Pronunciamentos

DEPUTADO CHARLES SANTOS (REPUBLICANOS), Presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite, por ocasião da homenagem ao movimento Legendários pelos notáveis serviços de suporte oferecidos aos participantes em escala global.
Reunião 40ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/10/2024
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 5972 de 2024

40ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 21/10/2024

Palavras do presidente (deputado Charles Santos)

Muito obrigado. Eu quero, antes da leitura da mensagem do presidente, deputado Tadeu Leite, e em nome dele, trazer um abraço ao Sr. Jésus Pereira, de 87 anos, salvo engano, o legendário mais experiente. É uma satisfação tê-lo aqui, Sr. Jésus. Também quero agradecer a presença a um colega, um irmão mais velho que fiz aqui, na Casa, nessa minha caminhada: o meu irmão Josafá. Receba o meu abraço, o meu respeito, o meu carinho, Josafá. Nas pessoas desses dois ilustres e em nome do presidente Tadeu Leite, o meu abraço a todos vocês mais uma vez.

A mensagem do presidente já começa com aspas, relembrando as palavras do Nosso Senhor Jesus. (– Lê:) “'Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração', diz uma conhecida passagem bíblica do livro de Mateus. O movimento Legendários – facilmente reconhecido por se apresentar como um grupo de homens vestidos de farda laranja – tem construído uma trajetória marcante, que teve início na Guatemala, há quase 10 anos, e hoje já se espalhou por diversos países, entre eles, o Brasil. O tesouro com o qual procuram preencher seu coração se concentra no amor, na honra e na unidade, princípios seguidos por eles. É um movimento de base cristã, que procura cultivar os ensinamentos de Jesus, considerado, pelos legendários, o Legendário nº 1. Assim, entre os legendários, a vida saudável é outro alicerce, daí a prática do montanhismo, que também envolve a busca de um crescimento espiritual.

Este conhecimento é precioso, pois, como afirmou o general chinês Sun Tzu, 'Os que ignoram as condições geográficas, como montanhas e florestas, não podem conduzir a marcha de um exército'. Mas não se resumem a essas atividades evidentemente. Durante situações críticas, em que é necessária a ação de instituições e da sociedade civil, ou mesmo de um indivíduo ou de um grupo de pessoas, os Legendários se fazem presentes. Na enchente no Rio Grande do Sul, este ano, os adeptos do movimento ajudaram as pessoas afetadas pela tragédia naquele estado. Em Minas, também estiveram presentes nas enchentes de Belo Horizonte e de Raposos, em 2020, que provocaram muitos estragos nessas cidades.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais parabeniza os Legendários, que, com suas iniciativas, têm contribuído na busca de uma sociedade mais justa e fraterna. Deputado Tadeu Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Muito obrigado.””