DEPUTADO GUSTAVO SANTANA (PL), Presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/08/2024
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 7087 de 2024
31ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 12/8/2024
Palavras do presidente (deputado Gustavo Santana)
Boa noite a todas e a todos! Quero agradecer, primeiramente, a Deus, por sempre nos proteger e fazer com que a gente, cada vez mais, possa trabalhar e servir esse povo mineiro maravilhoso. A presença de cada um de vocês, aqui, na Assembleia, nos deixa muitos felizes, no dia de hoje.
Cumprimento o nosso homenageado, um homem guerreiro. Quando eu conheci a sua história… Eu lhe falo, Ciro, que a primeira homenagem, no meu terceiro mandato, que eu faço nesta Casa, é para valorizar os nossos vales, valorizar o nosso Norte de Minas, valorizar as pessoas. E você tem feito isso com grandeza. Eu tenho certeza de que, nesta minha primeira homenagem, a gente sai com um gol de placa, porque você é merecedor desta homenagem.
Quero agradecer o meu grande amigo, companheiro, deputado Hercílio Coelho Diniz. Fiz questão de convidá-lo também porque é do mesmo setor, pessoa guerreira que tem o meu total respeito de estar aqui com a gente; o nosso líder da Maioria, deputado Carlos Henrique, que também trabalha junto comigo, cada um em cidades diferentes, mas defendendo os nossos vales, defendendo o Estado de Minas Gerais, nesta Casa; o excelentíssimo nosso prefeito Marção Souto, nosso prefeito de Pedra Azul; o meu grande amigo e irmão, companheiro de caminhada, nosso Nilo Souto. Nilo, leve todo aquele abraço à cidade Jequitinhonha, pela qual tenho amor em poder representar – estamos fazendo a mudança daquela cidade.
Cumprimento Igor Eto, vice-presidente, grande amigo, irmão, grande companheiro, que ajudou muito e continua ajudando o Estado de Minas Gerais, companheiro de Andradas. Não posso deixar de registrar também aqui Zaninho, Geo Paiva, que são grandes amigos, Beleza Beleza, o nosso Beto, nosso companheiro. Cumprimento a minha equipe de gabinete, que me ajudou durante esse período a fazer esta justa homenagem ao grande amigo Ciro.
Subo à tribuna de hoje para prestar uma justa e merecida homenagem a um homem cuja trajetória é exemplo de trabalho árduo, visão empreendedora e compromisso com a sua comunidade. Ciro Verner de Paula Nunes, nascido em Belo Horizonte, em 20/3/1987.
Ciro iniciou sua jornada aos 7 anos de idade, ajudando no pequeno comércio de seu pai, em Pedra Azul, Minas Gerais. Desde cedo, então, o que se viu foi uma trajetória marcada por esforço, dedicação e espírito de empreendedor. Aos 14 anos, Ciro mudou-se para Belo Horizonte, onde se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2010. Mesmo com a oportunidade de seguir uma carreira na capital, ele decidiu retornar as suas raízes em Pedra Azul para construir um futuro de sucesso ao lado de sua família. Foi nesse mesmo ano em que, com a sociedade com seu pai, fundou a Fênix Comércio de Cereais, uma empresa que começou atendendo à cidade e rapidamente expandiu-se para as regiões Norte e Nordeste de Minas, parte do Sudoeste da Bahia.
Ciro sempre foi um visionário. Em dezembro de 2013, percebendo a oportunidade no mercado varejista, adquiriu um pequeno mercado em Pedra Azul, que viria a se transformar no Supermercado Boa Compra. Esse modesto estabelecimento, com pouco mais de 200m², em pouco tempo se tornou o principal negócio de Ciro. Com a decisão de focar exclusivamente no varejo, ele desfez a sociedade com seu pai no atacado e, em 2016, abriu a sua primeira filial em Almenara. Sua visão estratégica e capacidade de adaptação às demandas do mercado os levaram a abrir mais duas filiais em 2019 em Águas Formosas e na nossa Jequitinhonha; e as outras duas em 2021 em Almenara e Itaobim e, também em 2021, que Ciro, em um gesto de solidariedade e amizade, aceitou o convite da família de um grande amigo tragicamente falecido para se tornar sócio de três lojas do Supermercado Só Festa. Assim, ele expandiu a sua atuação para o Norte de Minas, com lojas em Salinas, Rio Pardo de Minas e São João do Paraíso.
O ano de 2021 foi particularmente desafiador para o Ciro, pois, além de enfrentar a perda do amigo, sofreu um grande revés com a inauguração da loja de Salinas, que causou prejuízos significativos, no entanto, com a determinação que sempre o caracterizou, ele liderou a reconstrução da loja e voltou a operar em 2022. Paralelamente, Ciro assumiu a presidência da Associação Comercial de Pedra Azul e participou ativamente do Comitê de Combate à covid-19 colaborando com o poder público para garantir o funcionamento seguro do comércio.
Mesmo diante das dificuldades, Ciro continuou a expandir seus negócios e, em 2022, inaugurou a 10ª loja em Taiobeiras; 2023, a 11ª em Mato Verde, ambas sob a Bandeira do Só Festa. Em 2024 concretizou o antigo sonho com a inauguração de uma nova e moderna loja em Pedra Azul, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade que o acolheu desde cedo. Hoje, as empresas comandadas por Ciro atuam em mais de 10 cidades do nossos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, Norte de Minas, empregando mais de 600 colaboradores e atendendo, diariamente, cerca de 11 mil clientes. Trata-se da maior empresa de varejo com sede em toda a região, um feito que enche de orgulho não só a sua família, mas também a todos que acompanham a sua trajetória e a este deputado. Nossos vales costumam ser descritos como os vales da miséria, da pobreza. Poucos empresários ultrapassam a nossa distorcida imagem e corajosamente investem em empreendimentos com geração de empregos, tão especial para o desenvolvimento da região.
Senhoras e senhores, a história de Ciro Verner é um exemplo. O trabalho, a perseverança e a visão podem transformar vidas e comunidades. É com imenso respeito e admiração que prestamos esta homenagem, certos de que a sua trajetória continuará a inspirar muitos outros empreendedores em nosso estado.
E, como falado com você, Ciro, antes de começar esta homenagem, poucas pessoas têm a oportunidade de vir estudar e se formar na capital, como você se formou, com todo respeito, na universidade. Mas você voltou às origens e faz com que a nossa região, os nossos vales do Norte e do Nordeste de Minas sejam respeitados e valorosos. Você tem a minha gratidão e, com certeza, de toda Minas Gerais, das mineiras e dos mineiros. Parabéns, conte sempre com este deputado e com a Assembleia de Minas Gerais.