DEPUTADA CAROL CARAM (AVANTE)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 13/02/2025
Página 46, Coluna 1
Indexação
3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 11/2/2025
Palavras da deputada Carol Caram
A deputada Carol Caram – Boa tarde a todos e a todas. Sra. Presidente, é uma honra estar aqui pela primeira vez, subindo a esta tribuna, sendo presidida por uma mulher, uma mulher forte e guerreira como a senhora. Conte com o meu trabalho e com a minha dedicação em prol do povo mineiro. Boa tarde, minhas amigas queridas Bia e Bella, ilustres colegas parlamentares presentes, mineiros e mineiras.
Hoje estou nesta tribuna para fazer meu primeiro pronunciamento como representante eleita pelo povo mineiro. Quem diria que aquela menina que cresceu no mais distante interior do Estado de Minas Gerais poderia algum dia chegar até aqui, tendo sua voz ouvida em todos os cantos do nosso estado, pelos mais de vinte milhões de mineiros e mineiras? Minas Gerais, os mineiros e sua mineiridade encantadora… É o estado do “mineirês”, do “trem bom demais da conta, sô!”, do “uai”, do “cafezim”, do pão de queijo, a terra do melhor queijo todinho do mundo, do povo que come quieto e calado, que é conciliador, hospitaleiro, equilibrado, solidário e observador. O Estado de Minas Gerais e das mais gerais regiões… Minas são muitas! Sua diversidade, sua mistura de raça, de cor e de tradição fazem o Estado de Minas Gerais ser o mais bonito para se viver.
Desde a minha infância, em uma cidade chamada Águas Formosas, no Vale do Mucuri, ao lado do meu pai, da minha mãe, de meus irmãos e de meus avós, vi na política a única forma viável de transformar verdadeiramente a nossa sociedade. Lá vi de perto a dor da fome, a ausência do Estado e o que uma saúde precária gera, com sofrimento para toda uma família. Vi a destruição de um futuro melhor para as pessoas e o que a falta de oportunidade de estudo, de emprego e de renda pode gerar.
Não posso me esquecer das dificuldades que os pequenos e médios produtores rurais do nosso riquíssimo estado passam em época de seca, quando os animais não têm o que comer, e nas épocas de chuva forte, quando não há estrada para escoar seus produtos, pois, em grande parte, as estradas são destruídas. Quantas vezes fui, com a minha “voinha”, buscar cana-de-açúcar para os animais se alimentarem nas mais diversas roças para que eles não morressem de fome? Presenciei o que a ausência de instrumento de fomento, em especial de produção e escoamento dos produtos, pode gerar em termos de prejuízos para tantos produtores rurais.
Os mineiros e as mineiras não podem mais esperar. Precisamos ir avante! Precisamos avançar! Essa é uma missão que me foi concedida por 28.452 mulheres e homens que viram em mim, Carol Caram, a sua representante, a sua voz neste Parlamento. Sinto-me pronta e preparada para cumprir a missão que, honradamente, me foi confiada.
Antes de mais nada, agradeço a Deus por toda a graça que me proporcionou e por toda a proteção e fé que coloca no meu coração. Desistir não faz parte da minha vida. Ser uma representante de todos os mineiros e mineiras tira de mim o que há de melhor: a séria e boa política; liberdade, ainda que tardia. Como disse Tancredo Neves, “o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade”. Liberdade é o outro nome de Minas Gerais. Liberdade, liberdade, liberdade! Um estado revolucionário de Santos Dumont, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Alvarenga Peixoto, Aleijadinho, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Chica da Silva e tantos outros nomes que nos fazem sentir orgulho de ser mineiros. Sim, Minas tem muito a contribuir com o Brasil. Somos o estado que tem peso para decidir o futuro de toda uma nação.
Prometo defender a liberdade de cada cidadão, juro defender a democracia, o Estado Democrático de Direito. Fiz esse juramento na minha formação como advogada. Uma mulher advogada, sempre defensora de uma ordem dos advogados forte e atuante, que já passou por tantas e todas as esferas da administração pública. Já fui presidente da Fundação de Ensino de Contagem, procuradora municipal, diretora do Procon de Contagem, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, e cheguei à Secretaria Nacional do Consumidor, órgão máximo da defesa dos consumidores no nosso país. Conheço a nossa realidade enquanto servidores públicos e hoje sou uma deputada estadual. Acima de tudo, encho minha boca para dizer: já fui professora do curso de direito.
