicóptero ocorridos no Estado em 28 de junho de 2021, com a aeronave Arcanjo 21, na região do Município de Montes Claros, e em 11 de outubro de 2024, na região do Município dede Ouro Preto.
Reunião 15ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/03/2025
Página 71, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 9738 de 2024

15ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 25/3/2025

Palavras do deputado Ricardo Campos

O deputado Ricardo Campos – Presidenta, nosso mandato tem trazido a esta Casa – assim como acredito que a senhora tem feito pela região do Mucuri, do Leste, e o deputado Leleco também – alguns gargalos nos quais o Estado coloca panos quentes. Nós, que acompanhamos o dia a dia das cidades, não podemos deixar isso acontecer. Essa questão do Corpo de Bombeiros tem sido gritante para a nossa região. O Norte e o Nordeste do Estado sofrem porque há déficit orçamentário para a implementação de batalhões e para a implantação de helipontos. Agora, recentemente, tivemos o anúncio do nosso Ten.-Cel. Davi de uma nova aeronave do Corpo de Bombeiros para atender à demanda do Samu Macro Norte no Norte de Minas, a qual atenderá 89 municípios. Porém, nós vimos um problema. Nós receberemos um helicóptero, que salva vidas, mas a base do hangar do helicóptero não dispõe de um centavo sequer de reforma estruturante para acolher a manutenção, os pilotos, os paramédicos e toda a equipe.

O nosso trabalho na Comissão de Participação popular garantiu, somente nos últimos dois anos, com o deputado Marquinho Lemos, com o deputado Leleco Pimentel, com o deputado Doutor Jean Freire, a rubrica de R$5.000.000,00 para apoiar os nossos batalhões do Corpo de Bombeiros. Assim é em Teófilo Otoni, assim é em Araçuaí, assim é em Itaobim e assim é também aqui, na Grande BH. Agora nós queremos aproveitar esse requerimento para pedir ao governo do Estado, à Secretaria de Estado de Segurança Pública e à nossa comandante do Corpo de Bombeiros que parte dos recursos do orçamento deste ano destinados ao Corpo de Bombeiros, mais de R$2.000.000.000,00, possa contemplar a base do heliponto do Samu Macro Norte, que é o maior do Estado, com 89 municípios sendo atendidos diariamente. Aliás, inclusive nesta semana, nós tivemos um socorro imediato à prefeita eleita e empossada, Sâmia, do Município de Padre Carvalho. São tantas vidas e tantos transeuntes passando pela 251 e também pela 135!

Por fim, temos também a alegria de dizer que estivemos em São Francisco, um município de mais de sessenta mil habitantes, por onde passará a ponte do Rio São Francisco, prometida há mais de três anos pelo governador e pela sua equipe. No tocante ao batalhão do Corpo de Bombeiros, há recursos já anunciados, através da nossa participação no município na semana passada, e ele poderá diminuir o gargalo do enfrentamento da segurança e do transbordo tão necessários desses heróis do Corpo de Bombeiros.

Então eu queria pedir apoio para ampliar esse requerimento com a destinação de recursos orçamentários para a base do heliponto tanto em Ouro Preto, que atende a um grande tráfego de veículos na 040, na 356, na 251, como também em Montes Claros, na BR-135, que liga o Norte de Minas ao Maranhão, e na 251, que liga Minas Gerais ao Sudeste da Bahia. Então é o nosso pedido para poder complementar esses requerimentos que têm tido muita efetividade aqui, no Plenário. Muito obrigado, presidenta.