DEPUTADO GIL PEREIRA (PSD)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/02/2025
Página 112, Coluna 1
Aparteante CHARLES SANTOS
Indexação
1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 4/2/2025
Palavras do deputado Gil Pereira
O deputado Gil Pereira – Boa tarde, nossa presidente Leninha. Cumprimento os deputados e as deputadas desta Casa. Quero dizer que hoje é um dia muito triste para a nossa cidade de Montes Claros devido à perda do nosso sempre prefeito, o eterno Humberto Souto.
O Humberto Souto tinha mais de 60 anos – para aqueles que não sabem a sua história – de vida pública. Começou como vereador na nossa querida Montes Claros, depois foi deputado estadual – ficou como suplente de deputado estadual, depois assumiu a cadeira de deputado estadual nesta Casa. Em 1974, inclusive com o falecimento do meu tio, que era deputado federal, o Edgard Pereira, foi candidato e teve cinco mandatos consecutivos na Câmara Federal, onde teve a oportunidade, deputado Leleco e deputado Charles, de ser vice-presidente do nosso também saudoso Ulysses Guimarães.
Naquela época em que Ulysses adoeceu, ele assumiu por quatro meses a presidência daquela casa. Foi líder numa época difícil do ex-presidente Fernando Collor, quando ninguém queria assumir esse papel, e ele, com sua integridade e honradez, que eram impecáveis, esteve na liderança do governo. Depois foi para o Tribunal de Contas, a convite do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995. Fez um belo trabalho como ministro e foi presidente desse tribunal. Quando completou 75 anos, todos pensavam que ele ia se aposentar, mas a vida pública o convocou, e ele voltou a ser deputado federal em 2006 e em 2010.
Mas o grande sonho de Humberto Souto era ser prefeito da sua cidade. Desde aquela época de jovem vereador, de jovem deputado estadual e federal, o que ele queria mesmo era ser prefeito da nossa cidade. Lembro que, em 2016, ele me convidou para que a gente pudesse fazer uma parceria. Ele estava no partido Cidadania e queria que a gente fizesse uma chapa de prefeito e de vice. Na época, indicamos o vice-prefeito, e o Humberto ganhou as eleições com 65% dos votos. Posteriormente, ele reconstruiu a cidade, que estava com muitas dificuldades e avançou. Em 2020, no meio da pandemia, foi candidato à reeleição e reeleito no 1º turno, com 85,5% dos votos de Montes Claros. O povo já reconhecia o seu trabalho.
Realmente fez um grande trabalho na saúde, na educação, na infraestrutura. Ele asfaltou quase 500km da nossa cidade; todos os distritos de Montes Claros foram asfaltados. Ele fez uma revolução. Todos os vereadores, deputado Charles Santos, seja da oposição, que eram poucos, seja da situação, aprovaram todos os seus projetos. O maior legado dele foi o compromisso com as pessoas simples. Para quem não o conhecia, ele tinha aquele jeito de bravo, aquele jeito de valentão, mas tinha um coração grande demais, muito sensível às causas. Em todos os lugares por que ele passou, realmente deixou esse legado de seriedade, de honestidade.
Então, Montes Claros, Minas Gerais e o Brasil perdem um dos maiores homens públicos com quem eu convivi, e eu quero mandar um abraço, primeiramente, para a família, para seus filhos: Júnia, Maria Teresa, Emily, e Ameriquinho, seu único filho homem; também para seu irmão, o Dr. Armando. E, na pessoa da sobrinha Mônica, eu quero cumprimentar todos os familiares. Mônica era como uma filha para ele também, era aquela convivência fraterna, diária. Então, na pessoa de Mônica, eu quero mandar um abraço para toda a família Guimarães Souto. E quero também me solidarizar com a Terezinha Mangabeira, a Tetê Mangabeira, que conviveu com ele nos últimos 20 anos. Aquela companheira, amiga, foi realmente uma mulher que deu muitas alegrias ao nosso prefeito Humberto Souto. Terezinha, também receba o nosso abraço, o nosso carinho. Que Deus dê conforto ao seu coração.
