DEPUTADO DOUTOR JEAN FREIRE (PT)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/10/2024
Página 219, Coluna 1
Indexação
39ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 15/10/2024
Palavras do deputado Doutor Jean Freire
O deputado Doutor Jean Freire – Muito obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, passado esse momento de euforia das eleições, que eu costumo dizer que é o momento em que as pessoas mostram o que têm de melhor, mas também alguns mostram nesse período o que têm de pior, eu queria cumprimentar todos aqueles eleitos e todas aquelas eleitas, independente se são do meu partido ou não: os prefeitos e as prefeitas, os vereadores e as vereadoras, sobretudo aqueles que participaram da eleição com ética. Parabéns! Que vocês possam honrar cada voto, que vocês possam honrar cada compromisso firmado nas reuniões, nos palanques, nas caminhadas, por onde andaram, no aperto de mão, na conversa com cada eleitor e com cada eleitora. Gostaria não simplesmente de parabenizar os eleitos, mas também a cada um e a cada uma que colocaram o seu nome à disposição nessa festa, que é a festa da democracia. Parabéns, companheiro e colega Mauro Tramonte, que travou o bom debate nesse processo aqui em Belo Horizonte! A gente sabe que não é fácil, a gente sabe que o jogo é muito difícil, e V. Exa. colocou o seu nome à disposição. E só de colocar o nome à disposição de uma população já é uma grande vitória. Que nós possamos continuar – nós, como legisladores; os vereadores e as vereadoras nas casas legislativas municipais – atentos, fazendo as cobranças, fazendo as vigilâncias no dia a dia.
Sem sombra de dúvida, é um momento da democracia, mas um momento em que a gente pode testemunhar que o poder econômico ainda assim fala muito alto, ainda assim fala muito alto, principalmente nas cidades menores deste nosso estado, deste nosso país. Muitas vezes ganha um processo eleitoral quem faz uma maior festa, quem leva um maior paredão e por aí vai. Então que nós possamos, a cada processo eleitoral, deputado Ricardo e deputado Leleco – estávamos ali comungando da mesma opinião – nos enriquecer com grandes virtudes, que nós possamos passar essas grandes virtudes. Em um processo eleitoral, a gente aprende muito, e só há sentido se, do início ao fim, a gente aprender, conseguir adquirir e passar algo na nossa formação.
E que possamos entender, todos nós, cada dia mais, a importância da formação política. Nós colocarmos também os nossos mandatos à disposição para formar as pessoas, para ajudar a formar e para nos formar também. É saindo deste espaço, é saindo do Plenário, é saindo dos nossos gabinetes e indo até onde as pessoas estão que nós teremos a possibilidade de aprender cada dia mais.
Eu tenho uma grande amiga que diz que não tem sentido a gente sentar numa mesa e achar que é o que sabe mais. Não tem sentido. O bom é aprender. Então o bom é aprender. Aprender, muitas vezes, é muito mais importante do que ensinar. Então, que esse processo, durante os quatro anos, possa ser de construção política, de formação política para as nossas crianças, os nossos adolescentes, os nossos jovens. Eu acredito, ainda acredito, que é a formação política que vai poder combater, e muito, o poderio econômico. Muito obrigado, Sr. Presidente.