Pronunciamentos

DEPUTADO JOÃO VÍTOR XAVIER (CIDADANIA), Presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite, por ocasião do transcurso do 45º aniversário de fundação da União dos Paraplégicos de Belo Horizonte - Unipabe.
Reunião 38ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/10/2024
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 8255 de 2024

38ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 27/9/2024

Palavras do presidente (deputado João Vítor Xavier)

Registro aqui o abraço, a mensagem de carinho do nosso presidente Tadeu Martins Leite e as suas palavras neste discurso cuja leitura farei agora. (– Lê:) “No último dia 21, esta Casa iluminou-se de verde para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa que teve o intuito de conscientizar sobre a importância da inclusão social desses cidadãos e cidadãs. É neste contexto que homenageamos os 45 anos da União dos Paraplégicos de Belo Horizonte, a Unipabe, entidade fundamental na defesa do direito à igualdade da pessoa com deficiência, entre outras ações.

A questão central quanto aos direitos humanos da pessoa com deficiência reside no exercício pleno de sua cidadania e na certeza de uma vida digna, sem nenhum tratamento discriminatório, negativo, nem abuso de qualquer natureza. Diante desse quadro, as políticas públicas de inclusão social são fundamentais. Saibam que a Assembleia de Minas acompanha com interesse profundo e permanente esse tema, tanto que a pessoa com deficiência está entre destinatárias de muitas de suas políticas públicas. Dispomos de dois pontos focais para a discussão dessa temática: a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Comissão de Direitos Humanos, nas quais são discutidos assuntos como saúde, acessibilidade, proteção social, acesso à educação e ao trabalho, direito à cultura, ao esporte, ao lazer e ao turismo. Embora possamos reconhecer diversos avanços nessa área, ainda há muitos obstáculos a superar, como a cultura capacitista, até que o sonho de uma sociedade inclusiva de fato seja uma realidade.

É impossível comemorar as ações da Unipabe e seu trabalho imprescindível em nossa cidade sem evocar a memória do deputado Walter Tosta, que, em 1978, fundou essa entidade, hoje uma referência para Minas e para o Brasil. No Parlamento estadual, teve atuação destacada no seu mandato entre 2007 e 2011, como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e autor de diversas leis voltadas para as pessoas com deficiência. Walter Tosta nos deixou no início de 2023, mas felizmente seu legado permanece vivo. Com ele, aprendemos que respeitar o diferente é promover ações inclusivas e destacar as transformações que elas trazem para a sociedade. Também aprendemos que respeitar as pessoas com deficiência é enxergar as características que tornam cada ser humano único, singular, independentemente de quem sejamos todos nós.

Assim, celebrar os 45 anos da Unipabe nos convida a desconstruir preconceitos, reconhecer as necessidades de pessoas com deficiência, superar barreiras que impedem a vivência, a liberdade, que já são suas de pleno direito”. Essas são as palavras do nosso presidente Tadeu Leite.

Pessoal, muito obrigado a todos e a todas pela oportunidade do convívio nesta manhã tão agradável, tão bonita e tão simbólica para todos nós. Muito obrigado pela visita à Assembleia Legislativa. Eu quero reforçar o nosso compromisso com essa causa tão importante para a nossa sociedade e o nosso compromisso específico com a Unipabe. Eu tenho tido diálogos permanentes, em especial com o Eder, com a direção da Unipabe, juntamente com o nosso deputado Pedro Aihara, que é um herói de Minas gerais e tem uma história, uma trajetória das mais belas, servindo a Minas Gerais pelo Corpo de Bombeiros e agora honrando Minas Gerais no Congresso Nacional. Se me permite, falo aqui também em nome dele, porque sei da sua vocação para o trabalho em sociedade. Ambos temos o compromisso de contribuir com emendas parlamentares, com a abertura de portas, com apoio institucional, para que a Unipabe seja cada vez maior, cada vez melhor, e, para que, quem sabe, daqui a 55 anos – espero que eu esteja aqui bem velhinho, mas, se eu não estiver, que aqueles que nos sucederão possam estar aqui, nesta Casa – estejamos celebrando o centenário dessa instituição tão importante para Minas Gerais e relembrando todos e todas que fizeram essa história tão bonita.

Por fim, quero deixar o meu abraço muito especial à família do meu amigo Walter Tosta. Não queria me referir apenas ao político Walter Tosta. O Walter foi um político muito emblemático para Minas Gerais, por toda a contribuição que ele nos deu, mas eu tive a oportunidade de conhecer e conviver com ele de forma próxima, além da disputa eleitoral, além da questão política. Convivi com a pessoa, o ser humano, o amante do esporte; com ele eu sempre conversava sobre esse tema. Era uma figura das mais agradáveis, das mais queridas, que nos faz muita falta, mas que nos deixou um legado muito grande e uma entidade por que é dever de todos nós zelar, cuidar e trabalhar, para que ela esteja cada vez mais forte. Muito obrigado a todos.