Quero também mandar um abraço ao prefeito Guilherme Guimarães, que foi vice-prefeito na última legislatura com o Humberto – foi um grande parceiro, o Humberto o considerava como um filho; e ao vice-prefeito, Dr. Otávio – nesses últimos oito anos, eles conviveram com ele. Na pessoa deles também quero cumprimentar todos os assessores e amigos de Humberto Souto da prefeitura, como o ex-chefe de gabinete de Humberto, o nosso amigo Gonzaga, e o Paulo Braga. Na pessoa do presidente da câmara, o Junior Martins, quero mandar um abraço a todos os vereadores de Montes Claros, que, eu tenho certeza, estão sentindo muito essa perda hoje do nosso grande homem público Humberto Souto. Não tenho dúvidas de que o presidente Tadeu – eu já falei hoje –, a nossa grande amiga também, a presidente em exercício e todos os deputados federais e estaduais que conviveram com o nosso prefeito Humberto Souto estão muito sentidos.
Então fica o nosso abraço fraterno a toda a família, a todos os amigos. O legado de Humberto Souto, esta geração e as próximas temos que seguir.
Um aparte ao nosso amigo Charles.
O deputado Charles Santos (em aparte) – Caro deputado Gil Pereira, gostaria de me solidarizar com V. Exa., com toda a família montes-clarense e também com toda a família do saudoso ex-prefeito Humberto Souto. Tive a oportunidade de encontrá-lo uma vez nesta caminhada, e a primeira impressão que ele nos passou foi de uma pessoa realmente proba, muito séria e comprometida. Prova disso são os resultados que V. Exa. está trazendo nesta tarde a esta tribuna. Portanto, que Deus fortaleça o coração de todos que o conheceram, dos amigos e dos seus familiares.
Gostaria, nobre deputado Gil Pereira, de primeiramente agradecer-lhe o aparte e de fazer um destaque aqui: hoje, na Câmara dos Deputados, em Brasília, também por indicação e eleição, tomou posse, como novo líder da bancada dos 45 deputados do partido Republicanos, o nobre colega, ex-deputado desta Casa e atual deputado federal, deputado Gilberto Abramo. Portanto eu queria fazer o registro aqui e cumprimentá-lo, em nome desta Casa, e fazer votos para que a sua caminhada como líder da bancada do Republicanos na Câmara dos Deputados seja muitíssimo produtiva. Fazemos esse registro. Aliás, o deputado Gilberto Abramo vai receber, neste ano, aqui nesta Casa, o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais por nossa indicação, com o apoio dos colegas.
Muito obrigado, deputado Gil Pereira. Mais uma vez, que Deus fortaleça o coração de todos vocês.
O deputado Gil Pereira – Muito obrigado, Charles.
Quero também dar um abraço no nosso xará Gilberto, que é um grande parlamentar. Ele foi colega nosso e é um deputado federal brilhante.
Quero também dar um abraço no deputado Adalclever Lopes, nosso ex-presidente que retorna a esta Casa; na minha amiga, deputada Carol Caram, que também, tenho certeza, vai fazer um brilhante trabalho na Assembleia; e no Lincoln Drumond, que também está chegando aqui.
Para encerrar, deputada Leninha, quero deixar registrado nos anais desta Casa também um abraço fraterno ao nosso presidente Rodrigo Pacheco, que, nos quatro anos na presidência do Senado, honrou Minas Gerais. Ele fez dezenas de trabalhos em prol do Brasil e de Minas Gerais. O TRF6, por exemplo, era um sonho antigo do nosso estado – dos advogados, dos juízes federais. Com seu trabalho, com seu talento e sob sua liderança, hoje nós temos o TRF6.
Sobre o Propag, em 30 anos de Assembleia Legislativa… Eu lembro que, em 1998, foi feito o acordo com o governo Fernando Henrique de R$14.000.000.000,00. Hoje essa dívida é de R$165.000.000.000,00. Alguns governadores já pagaram outros tantos bilhões. Com a sua competência, o nosso presidente Rodrigo Pacheco convenceu o governo federal a renegociar as dívidas de todos os estados, mas, logicamente, o foco era Minas Gerais. Então o Propag foi uma vitória pessoal do nosso presidente Rodrigo Pacheco.
Falo isto desta tribuna da Assembleia Legislativa: Rodrigo Pacheco, você é um grande estadista. Você está deixando um legado, em quatro anos na presidência do Senado, que todos os mineiros têm que reconhecer. Aqui, em meu nome e em nome do povo norte-mineiro, eu reconheço o seu trabalho, a sua luta. Lembremo-nos também da Barragem Jequitaí. É por causa do seu trabalho que nós vamos ter esse grande sonho realizado. Então receba o meu abraço. Eu tenho certeza de que muitas alegrias você há de nos dar como senador e também em outros cargos que ocupará nesta República, no nosso país.
Muito obrigado, presidente Leninha. Um abraço a você e a todos os companheiros deputados.