ANTÔNIO CARLOS VASCONCELOS COSTA, presidente do Conselho Diretor da Associação dos Avicultores de Minas Gerais – Avimig
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/02/2025
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 9916 de 2025
2ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 24/2/2025
Palavras do Sr. Antônio Carlos Vasconcelos Costa
Os meus cumprimentos ao Exmo. Sr. deputado Antonio Carlos Arantes, coautor do requerimento que deu origem a esta homenagem, neste ato representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite. Cumprimento, ainda, o Exmo. Sr. deputado Eduardo Azevedo, coautor do requerimento que deu origem a esta homenagem; o Exmo. Sr. deputado federal Domingos Sávio; o Exmo. Sr. deputado Adriano Alvarenga; o Exmo. Sr. prefeito de Pará de Minas, Inácio Franco; o Exmo. Sr. vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens; o Exmo. Sr. superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Everton Augusto Paiva Ferreira; e o Exmo. Sr. chefe de gabinete da Seapa, Rodrigo Carvalho Fernandes.
Senhoras e senhores, é com muita alegria e profunda satisfação que eu, como presidente do Conselho Diretor da Associação dos Avicultores de Minas Gerais – Avimig –, recebo esta imensurável homenagem para a nossa entidade que, neste mês de fevereiro, está completando 70 anos de fundação. E coube a mim, que estou há 15 anos à frente dos trabalhos da Avimig, receber tamanha honraria.
Celebrar 70 anos de Avimig é honrar todos que, por várias gerações de associados, construíram essa brilhante história e, com dedicação e amor à agricultura, fizeram o alicerce dessa que é hoje uma grande obra. São muitos os agradecimentos aos que presidiram a associação, mas quero, de forma especial, saudar o médico veterinário Fernando Emílio Magalhães, que criou a pioneira Associação Mineira de Avicultura – AMA –, em 1955, dando o pontapé inicial para a organização do nosso setor. A AMA foi consolidada em 1970, época em que teve como presidente o memorável médico-veterinário Ronaldo Azevedo.
As ações dos que foram nossos líderes vão deixando marcas em toda a nossa trajetória. O convênio com a Associação de Crédito de Assistência Rural – Acar –, em 1975, sob a presidência de Oduvaldo da Silveira, permitiu que houvesse o primeiro levantamento da avicultura de Minas. Aqui ressalto a importância dos médicos-veterinários Dr. Alexandre Ferreira e Dra. Marília Martha Ferreira e do engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek, na publicação do importantíssimo Realidade Avícola, com todo diagnóstico da avicultura mineira. Faço um agradecimento muito especial e com muito carinho à Dra. Marília, uma expoente no conhecimento e na condução do associativismo agrícola do agronegócio mineiro. Foram 60 anos dedicados ao agronegócio, sendo 48 deles voltados à avicultura. Como diretora-executiva da entidade – ela teve um papel relevante nesses 70 anos de Avimig –, deixo minhas honras e meus agradecimentos à Dra. Marília. Todos nós, da avicultura, sabemos o expoente que ela foi para nós durante essa longa vida dos 70 anos.
Sabemos da importância de preservar a nossa memória. Outros grandes nomes deixaram suas marcas em nossa história, e a todos eles somos muito gratos: Vicente Assumpção, Renê Vieira Leitão, Carlos Barbosa, Alfeu Silva Mendes, Silvério dos Santos, Guilherme Capanema, Avelino Costa, Aulus Sávio Assumpção e Tarcísio Franco do Amaral. Mais uma vez, a eles o nosso muito obrigado por travarem lutas e vencerem batalhas que hoje nos fazem respirar mais aliviados. Não poderia deixar de lembrar do saudoso e eterno ex-ministro Alysson Paolinelli, por todas as ações em contribuição ao engrandecimento do agronegócio no nosso país, em especial à avicultura. Ele, que sempre abriu as portas para o setor, jamais será esquecido.
Algumas etapas ficam para sempre na memória e nos levam a pensar como evoluímos. Na gestão do presidente Renê Vieira Leitão, na década de 1980, com o fortalecimento da avicultura, os problemas fiscais começaram a aparecer. A Secretaria de Fazenda de Minas ainda não tinha conhecimento do agronegócio avícola com suas particularidades. Havia muitas discussões e reclamações sobre fiscalização, taxação e multas. Então a Avimig criou os conselhos técnicos para apoio às empresas: Conselho Técnico-Científico e Ambiental, para as causas técnicas, inclusive sanitárias e ambientais; Conselho Contábil para as matérias contábeis e jurídicas; Conselho Técnico-Científico de Medicina e Segurança do Trabalho e, às vezes, Jurídico, lembrando que até hoje a gente tem lutas com a fiscalização, com os entendimentos da Receita Estadual. Então, vocês sabem que essa luta nunca para. Coincidentemente, o deputado Adriano Alvarenga sabe muito bem o que estamos passando, assim como o deputado Antonio Carlos. Então, essa luta continua. Mas vamos juntos, estamos juntos com vocês.
