Pronunciamentos

DEPUTADO CAPOREZZO (PL)

Discurso

Comemora o resultado do Partido Liberal - PL - nas eleições municipais de 2024. Comenta o apoio do empresário Elon Musk à candidatura de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos.
Reunião 41ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 24/10/2024
Página 23, Coluna 1
Indexação

41ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 22/10/2024

Palavras do deputado Caporezzo

O deputado Caporezzo – Boa tarde, presidente. Boa tarde, colegas deputados estaduais. Definitivamente é com grande alegria que eu falo aqui o resultado do primeiro turno das eleições no Brasil, que demonstrou, de maneira totalmente clara, a força do presidente Jair Bolsonaro como o maior líder do nosso país. A quantidade de vitórias conseguidas no primeiro turno foi algo simplesmente histórico e, em contrapartida, o PT amargou uma grande derrota: foram 511 prefeituras para o partido do Bolsonaro, o PL, contra 248 do PT. Que brochada do presidente Lula, hein, gente! Presidente esse sem povo, não é verdade? Onde está a força de uma pessoa que tem a máquina do governo federal e não consegue fazer sequer 300 prefeituras?

Enquanto isso, eu tenho comigo aqui uma medalha que muito me alegra e que é uma das medalhas mais importantes do Brasil, a medalha “triplo i” do presidente Bolsonaro. Com certeza, o presidente Bolsonaro tinha que criar essa medalha, porque o que ele fez nesse primeiro turno das eleições foi simplesmente dar uma lavada no PT, uma lavada na esquerda. Vejam o número de vereadores: o PL fez 4.924 vereadores. Definitivamente o presidente Bolsonaro está mais do que preparado para 2026, e ele rodou mais de 150 municípios em apenas 45 dias. Qual é a outra personalidade política que consegue agir com tamanho empenho e consegue não apenas ser a pessoa que mais concentra população na rua em época de manifestação? Ele é o melhor cabo eleitoral do Brasil, porque mostrou o seu prestígio e a sua capacidade para fazer a transferência de votos.

Com certeza, muito importante também é o resultado conseguido pelo PL, graças à força do presidente Bolsonaro no chamado G103, municípios com possibilidade de segundo turno da eleição. Aqui também o PL se tornou a sigla com mais vitórias no G103, graças ao trabalho do nosso presidente, o ex mais querido do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. Então, neste momento, eu fico muito feliz de poder registrar essa vitória avassaladora do PL, que mostra que o caminho do Brasil é um caminho claro e é um caminho à direita.

Mudando de assunto, é muito interessante o contexto que existe hoje das eleições norte-americanas. Inclusive me lembra até aquele desenho antigo, Os Jetsons. Nós vivemos hoje um momento em que o futuro chegou. Até mesmo aquela célebre frase que foguete não tem ré, que era muito utilizada no meu gabinete, graças ao Elon Musk, agora já não serve mais, porque foguete tem ré. Que coisa interessante: o homem que é o criador do X, que lançou, em uma semana, um carro não tripulado, robôs, inteligência artificial, e que fez foguete dar ré, em menos de 15 dias depois, está sendo ameaçado de responder a um processo, de ser preso, pelo seu apoio à campanha de Donald Trump para a presidência da República. Isso me leva a uma reflexão: o que faz um empresário tão bem sucedido, que é o homem mais rico do mundo, quebrar uma das máximas mais onipresentes no mundo empresarial? Não se envolva com política. O mundo empresarial sempre fala isto: nós estamos aqui pelos lucros e não pela política.

Então esse homem resolve tomar posição, uma posição à direita, uma posição em defesa do presidente Trump, independentemente do que as pessoas acreditam em termos de política. Já é chegada a hora de sair de cima do muro, de tomar posição. Isso me lembra inclusive o livro de Apocalipse, capítulo 3º, versículo 16, que fala: seja quente ou seja frio; não seja morno, que eu te vomito.

Pois é, nós sabemos o que está em jogo. Na mesma semana em que tudo isso aconteceu, Kamala Harris, que é a candidata democrata nos Estados Unidos, durante um de seus comícios, ao falar da maior mazela, da desgraça diabólica que existe na face da humanidade, chamada aborto, um dos seus apoiadores, uma das pessoas que estavam ali dando suporte para o seu comício, falou o quê? Que isso é algo que deveria ser repreendido. E, naquele momento, falou o nome de Jesus. Qual a resposta que essa esquerdista deu para ele? “Se você fala de Jesus, o seu lugar não é aqui”.

Só uma pessoa muito cega ideologicamente e em questão de valores não percebe que os tempos mudaram e que hoje existe realmente uma guerra espiritual dentro da política: uma guerra que pede que as pessoas que antes não tomavam posição agora tomem. O preço a se pagar por não se preocupar com a política é ser governado pelos maus. É chegada a hora de se preocupar com a política, não apenas aqui, mas também no país que vai interferir na geopolítica mundial.

Obrigado, presidente. A direita vive em Minas Gerais.