Pronunciamentos

DEPUTADO ZÉ GUILHERME (PP), Presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 95º aniversário de fundação do Mercado Central do Município de Belo Horizonte.
Reunião 35ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 11/09/2024
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 2981 de 2023

35ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 9/9/2024

Palavras do presidente (deputado Zé Guilherme)

O presidente - Boa noite a todos. Cumprimento o Sr. diretor-presidente do Mercado Central de Belo Horizonte, Ricardo Campos Vasconcelos; o Exmo. Sr. desembargador Wanderley Salgado de Paiva; o Sr. delegado de polícia titular da Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista, Guilherme da Costa Oliveira Santos, representante da Polícia Civil de Minas Gerais; a Exma. Sra. Professora Marli, vereadora de Belo Horizonte; o Exmo. Sr. e colega deputado Antonio Carlos Arantes, 1º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; o caro colega deputado Mauro Tramonte; e o caro colega deputado Bruno Engler.

Senhoras e senhores, amigos e amigas, hoje nos reunimos para celebrar um marco histórico que transcende gerações, histórias e culturas. O Mercado Central de Belo Horizonte, um ícone da nossa cidade, completa 95 anos de existência. É quase um século de tradição, resistência e transformação, consolidando-se como um dos maiores símbolos da nossa identidade mineira. Nesse espaço, onde o cheiro do queijo fresco se mistura ao perfume das ervas, onde a prosa é tão rica quanto os sabores, encontramos não apenas produtos, mas um patrimônio vivo. O Mercado Central é um lugar onde as raízes de Minas Gerais se entrelaçam com a modernidade, preservando o passado enquanto abraçam o futuro. Ser reconhecido como o 3º melhor mercado do mundo é uma honra que nos enche de orgulho.

Esse título não é apenas um reconhecimento da qualidade dos produtos aqui oferecidos, mas também do calor humano, da hospitalidade e da autenticidade que encontramos em cada corredor e em cada barraca. O Mercado Central é um reflexo do que somos: um povo acolhedor, que valoriza a tradição, mas que reconhece que a tradição, quando se fala do Estado de Minas Gerais, é extremamente diversificada: queijo, café, linguiças, charcutaria, peixes, hortaliças, frutas, verduras, ervas, chás, bolos, pão de queijo, broas, cereais, grãos, suplementos, doces cristalizados, aquela deliciosa limonada e a nossa tradicional comida de boteco. E ainda conseguimos acolher as delícias de outros estados do Brasil e de outros lugares do mundo, sem medo de inovar. É um lugar onde o simples encontro sofisticado e o antigo e o novo convivem em perfeita harmonia. Aqui turistas e moradores se encontram e se reconhecem, compartilhando a alegria de viver em uma cidade vibrante e acolhedora.

Ao comemorarmos esses 95 anos, celebramos também todos aqueles que, com seu trabalho, dedicação e amor, fizeram e fazem do Mercado Central o que ele é hoje. Que venham muitos mais anos de sucesso, prosperidade e história para contar. Viva o Mercado Central de Belo Horizonte! Que ele continue sendo um tesouro para a nossa cidade e uma referência para o mundo inteiro. Muito obrigado.