Pronunciamentos

DEPUTADO CORONEL HENRIQUE (PL), Presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite, por ocasião do transcurso do 90º aniversário de fundação da Sociedade Mineira de Medicina Veterinária – SMMV.
Reunião 33ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/08/2024
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 7469 de 2024

33ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 26/8/2024

Palavras do presidente deputado Coronel Henrique

O presidente – Antes de fazer a leitura do pronunciamento do presidente da Assembleia, que solicitou que eu o representasse na condução desta reunião, eu queria compartilhar com vocês o significado deste momento regimental aqui, na Assembleia. Esta é uma reunião especial que acontece às segundas-feiras e às quintas-feiras, na parte da noite, e cada um dos 77 deputados tem direito a promover uma reunião desta por ano. Então eu fico muito feliz e me lembro de que, em 2019, no meu primeiro ano de mandato, no dia 25 de agosto, eu prestei uma homenagem ao Dia do Soldado, ao Dia do Exército Brasileiro. E hoje, cinco anos depois, nós temos a oportunidade de fazer esta homenagem à medicina veterinária militar, à medicina veterinária mineira.

Permitam-me agora fazer uma leitura. O deputado Tadeu Leite se dedicou e me pediu desse um abraço a cada um dos senhores. (– Lê:) “Defender os direitos dos médicos-veterinários tem caracterizado a Sociedade Mineira de Medicina Veterinária em seus primeiros 90 anos de vida, além de estimular o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação em suas áreas de atuação. Os médicos-veterinários destacam-se na inspeção e na fiscalização de produtos de origem animal, controlando questões de saúde pública, na prevenção de zoonoses e na produção de vacinas e medicamentos, além do melhoramento genético dos diversos rebanhos que abastecem a indústria alimentar. No Estado reconhecido pela força de sua pecuária e do seu agronegócio, a atividade desses profissionais ganha ainda mais relevância, gerando diversos postos de trabalho e fazendo circular a riqueza. Tratando e prevenindo doenças de animais de todas as espécies, domésticos ou silvestres, esses médicos agem indiretamente em benefício da saúde humana, profissão que expressa um dinamismo constante e está permanentemente aberta a avanços científicos e a novas práticas de abordagem do conhecimento. Com a considerável expansão da carreira, novas especializações vêm proporcionando uma melhor qualidade de vida, sobretudo para os bichos de estimação. Aliviando o sofrimento no mundo animal, protegendo a vida e assegurando a integridade física daquele sob os seus cuidados, o médico-veterinário, em última instância, está atuando para manter o bem-estar de todos.

Para os próximos 90 anos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais deseja muito sucesso para a Sociedade Mineira de Medicina Veterinária, que representa todos os que, com competência e dedicação, exercem uma das mais belas profissões que possam existir. Muito obrigado. Deputado Tadeu Leite”.