DEPUTADO CRISTIANO SILVEIRA (PT)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2024
Página 84, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 2905 de 2024
25ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/12/2024
Palavras do deputado Cristiano Silveira
O deputado Cristiano Silveira – Presidente, eu quero lembrar que nós temos vários colegas que atuam na pauta do autismo e da inclusão, que compõem a frente parlamentar, que compõem as nossas comissões. Então eu digo que é importante que, ao abraçar uma causa, uma luta, o façamos de maneira concreta. Na semana passada, quando houve o anúncio de que o BPC para as pessoas com deficiência podia ter algum impacto por medida do governo, eu subi naquela tribuna, mesmo sendo um deputado do PT, presidente do PT, e fiz a crítica ao governo, porque eu acho que essas questões de inclusão são inegociáveis.
Essa emenda também trata de avançar nessa questão. Aqui, presidente, nós estamos propondo o seguinte: que a Universidade do Estado de Minas Gerais, que já tem um curso, por exemplo, de fisioterapia, em Divinópolis, possa criar também um curso de terapia ocupacional e outros cursos. Em Minas Gerais, gente, só temos dois cursos de terapia ocupacional gratuitos e públicos: um, na Universidade Federal de Minas Gerais, e, outro, na Universidade de Uberlândia.
O Crefito diz o seguinte: há mais de trinta mil fisioterapeutas e pouco mais de dois mil terapeutas ocupacionais. Nós sabemos que quadro de autismo será 1 a cada 30. É isso o que está preconizado. Então nós estamos prevendo que a Universidade do Estado de Minas Gerais possa criar os cursos de terapia ocupacional e, futuramente, de fono, dentro da estrutura que já está instalada. Queremos garantir que profissionais fundamentais possam ser formados também nas universidades públicas do nosso estado. Por isso eu peço o voto “sim” aos colegas parlamentares.