DEPUTADO EDUARDO AZEVEDO (PL)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/03/2025
Página 76, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 249 de 2023
14ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/3/2025
Palavras do deputado Eduardo Azevedo
O deputado Eduardo Azevedo – Boa tarde, Sra. Presidente. Boa tarde a todos que estão no Plenário, aos servidores desta Casa. Boa tarde também àqueles que nos acompanham pela TV Assembleia e pelos canais das redes sociais da Assembleia.
Quero começar nesta tarde falando a respeito de segurança pública, que é uma pauta pertinente, que nosso mandato sempre defende. Desde já, quero parabenizar o deputado Caporezzo pelo excelente projeto, pautado hoje pela manhã, que proíbe, no Estado de Minas Gerais, o policiamento ostensivo unitário. Deputado Caporezzo, parabéns por essa iniciativa. Fico por entender por que um projeto de tamanha relevância, de tamanha importância para os profissionais da segurança pública, especialmente os policiais militares... É fato: ninguém pode promover a segurança da sociedade se, antes, não estiver seguro. E, do nada, surge uma resistência, havendo uma emenda para se tirar o projeto de pauta.
É inaceitável! Se nós batemos no peito, como o governo faz, e dizemos que temos a melhor segurança pública, o momento de falar é mostrar, é valorizar aqui, agora, é votar a favor do projeto do deputado Caporezzo, que é um excelente projeto, ainda mais dentro da região metropolitana, onde realmente é preciso fazer esse policiamento ostensivo. É inadmissível e inaceitável que o policial militar venha fazer esse tipo de trabalho sozinho.
De antemão, já digo que esse projeto tem o meu voto favorável. E eu fiquei por entender por que esse projeto recebeu uma emenda, sendo que é um projeto tão pertinente e tão importante para a segurança pública do Estado de Minas Gerais. Parabéns, deputado Caporezzo. Conte com o meu apoio em relação a esse excelente projeto.
Continuo a fala a respeito da segurança pública, mais uma vez, trazendo agora a questão do nosso sistema prisional, que está sobrecarregado. Existem alguns que estão contratados e, infelizmente, também existem alguns que ainda estão dentro da Polícia Penal como excedentes. Mais uma vez, a gente vem bater na tecla, solicitar ao governo que possa fazer a nomeação, o mais rápido possível, dessas pessoas que estão esperando poder trabalhar dentro da Polícia Penal. Precisamos valorizar os concursados, porque o concurso é direito deles. Mais uma vez, pela voz dos excedentes, venho aqui pedir que o governo possa olhar para os excedentes da Polícia Penal e fazer a contratação não só dos excedentes da Polícia Penal, mas também os do socioeducativo. Alguns já tiveram até que abandonar o seu trabalho. Foram aprovados, já passaram pelo curso de formação e estão até agora aguardando a nomeação. Durante o curso de formação, receberam apenas uma bolsa e, até agora, o governo não fez a nomeação desses aprovados no concurso do socioeducativo.
Mais uma vez, venho ser a voz desse povo. Como Comissão de Segurança Pública, a gente sabe da importância disso, para que o governo possa olhar para os excedentes da Polícia Militar – desculpe, da Polícia Penal – e também para os excedentes – excedentes, não, desculpe, para os concursados do socioeducativo que já podem ser nomeados do socioeducativo.
Aproveito a fala do deputado Antonio Carlos Arantes para dizer que a gente vive no Brasil, hoje, uma realidade daquela música que todo mundo conhece, que diz: “Onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre”. O governo do PT é a maior enganação que existe na história do Brasil. Fala que defende as minorias, fala que é a favor, que é o pai dos pobres, que governa para os pobres. Mentira! O deputado que me antecedeu, deputado Antonio Carlos Arantes, trouxe dados que mostram que o lucro dos bancos aumentou. Mas por que o lucro dos bancos aumentou? Porque a gente sabe muito bem da especulação que existe, onde os bancos bancam a campanha do PT. É muito fácil você fazer o rico ficar cada vez mais rico e o pobre ficar cada vez mais pobre. Por que eu estou falando isso, gente? É uma falácia dizer que o PT governa para os pobres. Não, o PT governa é para sua companheirada, governa é para o seu grupo político, e pronto, acabou. Os bancos têm total interesse em manter o Lula no poder porque eles financiam a campanha dele. Depois, aumentam, cada vez mais, a taxa de juros e quem paga a conta sempre é o mais pobre.
