DEPUTADO LELECO PIMENTEL (PT)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/09/2024
Página 63, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1051 de 2023
38ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/9/2024
Palavras do deputado Leleco Pimentel
O deputado Leleco Pimentel – Presidente, hoje é dia de júbilo, de muita alegria para todos os deputados e deputadas da Assembleia. Se tem uma coisa que nos colocou a todos e todas – e posso dizer todes – foi a nomeação da nossa deputada, Profa. Macaé Evaristo, como ministra de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva…
Alguns vão discordar, mas vou dizer palavras que não são para ofender ninguém: agora, sim, Minas Gerais tem uma ministra à altura dos desafios que nós entendemos que esta Assembleia Legislativa colocou em pauta. Por isso, Macaé, todo mundo está muito feliz, e nós sabemos que o seu trabalho será para que o nosso Brasil se livre desse racismo estrutural, dessa vergonha, desse machismo que assola, que mata.
Mas hoje, em especial, quero também dizer do “Setembro amarelo”. Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e todos sabem que é importante tratar a depressão como doença e cuidar do semelhante, do irmão e da irmã. Para isso, temos que nos somar no cuidado com a vida.
Eu, por fim, agradeço aos deputados e peço voto para o nosso projeto de lei que reconhece como patrimônio imaterial a Festa dos Mineiros, que acontece há quase 130 anos no Distrito de Santo Antônio do Leite, em Ouro Preto, para que ela esteja no calendário oficial do município. O nosso povo deu origem ao nosso estado a partir do seu trabalho e também é promotor de cultura e quer a vida. Que essa festa sobreviva por centenas de milhares de ano! A humanidade vai ter que lutar para cuidar do planeta.
Muito obrigado, Sr. Presidente. Peço o voto “sim” para o projeto de lei aos deputados e deputadas desta egrégia Assembleia.