Pronunciamentos

DEPUTADO ZÉ GUILHERME (PP), Presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite, por ocasião do transcurso do 95º aniversário de fundação do Mercado Central do Município de Belo Horizonte.
Reunião 35ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 11/09/2024
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 2981 de 2023

35ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 9/9/2024

Palavras do presidente (deputado Zé Guilherme)

O presidente - Antes de iniciar as palavras, a mensagem que o presidente Tadeu Leite enviou, presidente Ricardo, ali fora, a gente estava conversando, inclusive, com o desembargador Wanderley e dizendo que os pais levavam os filhos ao mercado e, hoje, os filhos levam os netos. É o meu caso: eu era criança, meu pai me levava ao Mercado Central, que eu aprendi a amar, e, hoje, meus netos vão, com uma alegria muito grande, me acompanhar até lá. Essa é a história dos mineiros e do que o mercado representa para todos nós.

Estas são as palavras do nosso presidente, deputado Tadeu Leite. (– Lê:) “Do facão à colherinha, do apito ao berrante, da jaca ao limão galego, da sardinha ao surubim, do frescal ao parmesão, da pimenta ao açaí, do feijão tropeiro ao café com broa… Toda sorte de grãos, temperos, ervas, enfeites, apetrechos, utensílios e o que mais se possa imaginar o Mercado Central fornece; e é da melhor qualidade.

Sua presença é um marco da cartografia gastronômica e sentimental da capital mineira, uma referência central da memória afetiva de seus moradores e visitantes. Com uma história repleta de exemplos de amizade, união e cooperação, também nos ensina muito sobre o amor ao trabalho, sobre o tino comercial e sobre a visão de futuro. Tudo isso conjugado com um imenso apreço por nossas raízes e tradições. Todos nós reconhecemos sua ampla e valiosa contribuição, ao longo de quase um século, para a história e a economia de Belo Horizonte e de Minas Gerais.

Motivos não faltam, portanto, para esta homenagem, que, em nome da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, prestamos ao Mercado Central de Belo Horizonte, neste seu 95º aniversário.

Saudamos calorosamente, nesta ocasião festiva, a todas e todos os seus comerciantes, trabalhadores e parceiros. Reforçamos, nesta oportunidade, os nossos votos de vida longa e do mais pleno sucesso ao Mercado Central de Belo Horizonte, que é motivo de tanto orgulho e admiração para todos nós, mineiros e mineiras. Muito obrigado. Presidente da Assembleia de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite”.