Por que eu estou falando isso? Preste bem atenção: Eu nunca vi uma economia tão descontrolada como está a economia do nosso país. Nós começamos com o governo prometendo que ia entregar picanha; não entregou picanha. Todo mundo sabe que entregou foi abóbora, falácia. O preço da carne bovina disparou. Depois do preço da carne bovina disparar, entre outros alimentos, foi a vez do café. Logo após o café, foi a vez dos ovos – eu falei que os ovos dispararam – e agora está vindo um outro disparo. Está vindo um outro alimento, que é uma fonte de proteína do brasileiro, da qual a grande mídia, a grande imprensa não fala, porque se curva e se cala diante do governo. Agora, está aqui; se você pesquisar e dar um Google, você vai ver. Prepare o bolso para o que está por vir por trás da alta da carne de frango. Agora o próximo vilão a aumentar é a carne de frango. Infelizmente, o brasileiro paga a consequência dessa má gestão desse péssimo governo. Foi a carne bovina, foi o café, foi o ovo e agora é a carne de frango.
Estou perguntando aqui agora o que realmente aquele brasileiro, que é assalariado, que vive lá na ponta, que acorda de madrugada, que tem que andar dentro de um transporte coletivo de péssima qualidade por 2 horas para chegar ao trabalho, que ganha um salário mínimo, o que esse cidadão, pessoal do PT, vai comer dentro da sua casa? Já não consegue comer a carne bovina, que já virou artigo de luxo – o café, então, nem se fala. Eu falei, na semana passada, que a previsão é que o preço do café chegue, nos próximos 60 dias, a R$100,00 o quilo. O ovo, nem se fala! Agora é a vez da carne de frango, e eu não vejo, em momento algum, os deputados da esquerda, do PT, que dizem que defendem a minoria, virem aqui falar dessa economia descontrolada. Por quê? Porque a parte mais sensível do ser humano é o bolso.
Graças a Deus, todo mundo aqui ganha bem, todo mundo aqui tem condição de manter o padrão sustentável para sua família, mas aquele coitado que é assalariado, que mal consegue sobreviver e que, às vezes, tem que pagar aluguel, não consegue comprar a carne bovina, não consegue comprar o ovo, não consegue comprar o café e agora não vai conseguir comprar a carne de frango. Ora, ele vai comer o quê? Miojo. Vocês querem que o pobre coma miojo? Mas vocês não vêm aqui falar isso, não! Então vocês não defendem as minorias. Vocês defendem aquilo que é conveniente para vocês. É jogar para a galera, depois chegar aqui e falar que o Lula está zerando imposto de produto que vai ser importado ou exportado, de imposto que não altera nada. Agora, o que vocês estão fazendo para poder frear esse descontrole na economia? É inaceitável o que está acontecendo com o Brasil.
Infelizmente a corda sempre arrebentou do lado mais fraco. Agora a minha pergunta aqui é a seguinte: como aquela pessoa, que é assalariada, vai ter a dignidade de poder comprar alimento de qualidade para sua família com o aumento excessivo, com a disparada dos preços em todos os setores da economia? E o governo não faz absolutamente nada, sabe por quê? Porque o governo do PT não está preocupado com o pobre, o governo do PT está preocupado com os banqueiros, o governo do PT está preocupado é com a sua turma e com a sua companheirada. Eu fico sem entender tamanha hipocrisia de um governo que, infelizmente, em vez de trabalhar para melhorar a vida de quem está lá na ponta, de quem realmente sofre, de quem acorda de madrugada e tem que entrar num transporte coletivo de péssima qualidade para ir trabalhar, de quem ganha um salário mínimo, enfim, em vez de melhorar a vida dessas pessoas, não faz isso, melhora só a vida da sua companheirada.
Então está aqui, vejam, estou avisando. Na semana passada, viemos aqui e falamos que, nos próximos 60 dias, o quilo do café chegará a R$100,00. E o próximo vilão – porque ninguém da esquerda vem aqui falar que vai disparar o preço – é a carne de frango. É o efeito manada, gente! Sobe a carne bovina, e o brasileiro que é assalariado não tem condição de comprá-la. Ele vai alterar e consumir o quê? O ovo. Sobe o ovo, e ele não tem mais condição de comprá-lo. Então ele vai alterar e comprar o quê? O frango. Lei da oferta e da procura. Agora, mais uma vez, a carne de frango está disparando. É um alimento básico do brasileiro, e o PT, mais uma vez, mostra para nós que, em momento algum, tem feito aquilo que é para o pobre. Não! Ele tem feito aquilo que é para sua cúpula e para os seus amigos.
Então eu encerro a minha fala pedindo ao nosso governador, mais uma vez, que olhe para os aprovados no concurso do sistema socioeducativo, que já abandonaram suas funções para prestar seu trabalho ao Estado, já fizeram o curso de formação e estão aguardando ser nomeados; peço que olhe também para os excedentes da Polícia Penal. Quero parabenizar, mais uma vez, o deputado Caporezzo, porque o projeto dele nos enche de orgulho. Isto mostra que aqui existem deputados comprometidos com a causa da segurança pública: proibir aqui, no Estado de Minas Gerais, o policiamento unitário. Isso não pode acontecer. O policial, para poder proteger a sociedade, antes de mais nada, tem que estar protegido. Que Deus abençoe a todos!