DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES (PL)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/08/2024
Página 22, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1076 de 2019
PL 1955 de 2024
21ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 28/8/2024
Palavras do deputado Sargento Rodrigues
O deputado Sargento Rodrigues – Presidente, eu pedi primeiro para esclarecer a questão das duas emendas, mas, antes de tudo, quero dizer que esse projeto resgata um pouco a memória do Sgt. Roger Dias, que foi morto covardemente em janeiro de 2024. Naquele momento, o deputado Bruno Engler já havia apresentado um projeto de lei, e, posteriormente à morte do Sgt. Roger Dias, nós apresentamos o PL nº 1.955, que foi incorporado ao PL nº 1.076.
Lembro que agora, presidente, dia 25 de agosto, por volta de 20h30min, muito próximo da cidade de Onça do Pitangui, o Sgt. Hebert Oliveira da Silva, de 35 anos, também foi morto covardemente por assaltantes durante uma tentativa de assalto. Ele morava em Ribeirão das Neves com a família dele, era uma pessoa humilde, um cara muito simples, trabalhador. Mais uma vez, nós tivemos um assassinato covarde de um integrante das forças de segurança.
O projeto de lei em pauta, presidente, faz justiça à memória do Sgt. Roger Dias, que foi morto brutalmente por um bandido em janeiro de 2024, e, de certa forma, também encampa a morte do Sgt. Hebert Oliveira da Silva. Inclusive matéria, no Instagram do portal O Tempo, traz que, além de ter 27 passagens, o assassino de Hebert Oliveira da Silva também tinha ameaça contra policiais. É exatamente isto, deputado Bruno Engler: V. Exa., naquele primeiro momento, apresentou o projeto criando o cadastro. E ao acampar o nosso projeto… Tendo sido anexado ao projeto de V. Exa., nós ampliamos um pouco o escopo, obviamente dando uma redação com um olhar de policial, condição em que estou, atento a matérias que aqui tramitam com esse viés. Portanto, para que os colegas deputados e deputadas saibam, ao votar esse projeto hoje nós estamos lembrando a memória do Sgt. Roger Dias. Por sinal, presidente, de forma muito atrasada! O Congresso Nacional, com toda aquela estrutura, votou uma lei muito mais rapidamente que o Legislativo Estadual.
No tocante às emendas, eu já inclusive me reuni com o Francisco, assessor da oposição. Também informei ao autor do projeto que elas são apenas corretivas do ponto de vista da técnica legislativa. Portanto as emendas obedecem ao aprimoramento da técnica legislativa.
Eu quero, mais uma vez, render as nossas homenagens ao Sgt. Roger Dias e também, presidente, ao Sgt. Hebert Oliveira da Silva, que foi morto no dia 25.
Portanto peço a aprovação da matéria e entendo que a Assembleia está um pouco atrasada, mas ela vai fazer justiça na data de hoje. Obrigado, presidente.
O presidente – Obrigado, deputado Rodrigues.