Churchill disse: “A democracia é a pior forma de governo, à exceção das demais”. Prometo incansavelmente lutar pelo meu povo em busca de desenvolvimento e progresso. São pessoas sérias, honestas e sempre muito carinhosas, que trabalharam, lutaram e sofreram para este estado ser cada vez maior. Nunca me faltou um sorriso, um abraço, uma palavra de incentivo, nem mesmo nos momentos mais difíceis da minha campanha. Até almofada com a minha bandeira já encontrei nas minhas andanças por Boa Esperança.
Por falar em bandeira, a minha bandeira sempre será a luta para que nunca mais um mineiro ou uma mineira passe fome; que não mais sinta de perto o que é a falta d’água, como vi em minhas andanças por várias regiões do nosso estado. Sim, senhoras e senhores, eu presenciei a falta d’água em pleno século XXI. Sonho com um estado livre, forte, independente, desenvolvido em todas as suas regiões. Eu tenho um sonho – um, não, vários sonhos para a nossa gente: sonho com um estado onde as diversas regiões tenham qualidade de vida e deem aos seus cidadãos a oportunidade de terem uma vida digna e com qualidade. Sonho com um estado em que as mães não chorem por falta de vaga em hospitais quando seus filhos precisarem. Sonho com um estado em que todas as crianças estejam em uma escola de qualidade, de forma segura. Sonho com um estado em que nós, dentro das diversidades, sejamos todos iguais. Lutarei por isso. Minas Gerais não pode esperar. Nós, mineiros, não queremos mais esperar. Que tenhamos a força e a coragem de, juntos, construir um estado melhor para nunca temermos o amanhã.
Quero expressar a minha profunda gratidão a todos que confiaram em mim e me deram o seu voto. Sei que a política exige compromisso, dedicação e, acima de tudo, respeito pelas pessoas que nos elegeram. A cada eleitor que acreditou em minhas palavras e ideias, a cada amigo e a cada família que me apoiou durante essa jornada, meu profundo agradecimento. Chego aqui com a firme convicção de que a política deve ser feita com transparência, ética e compromisso com o bem-estar da população.
Um dia me perguntaram por que eu entrei na política, se teria sido por revolta, e eu respondi: “Ficar em casa falando mal da política e dos políticos não resolve os problemas, mas ir à luta e fazer parte da boa política pode mudar tudo”. O homem e a mulher contam sua vida por aquilo que fizeram, disse Juscelino Kubitschek. Nosso povo merece, merece muito mais do que promessa. Ele precisa de ações concretas, de sonhos para serem realizados. Quero sempre ser a voz dessas pessoas na Assembleia Legislativa, trabalhando para que suas necessidades, suas angústias e suas esperanças sejam ouvidas e atendidas. Eu me comprometo diariamente a ser uma deputada incansável na busca por soluções que melhorem a qualidade de vida da nossa gente. Estarei sempre ao lado daqueles que mais precisam. Sei que ninguém faz nada sozinho. Pensar que caminhamos só é o primeiro passo para o abismo. Somos 77 parlamentares, com as mais diversas sensações e opiniões. Salve a democracia! Farei o possível para contribuir com Minas Gerais, com a mais profunda responsabilidade e dedicação, ao lado de todos vocês, meus colegas, criando leis, fiscalizando e acompanhando o desenvolvimento das políticas públicas do nosso estado.
Agradeço a todos, de coração, a forma como fui acolhida nesta Casa, a Casa do povo. Em especial, agradeço à maior bancada feminina da história do nosso estado. Mulheres, somos o pilar da nossa sociedade, somos fortaleza, somos incríveis, somos a luz que clareia a escuridão. Coragem, sempre coragem! Vamos todas juntas, de mãos dadas, abrir cada vez mais espaço para outras chegarem. Sou a primeira mulher deputada estadual do meu partido, o Avante. O Avante tem, em Minas Gerais, a sua sede nacional.
Agradeço ao meu presidente, o deputado Luis Tibé, a oportunidade, a confiança. Vamos construir juntos, Tibé, um estado mais justo, mais forte, próspero e desenvolvido.
