Pronunciamentos

DEPUTADO LELECO PIMENTEL (PT)

Discurso

Comemora a nomeação da deputada Macaé Evaristo como ministra de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania pelo presidente Lula. Solicita apoio ao projeto de lei de sua autoria que declara como patrimônio histórico, cultural, religioso, turístico e social, de natureza imaterial de Minas Gerais, a Festa dos Mineiros, realizada há mais de 100 anos, no Distrito de Santo Antônio do Leite, Município de Ouro Preto, em 2º turno.
Reunião 38ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/09/2024
Página 63, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1051 de 2023

38ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/9/2024

Palavras do deputado Leleco Pimentel

O deputado Leleco Pimentel – Presidente, hoje é dia de júbilo, de muita alegria para todos os deputados e deputadas da Assembleia. Se tem uma coisa que nos colocou a todos e todas – e posso dizer todes – foi a nomeação da nossa deputada, Profa. Macaé Evaristo, como ministra de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

Alguns vão discordar, mas vou dizer palavras que não são para ofender ninguém: agora, sim, Minas Gerais tem uma ministra à altura dos desafios que nós entendemos que esta Assembleia Legislativa colocou em pauta. Por isso, Macaé, todo mundo está muito feliz, e nós sabemos que o seu trabalho será para que o nosso Brasil se livre desse racismo estrutural, dessa vergonha, desse machismo que assola, que mata.

Mas hoje, em especial, quero também dizer do “Setembro amarelo”. Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e todos sabem que é importante tratar a depressão como doença e cuidar do semelhante, do irmão e da irmã. Para isso, temos que nos somar no cuidado com a vida.

Eu, por fim, agradeço aos deputados e peço voto para o nosso projeto de lei que reconhece como patrimônio imaterial a Festa dos Mineiros, que acontece há quase 130 anos no Distrito de Santo Antônio do Leite, em Ouro Preto, para que ela esteja no calendário oficial do município. O nosso povo deu origem ao nosso estado a partir do seu trabalho e também é promotor de cultura e quer a vida. Que essa festa sobreviva por centenas de milhares de ano! A humanidade vai ter que lutar para cuidar do planeta.

Muito obrigado, Sr. Presidente. Peço o voto “sim” para o projeto de lei aos deputados e deputadas desta egrégia Assembleia.