Pronunciamentos

DEPUTADO PROFESSOR CLEITON (PV)

Discurso

Comemora a aprovação do Programa de Pagamento de Dívidas dos Estados com a União - Propag. Defende a federalização de estatais mineiras.
Reunião 25ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2024
Página 72, Coluna 1
Indexação

25ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/12/2024

Palavras do deputado Professor Cleiton

O deputado Professor Cleiton – Presidente, eu vou ser muito breve, mas não posso deixar de, primeiro, agradecer a V. Exa.

Ontem foi um dia histórico para Minas Gerais, para mais 3 estados da Federação e para mais 7 estados que estavam para entrar no chamado “limite prudencial” e ter, consequentemente, a necessidade de repactuar a sua dívida com a União.

Quero agradecer também ao senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Lembro-me, presidente Tadeu, de que, quando começamos aqui a discussão do Regime de Recuperação Fiscal, eu fazia um apelo, um apelo histórico, Dr. Hely Tarqüínio, para que o mineiro recuperasse a tradição da liderança de Minas na República Brasileira. Eu fazia o clamor, no momento em que um presidente do Senado, mineiro, com a presença de um exímio articulador e líder político, que é o presidente Tadeu, tinham nas mãos a possibilidade de oferecer uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal, e nasceu, então, o Propag.

Mas o meu registro aqui, presidente, é por conta daquilo que aconteceu agora há pouco, deputada Ione Pinheiro: uma declaração, deputado Raul Belém, do governador Romeu Zema de que está disposto a federalizar as nossas estatais para abatimento e para que Minas Gerais possa, de fato, de verdade, ser recolocada nos trilhos do desenvolvimento.

Eu faço esse registro, presidente, porque, quando aqui levantei pela primeira vez a possibilidade da federalização, sei que houve uma grande movimentação no mercado. Eu sei que houve, inclusive, uma resistência por parte da gana e da sanha privatista de alguns setores da nossa economia, que gostariam de entregar os nossos ativos a preço de banana. Inclusive levanto aqui a discussão de que áreas estratégicas – como energia, como água, como minério, e é bom lembrar que água é minério – não se privatizam em lugar nenhum do planeta.

Também faço aqui referência a uma importante fala de há pouco, do deputado João Vítor Xavier, sobre isso nos levar à discussão de que outros ativos do Estado podem ser também discutidos em termos de federalização. Fique o registro, inclusive, da percepção de que o governador amadureceu na sua ideia e na questão de possibilitar, em seu mandato, ser o governador que vai resolver um problema histórico. E então, deputada Beatriz Cerqueira, continuaremos aqui a nossa luta para que Cemig, Copasa, Codemig e outras empresas estatais possam ser federalizadas e, consequentemente, continuar em poder de quem são de direito: o povo mineiro e, quiçá, daqui a pouco, o povo brasileiro, para que tenham aquilo que nós, mineiros, temos – o serviço prestado com qualidade por essas grandes empresas e, acima de tudo, pelos grandes servidores que as compõem.

Parabéns a toda esta Casa, ao presidente Tadeu, ao senador Rodrigo Pacheco. Tenho certeza de que 2025 será um grande passo para a história de Minas Gerais para resolvermos e solucionarmos definitivamente o problema dessa dívida histórica que nos assola. Muito obrigado, presidente.

O presidente – Obrigado, deputado Cleiton. Com a palavra, para encaminhar a votação, o deputado Lucas Lasmar.