Agradeço aos prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, grandes lideranças que, a todo tempo, trocam a vida íntima para se tornarem públicos, com o único intuito: olhar para o rosto do outro e enxergar nele alguém que o completa. Não existimos sem o outro. Somos aqueles que eles completam. Amar ao próximo faz parte da nossa essência de seres humanos. Por amor – única e exclusivamente por amor – estamos aqui. Muito obrigada por acreditarem que, juntos, em uma só voz, em uma só direção, podemos contribuir para um mundo melhor.
Um dia, um grande líder político, um grande amigo me perguntou: “Carol, você tem certeza de que quer mexer com política? Muitas vezes você vai se decepcionar, inclusive com seus amigos”. Hoje, com muita certeza no coração e com a cabeça erguida, eu posso dizer que só tenho a agradecer. Não tenho parceiros políticos; eu fiz amigos para uma vida toda. Assim levarei a construção da minha história política.
Ensinaram-me que devemos deixar para o final o que falaremos para nossa família e amigos, pois é esse o momento em que mais nos emocionamos. Talvez não tenhamos força para falar, pois a emoção sempre toma conta de nós. odos os momentos, que me faz ser melhor a cada segundo, que acredita em mim mais do que eu mesma, o que dizer para você, se somos um só? Falar de você é falar de mim. Sabe aquela música: “Queijo sem goiabada / Romeu sem Julieta / Sou eu assim sem você?”. Por você, bem, eu iria a pé de BH a Salvador. Obrigada por tudo, obrigada por tanto. Simplesmente obrigada por me ajudar a chegar até aqui; por viver os meus mais loucos sonhos; por, muitas vezes, abrir mão de você para viver por todos os mineiros e mineiras, ao meu lado. Você é grandioso. A sua lealdade me enche de orgulho.
Pai, chegamos até aqui. Foram anos e anos de espera; foram anos e anos de construção. Deus sabe todas as coisas; sabe sempre quando será o melhor momento. Como gosto de dizer, a fruta não cai longe do pé. Chegamos para fazer o que o senhor mais gosta: cuidar das pessoas, fazer o bem.
Mãe, mulher forte, guerreira, que, mesmo com todas as dificuldades que a sua surdez nos causou e a vida nos impôs, nunca, em nenhum momento, isso lhe furtou a missão mais bonita que a vida lhe deu: ser uma mãe perfeita. Gente, foi ela quem me ensinou a ler e a escrever. Eu simplesmente a amo, imensamente.
Ipe, Lu e Ana Clara, meus melhores amigos. Ipe, seu investimento deu certo. Em nenhum momento da minha vida vocês não estiveram segurando minha mão. Luíza – você sabe disso, eu sempre digo –, você me deu os melhores presentes que a vida poderia me dar, a Ana Catarina e a Ana Beatriz. Por elas, lutarei ainda mais por um estado melhor para se viver.
Agora eu quero falar para a minha grande e inspiradora mulher, minha segunda mãe, minha avó Percília. É uma mulher inspiradora, que nunca desistiu da vida, que sempre lutou com um sorriso no rosto. Há muitos anos, você é a matriarca da nossa família. Se você soubesse o tamanho do amor que eu sinto por você, jamais me deixaria sozinha neste planeta. Amo a sua coragem, amo a sua vontade de viver, amo a sua lucidez para resolver os problemas. Acima de tudo, amo o amor que você sente por mim.
Desejo à nossa equipe de trabalho um grandioso ano. Estamos todos juntos, todos no mesmo barco. À minha família e aos meus amigos – não citarei nomes, pois, graças a Deus, tenho muitos –, o meu amor, o meu carinho e a minha eterna gratidão.
“Ó, Minas Gerais / Ó, Minas Gerais / Quem te conhece / Não esquece jamais / Tuas terras que são altaneiras / O teu céu é do puro anil / És bonita, ó, terra mineira / Esperança do nosso Brasil.”
Muito obrigada. Fiquem com Deus. Que tenhamos sabedoria para fazer o que é melhor para todos nós, mineiros e mineiras.
Obrigada, presidente.
A presidenta – Obrigada, deputada Carol Caram. É uma alegria… Mais uma vez, seja bem-vinda a esta Casa, com esta postura, fortalecendo a bancada feminina no Parlamento mineiro. A prática da melhor política também passa por nós, mulheres. Seja bem-vinda. Que Deus abençoe seu caminho!
Com a palavra, para seu pronunciamento, a deputada Beatriz Cerqueira.