Pronunciamentos

DEPUTADO ROBERTO ANDRADE (PRD), autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais a Hermes Vilchez Guerrero.
Reunião 3ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/03/2025
Página 3, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 7861 de 2024

Normas citadas RAL nº 5630, de 2024

3ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/3/2025

Palavras do deputado Roberto Andrade

O deputado Roberto Andrade - Cumprimento o Exmo. Sr. Professor Cleiton, que preside esta sessão, representando o nosso presidente Tadeu Leite; o Prof. Hermes Guerrero, nosso homenageado; o desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – é uma honra, presidente, tê-lo em nossa Casa. Cumprimento o procurador-geral de Justiça, Dr. Paulo de Tarso Morais Filho, também presente na nossa Casa, começando agora as suas funções como procurador. Temos certeza de que irá fazer um belíssimo trabalho – já está fazendo um belíssimo trabalho no Ministério Público. Registro, ainda, a presença do conselheiro Gilberto Diniz, corregedor do Tribunal de Contas de Minas Gerais; da defensora pública Ana Luiza Pereira de Freitas, representando a defensora pública Raquel Dias; do vice-reitor da Universidade Federal de Viçosa… Eu não consigo esquecer a minha cidade. Vice-reitor, perdão. Sou de Viçosa, para quem não sabe, onde há a melhor e mais bonita universidade do Brasil. Naturalmente, a UFMG também é uma belíssima universidade. Perdão a todos. Cumprimento o vice-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Prof. Alessandro Fernandes Moreira, representando a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida; o Exmo. Sr. vice-presidente e corregedor Regional do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE –, desembargador Júlio César Lorens; o Exmo. Sr. presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador Jadir Silva; o Exmo. Sr. delegado de Polícia Emílio de Oliveira e Silva, representando a Polícia Civil de Minas Gerais. De maneira muito especial, quero cumprimentar o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais – Anoreg-MG –, Ari Alves Pires, a quem eu chamo de meu chefe. Na pessoa da minha amiga Márcia Milanez, cumprimento todos os desembargadores presentes. Em nome da advogada Maria Fernanda Pires, cumprimento todos os advogados e advogadas presentes. Cumprimento todos os membros do Poder Judiciário. Senhoras e senhores, boa noite.

Esta Casa se reúne hoje para outorgar o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais ao Prof. Hermes Guerrero, um dos nossos mais brilhantes juristas, de excepcionais feitos e realizações acadêmicas e profissionais, com relevante atuação para o aperfeiçoamento da Justiça em nosso estado.

A outorga desse título, Prof. Hermes, honra profundamente a todos nós, mineiros. Esse nosso título é um modesto reconhecimento público a uma longa e profícua carreira e de grande importância não apenas junto às comunidades acadêmica e jurídica, mas de todo o nosso estado e do nosso país. Natural de Cutervo, no Peru, o Prof. Hermes Guerrero tem sua trajetória profissional e formação acadêmica com raízes profundas na Universidade Federal de Minas Gerais, instituição pela qual graduou-se em direito, em 1985, e tornou-se especialista e mestre em ciências penais e doutor em direito. Revisando o rico currículo profissional do nosso concidadão, destaca-se a sua atuação na formação de uma geração de advogados e advogadas da Faculdade de Direito Milton Campos e da faculdade mineira da PUC Minas, onde também foi vice-reitor. Desde 1997 foi professor de direito penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, à frente da direção da Faculdade de Direito da UFMG, a respeitável casa inaugurada pelo ilustríssimo mineiro Afonso Pena, em seu segundo mandato consecutivo, o Prof. Guerrero imprimiu uma gestão dinâmica e realizadora que, nas palavras dos seus pares, respeita as divergências e propicia a colaboração entre os diversos segmentos de ensino da instituição.

Além da brilhante carreira como professor, o nosso concidadão se destaca na advocacia pública e privada, com atuação como membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça, juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, presidente do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito – Seção Minas Gerais, membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais e colaborador emérito da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo. Foi, ainda, relator da comissão constituída pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça para a elaboração das regras mínimas para o tratamento do preso no Brasil, membro da Academia de Juristas Católicos e Humanistas da Arquidiocese de Belo Horizonte e membro eleito do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Minas Gerais. Como advogado militante desde 1989, o Prof. Guerrero também teve uma forte atuação junto à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais. Na OAB foi membro da Comissão de Direitos Humanos, membro da banca examinadora de direito e processo penal para o exame de ingresso no quadro da OAB-MG e professor da Escola Superior de Advocacia da OAB, com realização de aulas, cursos e palestras em diversas subseções da OAB e na capital, secretário-geral da OAB-MG e presidente da Comissão de Registro da Sociedade dos Advogados. O Prof. Guerrero tem uma extensa lista de publicações relacionadas ao direito e à magistratura, como autor de diversos trabalhos técnicos.

Faltando um parágrafo para terminar a minha fala, presidente, eu vou pedir a palavra, pela ordem. Para se tornar 100% mineiro, eu e o Professor Cleiton… Nós vamos entregar ao Professor Cleiton… A sacola não condiz com seu conteúdo. Eu vou convidar também Dr. Paulo, porque há outro conteúdo na sacola. Para se tornar 100% mineiro… Prof. Hermes, um mineiro… Um mineiro 100% mineiro tem que… Eu e o Cleiton, como dois cruzeirenses, membros do conselho do Cruzeiro, passamos para o Prof. Hermes… Mas, como nós estamos numa casa da democracia, eu vou convidar o Dr. Paulo para entregar a camisa do outro time.

– Procede-se à entrega de presentes.

O deputado Roberto Andrade – Cadê a camisa do América, Alencar? Essas reminiscências que trago às senhoras e aos senhores, mesmo em caráter conciso, deixam demonstrada, de forma inequívoca, a importância da trajetória profissional e de homem público que tem sido a marca da vida do Prof. Hermes Guerrero e destacam a inegável contribuição dele para o avanço do ensino e da prática do direito em nosso estado. Muito obrigado a todos.