DEPUTADO EDUARDO AZEVEDO (PL), autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/02/2025
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 9916 de 2025
2ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 24/2/2025
Palavras do deputado Eduardo Azevedo
Boa noite a todos os que nos acompanham, àqueles que estão presentes em Plenário, ao Exmo. Sr. deputado Antonio Carlos Arantes, coautor do requerimento que deu origem a esta homenagem, neste ato representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite. Destaco a real importância do deputado Antonio Carlos Arantes e de seu mandato na representatividade do agronegócio em nosso estado. Boa noite ao Sr. Antônio Carlos Vasconcelos Costa, presidente do Conselho Diretor da Associação dos Avicultores de Minas Gerais – Avimig; ao Exmo. Sr. desembargador Júlio César Lorens, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; ao Exmo. Sr. deputado federal Domingos Sávio; ao Exmo. Sr. Everton Augusto Paiva Ferreira, superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais; ao Exmo. Sr. Inácio Franco, prefeito de Pará de Minas; ao Exmo. Sr. deputado Adriano Alvarenga; e ao Exmo. Sr. Rodrigo Carvalho Fernandes, chefe de gabinete da Seapa. Gostaria muito de agradecer a todos vocês que se fazem presentes aqui, nesta noite, para que possamos fazer esta homenagem mais do que merecida à Avimig. Sabemos dos desafios que temos hoje ao empreender no nosso país; sabemos muito bem que vocês têm sido referência no polo econômico de todo o nosso estado.
Queria trazer aqui, de forma muito sucinta, alguns dados importantes para mostrar a real relevância e importância da Associação dos Avicultores de Minas Gerais, que tem hoje 70 anos de história, história essa que tem marcado o agro em Minas Gerais. Setenta anos não são 70 dias, muito pelo contrário, são sete décadas em que vocês têm mostrado referência para todo o nosso estado. Ela foi criada em 1995, com o objetivo de representar e fortalecer aqueles que se dedicavam à produção avícola mineira. O nosso atual presidente, que se faz presente aqui, na Mesa, Antônio Carlos Vasconcelos Costa, mantém representantes em todas as comissões ligadas aos órgãos públicos que também estão aqui – Seapa, IMA e Fiemg –, na luta pelos interesses da avicultura. Entre suas principais conquistas estão a ampliação das políticas públicas voltadas ao setor, a defesa de melhores taxas de juros e financiamento, a promoção e a capacitação profissional e a atenção à segurança sanitária e às boas práticas da gestão, bem como a sustentabilidade.
Atualmente, a avicultura em Minas Gerais é responsável por cerca de vinte e oito mil empregos, como vimos no vídeo institucional, empregos esses gerados de forma direta. E olhem só: além desse número, há 260 mil empregos indiretos distribuídos em mais de 700 granjas comerciais de corte e postura, que são as granjas de ovos. Na avicultura de postura, Minas Gerais é o 2º maior produtor de ovos do País, com uma produção anual superior a 5 bilhões de unidades, correspondendo a 10,6% de toda a produção nacional. Nosso estado também é líder em exportação de ovos, com 35,3% do volume nacional, abastecendo tanto o mercado interno quanto o externo. O setor avícola mineiro ocupa uma posição de destaque no cenário nacional, respondendo por cerca de 6% da produção de carne de frango do Brasil e 3,8% de exportações do setor. Então, como nós sempre usamos o ditado, os números não mentem. Aqui vemos dados claros e reais da importância de nós hoje fazermos esta homenagem a todo o trabalho e a todo o empenho que a Avimig tem feito no cenário de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.
Fico chocado ao ver muitos parlamentares, que, quando sobem a esta tribuna, deveriam usar a sua fala e a sua atividade parlamentar para defender quem realmente emprega neste país e não o fazem. Já pararam para imaginar como seria se não tivéssemos produtores, se não tivéssemos pessoas com o bom interesse em fazer com que a engrenagem da nossa economia pudesse girar, assim como vocês o fazem diariamente? Empreender em Minas não é fácil, empreender no Brasil não é fácil. Por isso, cabe a cada um de nós, parlamentares, que aqui estamos, representando vocês e representando o povo mineiro, dar suporte e permitir que vocês possam, a cada dia mais, ter acesso a crédito, a juros mais baratos, a impostos mais reduzidos, para que possam crescer, possam impulsionar e possam vir mais novas e longas décadas de muita prosperidade para o setor avícola, para o setor agrícola, para o setor do agronegócio, em todo o nosso estado.
Fico muito feliz em participar desta homenagem, juntamente ao meu grande amigo e, digo aqui também, Prof. Antonio Carlos Arantes. Se não fosse pela sua atuação, hoje esta homenagem não estaria acontecendo. Deputado Antonio Carlos Arantes, mais uma vez, o meu respeito ao seu trabalho. Não é à toa que o senhor permanece, por décadas, nesta Assembleia. Muitas das coisas que eu sei aprendi aqui juntamente com você, e muito ainda tenho a aprender. Juntos, nós poderemos fazer muito mais para que o setor do agro possa crescer, possa gerar emprego e possa gerar renda, porque, atrás desse setor, atrás da Avimig e atrás de cada um de vocês aqui presentes existem várias famílias que tiram o seu sustento através do trabalho que vocês desenvolvem. Que Deus possa continuar abençoando a Avimig e todo o seu corpo diretor, para que, além desses 70 anos, novas décadas de geração e prosperidade possam vir para vocês e para o nosso estado. Obrigado e boa noite a todos!