Assim a Avimig tinha toda competência para discutir os casos de tributação com a Receita Estadual, na medida em que apresentava o ciclo do agronegócio. Foi uma grande conquista. A avicultura, em seus segmentos, teve o ICMS com reduções de base de cálculo, diferimento e isenção nas compras de insumos, isenção do PIS-Cofins, entre muitos outros. Vale lembrar que, no passado, o processo de criação levava até 70 dias na produção de um frango de 2kg, o que era comercializado diretamente com o consumidor para o seu abate doméstico, negociado em pequenas revendas de frango vivo. Veio, então, o período de pequenos abatedores espalhados por diversas regiões do Estado. Hoje, em 42 dias, produz-se um frango de 3,2kg, tudo isso devido às seleções genéticas das aves de alta performance, alta tecnologia na formação e produção de rações. Os modelos de produção e negociação estão-se modernizando, em razão dos avanços genéticos e tecnológicos.
Atualmente o modelo de criação se dá por parcerias entre integradoras e integrados. Os frigoríficos ganharam escala industrial com grande produção de carne oferecida ao mercado interno e externo. A avicultura de postura passou por processos semelhantes, ganhando escala e colocando Minas como o 2º maior produtor de ovos da Federação, produzindo também, em escala industrial, ovos líquidos e ovos em pó.
A marca dos avicultores na economia de Minas Gerais e do Brasil se faz pelos números do setor, que se destacam pela importância da atividade. Aqui já enumerados pelo deputado Eduardo Azevedo: 28 mil empregos diretos e 260 mil indiretos, distribuídos em mais de 1.700 granjas comerciais pelo Estado.
Não poderia deixar de destacar os grandes eventos hoje sob a responsabilidade da Avimig e que têm mobilizado o agronegócio em todo o País. Um deles é o Avicultor Mais 2025, que será realizado em junho, no Expominas, que vem dobrando de tamanho a cada edição.
Atenta a proporcionar que o avicultor e a agroindústria sejam cada vez mais competitivos e eficientes, obtendo sempre os melhores resultados, a Avimig também vem realizando simpósios e encontros de capacitação que buscam despertar os profissionais para as inovações tecnológicas, projetos sustentáveis, governança, entre outros. Temos também os nossos momentos de confraternização, como o Jantar do Clube do Galo Mineiro, uma festa de muitos abraços e reencontros. Isso sempre é realizado em Pará de Minas. Não é, prefeito? É uma bela festa também, homenageando todos os nossos destaques da avicultura.
Ao longo dessas sete décadas, juntos, superamos desafios, celebramos conquistas e ampliamos nossa representatividade. Agradecemos aos nossos parceiros e apoiadores, entidades do agronegócio e fornecedores do setor por confiarem na Avimig e contribuírem para o desenvolvimento da agricultura mineira.
A todos que fazem parte da Avimig, nossos conselheiros – Carlos Rivelli, Cláudio Faria, Délcio José dos Santos e Gustavo Crosara; aos diretores-executivos José Maria Salgado e Oswaldo Silva; ao diretor técnico Gustavo Fonseca; aos funcionários e colaboradores que fazem o dia a dia da Avimig, meu agradecimento especial. Vocês são imprescindíveis em nossa jornada. Ressalto ainda os agradecimentos a um importante parceiro, especialmente nos eventos que realizamos. Obrigado ao Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais – Sinpamig –, na pessoa da presidente Daniele Gomes e do presidente eleito Regis Felipe Campos. O Sinpamig sempre esteve lado a lado da Avimig. Que possamos continuar nossa caminhada unidos, com um olhar sempre voltado para o futuro, alcançando novos horizontes e conquistando cada vez mais espaços para a nossa atividade e para todos os que nela acreditam.
Obrigado, deputado Antonio Carlos Arantes; obrigado, deputado Eduardo Azevedo; obrigado, Assembleia Legislativa de Minas Gerais; obrigado aos demais deputados, às autoridades, aos nossos associados e aos amigos da avicultura que estão aqui presentes. Vida longa à nossa Avimig! Viva a Avimig!