DEPUTADO CHARLES SANTOS (REPUBLICANOS)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/02/2025
Página 108, Coluna 1
Indexação
1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 4/2/2025
Palavras do deputado Charles Santos
O deputado Charles Santos – Boa tarde, senhoras; boa tarde, senhores! Um cumprimento muito especial à deputada Leninha, nossa vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por quem tenho grande respeito e consideração. Cumprimento também todos os telespectadores que nos ouvem, os deputados e as deputadas presentes e os servidores desta Casa.
Senhoras e senhores, peço licença para ser bastante objetivo e manifestar aqui, nesta tribuna, na tarde desta terça-feira, o meu desejo de que esta sessão legislativa, ou seja, este ano legislativo que começamos oficialmente no dia de ontem seja extremamente produtivo, tão produtivo quanto tem sido especialmente na gestão do nosso presidente Tadeu Martins Leite, a quem quero cumprimentar e parabenizar pela posse deste 2º biênio à frente da Casa. Estendo também os cumprimentos aos deputados e à deputada que compõem a nossa Mesa. Como eu disse, a exemplo do biênio passado, esta Casa foi extremamente produtiva. Faço aqui um destaque das comissões das quais fiz parte, como a Comissão de Constituição e Justiça – CCJ – sob a presidência do deputado Arnaldo Silva.
Cumprimento os demais colegas. Foi uma comissão producente, atuante, não se furtando, em momento nenhum, a debater inicialmente as pautas dos deputados e das deputadas desta Casa, com muita responsabilidade. Então eu cumprimento o deputado Arnaldo Silva e os demais colegas da Comissão de Constituição e Justiça do biênio passado. Cumprimento ainda o presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, o caro colega deputado Thiago Cota, que no primeiro biênio dessa sessão legislativa impulsionou os trabalhos, conduziu os trabalhos com muita responsabilidade, com muita atenção ao Estado de Minas Gerais, especialmente no que diz respeito às nossas rodovias, aos problemas que nós temos na nossa imensa malha viária.
Como eu disse, senhoras e senhores, a Assembleia, nesta 20ª Legislatura, tem sido extremamente produtiva. Eu tenho certeza disso. Venho aqui fazer um registro breve do meu desejo de que neste segundo biênio de 2025-2026 esta Casa continue a sua atuação, com os nossos líderes e cada deputado e deputada em suas comissões, e continue produzindo leis que venham atender as demandas dos mineiros e das mineiras.
Hoje a minha fala se abre para cumprimentar os nossos pares. Eu gostaria de fazer também um registro e cumprimentar o atual novo líder da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta, filiado ao Republicanos da Paraíba, partido ao qual eu também sou filiado. Desejo a ele e a toda a Mesa Diretora da Câmara sucesso nessa missão de debater naquela casa, na Casa Baixa, as pautas mais importantes para a população brasileira. No mesmo sentido, eu quero cumprimentar também o atual e novo líder, o novo presidente, melhor dizendo, do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre. Faço esse registro aqui também cumprimentando todos os membros da Mesa daquela Casa Alta. E qual o objetivo da minha fala? É trazer esse mesmo sentimento para a Assembleia de Minas Gerais, para que nós possamos debater no decorrer deste ano e até o fim do nosso mandato, que se encerra em janeiro de 2027, as pautas que realmente são importantes. Que deixemos de lado qualquer tipo de diferença, que falemos mais, que debatamos mais o que a população precisa. Que deixemos de lado questões ideológicas, obviamente quando possível, e que nos foquemos, caro amigo deputado Leleco, naquilo que realmente é necessário. Não vamos perder tempo com aquilo que não constrói, com aquilo que corrói. Acho que isso tem que ser deixado de lado. Agora, que seja respeitada também a convicção de cada um, aquilo que cada um defende, aquilo que cada um quer para os seus eleitores.
Eu gostaria, Sra. Presidente, de encerrar aqui a minha fala. Hoje faço uso da tribuna realmente para cumprimentar os colegas e desejar sucesso a todos.
Quero deixar aqui um abraço respeitoso, carinhoso, e dar as boas-vindas aos deputados que ingressam nesta caminhada conosco, a começar pelo meu amigo de longa data, ex-presidente desta Casa, deputado Adalclever Lopes. Estimo a ele muito sucesso e desejo que possa brilhar novamente, como sempre foi e como tem sido também, Adalclever, na sua vida ao longo dos anos. Gostaria de cumprimentar o nobre colega deputado Lincoln Drumond, que vejo aqui no Plenário. Seja muito bem-vindo, caro amigo, e conte sempre conosco. Quero cumprimentar também a deputada Carol Caram, que estava aqui agora há pouco, e desejar a ela um excelente mandato.
Meus amigos, minhas amigas, o ano se inicia, um ano de muito trabalho. Tenho certeza de que a população mineira conta, sempre contou, ao longo de décadas, e continuará contando com as atividades desta Casa, com a atuação de cada parlamentar, cada qual na sua região, na sua localidade e, como eu disse anteriormente, em defesa daquilo que acredita. Tenho certeza de que a Assembleia de Minas Gerais, sob a condução do nosso presidente Tadeu Leite, seguirá o seu caminho de compromisso com as pautas, com os interesses dos mineiros.
Conte sempre conosco, Sra. Presidente. Uma boa tarde. Parabéns pela condução dos trabalhos. Muito obrigado a todos.