Pronunciamentos

DEPUTADA CAROL CARAM (AVANTE)

Discurso

Denuncia problemas na atuação da empresa COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Copanor. Informa sobre Requerimento de Comissão nº 1.2430/2025, de sua autoria, em que requer seja realizada audiência pública, no Município de Águas Formosas, para debater a situação da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário pela Copanor.
Reunião 10ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/02/2025
Página 24, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQC 12430 de 2025

10ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 26/2/2025

Palavras da deputada Carol Caram

A deputada Carol Caram – Boa tarde a todos e todas. Presidente, obrigada por mais uma vez presidir esta sessão.

Caros colegas, hoje eu subo a esta tribuna para falar sobre o recebimento do nosso requerimento na Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte em relação à má prestação de serviço da Copanor no Norte e Nordeste do Estado de Minas Gerais. Presidente, o que essa empresa tem feito com os consumidores mineiros não é desrespeitoso, é um assassinato. Eu tenho falado que a Copanor é o câncer do serviço público do nosso estado.

Praticamente todos os vereadores, vereadoras e lideranças, em especial a cidadã e o cidadão mineiros que chegam no meu gabinete e quando os encontro na rua para falar sobre a prestação de serviço de água que chega às suas casas, me traz um relato da má qualidade do serviço prestado por essa empresa. Essa empresa vem desrespeitando o cidadão a cada segundo e cobrando tarifas altíssimas para uma prestação de serviço que não existe, tarifa de tratamento de esgoto, taxas e mais taxas que pagamos sem que chegue às nossas comunidades, às nossas casas, às nossas escolas e aos hospitais água com qualidade, deputada Lohanna.

Eu tenho certeza de que o deputado Jean sabe e já lutou diversas vezes por essa bandeira pelo nosso Jequitinhonha e Mucuri, que muitas vezes sofrem com a ausência de água. Jean, me relataram esta semana que lá no Santa Helena de Minas, pertinho da nossa cidade Pavão, quando o cidadão abre a torneira, não está saindo água ou de dentro dela sai água com barro. Jean, isso é inaceitável. Nós precisamos nos unir numa mesma bandeira para que a gente consiga lutar para – não vou falar nem o encerramento dessa empresa, não, Jean, dessa subsidiária da Copasa no Estado de Minas Gerais, não – que, no mínimo, essa empresa dê um respaldo, um retorno ao cidadão em relação ao que tem feito, que é de matar as pessoas.

Porque, quando ela foi criada, em 2007, com a bandeira de trazer saúde e saneamento básico para o Norte e Nordeste de Minas Gerais, foi para melhorar o serviço público de um serviço essencial para a vida de todos nós. E não é isso que nós temos vistos chegando as nossas casas, as nossas comunidades. Ressalto ainda que essa empresa presta serviço à população mais vulnerável nos distritos e nas comunidades rurais, pessoas que não têm lugar para reclamar, e, quando há, são lugares onde suas vozes muitas vezes não são ouvidas. Por isso, não podemos mais aceitar, neste Parlamento, calados, que essa empresa continue prestando um serviço público de má qualidade, igual ela está fazendo, presidente Leninha. Isso é inaceitável. Por isso, acabei de aprovar este requerimento para que os representantes da Copanor estejam presentes na cidade de Águas Formosas, no Baixo Mucuri, explicando para a população local o porquê dessa péssima prestação de serviço. Esse é o nosso papel. Esse é o nosso dever. O meu recado de hoje é este: em breve, estará, em Águas Formosas, um representante, espero que seja – por que não? – o presidente dessa empresa, para que a gente discuta o encerramento das suas atividades e, quem sabe, coloque lá uma empresa que trate o consumidor com respeito e com dignidade. É isso que a gente quer e é disso que a gente precisa. Muito obrigada.